Uma classe interessante e com vários nomes famosos, mas sendo sincero: quantos deles são opção viável e certeza de produção e consistência para médio e longo prazo? Praticamente nenhum. Fora nossos dois primeiros nomes da lista, muito por conta da idade, um festival de lesões e incertezas no top 5 entre os tight ends. Alguns vem de contrato de calouro, outros estão possivelmente em seu último ano. Seja como for, não há uma certeza absoluta na posição e a classe não é maravilhosa, embora tenha nomes que você vai reconhecer. Para times já montados e com carência na posição, pode ser uma boa pedida. Sem mais delongas, vamos nós; Lembrando que os valores de mercado são via Spotrac e quando não houver, uma ponderação nossa com os pares de cada posição. Ao lado do nome e do time de 2021, a idade na temporada 2022.
5- Robert Tonyan, Green Bay Packers (28)
Poderia estar mais alto na lista? Certamente. Tonyan foi uma das gratas surpresas da temporada 2020, anotando 11 touchdowns e mostrando uma química pra lá de interessante com Aaron Rodgers. No ano passado, porém, teve apenas metade dos jogos e nestes, só dois touchdowns. O tight end, que não foi draftado em 2017, ainda pode ter bons anos pela frente mas pairam dúvidas. A primeira delas é que ele volta de lesão no LCA. A segunda, é a idade, mais avançada que outros nomes desta lista. A terceira é que fora 2020, ele nunca teve uma produção tão alta. Por fim, vale a lembrança: quanto de sua produção era por jogar com Aaron Rodgers? É uma aposta de risco para quem topar, mas que pode dar resultado.
Valor anual de mercado: 10,8 milhões de dólares
4- Rob Gronkowski, Tampa Bay Buccaneers (33)
Ok, ninguém tem a menor ideia se ele joga em 2022. Mas sejamos lógicos: Tom Brady está aposentado há semanas e nada sobre Gronkowski aposentar-se aparece na imprensa. Será que ele vem para mais uma temporada num time vencedor? Será que depois de Tom Brady e o próprio mostrarem que são campeões para além de Bill Belichick e dos Patriots, agora chegou a vez de Gronk mostrar seu valor para longe de Tomás Eduardo Patrício?
Seja como for, vale o aviso ao consumidor. Gronkowski tem 33 anos e é de longe o mais velho desta lista. Embora tenha produzido bem no ano passado, com seis touchdowns – segunda melhor marca desde 2015 – vale também o aviso de que ele jogou pelo menos 15 jogos só uma vez desde o mesmo 2015. No ano passado, foram 12. O histórico de lesões é imenso e a idade não ajuda. Pelo valor amigável e num time em que não precise carregar o piano e que seja desafiante ao título, pode ser que dê certo como deu em Tampa Bay.
Valor anual de mercado: 9,5 milhões de dólares
3- C.J. Uzomah, Cincinnati Bengals (29)
A última impressão de Uzomah não é das melhores: jogando no sacrifício, teve pouco impacto no Super Bowl LVI. Ainda, não temos certeza de quão grave foi sua lesão nos playoffs – não houve ligamento rompido de toda forma, o que é uma boa notícia. Uzomah vem de sua melhor temporada com os Bengals, mas não foi nada de muito extraordinário para além de bons números em touchdowns (5). Vale lembrar, claro, que Cincinnati tem um dos melhores corpos de wide receivers da liga, mas pau que bate em Chico bate em Francisco: com o mesmo “problema”, Dalton Schultz produziu mais, está saudável e é mais jovem. Isso considerado, por um valor amigável pode ser uma aposta interessante. Tal como outros nomes na lista, porém, frisamos de novo: é uma aposta (até pela idade): Uzomah nunca bateu 500 jardas na carreira e tem 29 anos em 2022.
Valor anual de mercado: 8.2 milhões de dólares
2- Mike Gesicki, Miami Dolphins, (27)
Agora as coisas ficam um pouco mais interessantes e muito por conta da idade. Saindo de seu contrato de calouro, Gesicki terá 27 anos apenas em outubro deste ano e já mostrou certa produção. Contexto é necessário: Miami teve linhas ofensivas e ataques sofríveis nas últimas temporadas e mesmo assim, são três temporadas seguidas com pelo menos 500 jardas – feito que Uzomah nunca teve, por exemplo. De toda sorte, vale o aviso ao consumidor como em outros aqui: é um wide receiver pós-macarronada. Se for pensar em Gesicki para bloquear, tire o cavalo da chuva. O ex-Dolphin, porém, tem um estilo interessante se usado corretamente de maneira vertical, onde mais brilha. Terá consideravelmente menos hype que o próximo nome da lista e provavelmente será mais barato, então é uma aposta pra lá de boa em custo-benefício.
Valor anual de mercado: 11 milhões de dólares
1- Dalton Schultz, Dallas Cowboys, (26)
Em termos de idade, nenhum mais novo nesta lista – o que importa muito na free agency. Em termos de produção, também o melhor do top 5. Mesmo com uma corpo de recebedores pra lá de recheado na temporada passada, Dalton Schultz foi o nome que finalmente preencheu a lacuna deixada por Jason Witten em Dallas. Seus números melhoraram de 2020 para 2021, o que é uma excelente notícia. Veja abaixo.
- 2020: 615 jardas recebidas, 4 TDs
- 2021: 808 jardas recebidas, 8 TDs
O problema é que jogar no Dallas Cowboys faz com que, mesmo que coadjuvante ofensivo, seja um nome mais badalado que os demais nesta lista. Não surpreende, portanto, que seja o de valor de mercado mais alto. Apostaria em produção melhor de Schultz do que de Gesicki, mas em termos de custo-benefício, o WR-Heavy de Miami ganha.
Valor de mercado: 12,6 milhões de dólares.
Menções honrosas:
- Zach Ertz (32): Idade avançada, mas fez um bom trabalho no Arizona no ano passado
- Jimmy Graham (35): Pelo amor de Deus não caiam mais neste golpe, já saímos de 2012
- Eric Ebron (29): Drop it like it’s hot
- Jared Cook (35): Pouco jovem, pouca produção, muitos drops
- O.J. Howard (27): Infelizmente não fica saudável
- Evan Engram (28): Mais um wide receiver pós-macarronada que não bloqueia. Mais de 7 M anuais é loucura pela quantidade de drops.
- Troy Fumagailli (27): Gosto dele porque me lembra um atacante do Guarani. Não, falando sério, coloquei aqui só pra causar, desconsiderem.
Para saber mais:
Free Agency 2022: Top 5 safeties
Free Agency 2022: 5 melhores Quarterbacks
Free Agency 2022: 5 melhores iDLs
Free Agency 2022: Top 5 OLs






