Garbage Time é o nome dado aos minutos finais de uma partida que já está decidida, ou seja, quando um time abre uma vantagem no placar impossível de ser revertida pelo adversário. É também aquele momento no qual os titulares são poupados e o público começa a ir embora do estádio, sobretudo se a equipe mandante for a derrotada. No futuro, talvez a expressão mude para “Blake Bortles Time”, graças às ótimas atuações do quarterback no período em que a vaca dos Jaguars está deitada[note]”Blake Bortles é o Tom Brady do Garbage Time” -https://fivethirtyeight.com/features/blake-bortles-is-the-tom-brady-of-nfl-garbage-time/ Acesso em: 08/09/2017[/note].
A partir de hoje, contudo, Garbage Time também será o nome de uma coluna semanal aqui no ProFootball com os destaques da rodada de NFL. Muito além de só apontar os melhores e piores jogos do fim de semana, buscaremos sempre trazer informações diferentes, estatísticas e curiosidades históricas para contextualizar os principais confrontos. Ademais, também disponibilizaremos a lista com as partidas transmitidas na televisão brasileira. Tudo com o objetivo de deixar você, caro leitor, sempre o mais bem informado e sabendo como acompanhar a rodada da melhor maneira possível. Então vamos lá?
Domingo, 10 de setembro
14h – Philadelphia Eagles @ Washington Redskins (ESPN)
14h – Oakland Raiders @ Tennessee Titans (ESPN +)
17:25h – Seattle Seahawks @ Green Bay Packers (ESPN +)
17:25h – Carolina Panthers @ San Francisco 49ers (ESPN Extra)
21:30h – New York Giants @ Dallas Cowboys (ESPN)
Segunda, 11 de setembro
20:10h – New Orleans Saints @ Minnesota Vikings (ESPN)
23:20h – Los Angeles Chargers @ Denver Broncos (ESPN)
Importante: Duelo entre Miami e Tampa Bay é adiado
Atenção torcedores de Dolphins e Buccaneers ou quem tem o Mike Evans escalado no Fantasy, a partida entre as duas franquias, a qual seria realizada no próximo domingo em Miami, foi adiada para o dia 19 de novembro por conta da passagem do furacão Irma pelos Estados Unidos. Para efeitos de campeonato da vida real e Fantasy Football, na prática isso significa que a bye week de ambas mudou da semana 11 para a semana 1.
É o ideal? Não, mas é o mais sensato. Os Dolphins já “perderão” um mando de campo porque serão mandantes contra os Saints, em Londres, na semana 4. Portanto, apenas mudar o confronto diante dos Bucs de lugar significaria que Miami teria apenas seis jogos em sua própria casa e dois em campo neutro. Pelo menos com a alteração da data este prejuízo não ocorrerá. Por outro lado, os times serão obrigados a disputar 16 partidas seguidas sem nenhuma folga, algo que provoca outros problemas e questionamentos.
Um motivo especial para acompanhar cada jogo da televisão
Nessa altura do campeonato não é fácil dizer alguma coisa nova sobre os times, ou seja, uma coisa diferente do que vem sendo falado exaustivamente nas últimas semanas e meses em todos os previews possíveis. Ainda assim, quebramos a cabeça pensando em um motivo exótico e especial para você ficar ligado em cada um dos duelos que serão televisionados – quer dizer, além do fato de que é a semana 1 da temporada regular e o futebol americano está de volta para valer depois de sete meses.
Philadelphia Eagles @ Washington Redskins: Melhor ataque em passes longos vs. a pior defesa contra passes longos
Quando as pessoas dizem que Washington possui um ataque explosivo não é brincadeira. A franquia liderou a liga em passes longos no ano passado: foram 37 lançamentos completos e 1,309 jardas conquistadas. Kirk Cousins terminou com o segundo melhor rating da NFL nesse quesito (121,9). Já os Eagles, por sua vez, foram os piores na hora de defender lançamentos profundos, cedendo 1,282 jardas aéreas.
Muita coisa mudou de 2016 para cá. Os Redskins perderam DeSean Jackson, sua principal ameaça em profundidade, e Philadelphia trouxe bons reforços para o pass rush e a secundária – por exemplo, o cornerback Ronald Darby -, então é possível que os números acima hoje não signifiquem tanto assim. Todavia, vale a pena prestar atenção neste duelo de opostos, pois ele pode decidir o resultado final do confronto.
Oakland Raiders @ Tennessee Titans: Batalha entre discutivelmente as duas melhores linhas ofensivas do momento
Antes que venham brigar com a gente sobre termos esquecido os Cowboys, não custa lembrar que Dallas perdeu dois titulares da linha ofensiva na intertemporada. Raiders e Titans mantiveram suas unidades praticamente intactas. Além disso, também podemos dizer que ambas as linhas foram as melhores da NFL em porcentagem de pressão sofrida pelos quarterbacks dentro do pocket, com respectivamente 10,7% e 15,9%.
A partida também marcará o retorno aos gramados de Derek Carr e Marcus Mariota. Por coincidência, ambos se machucaram na semana 16 da temporada passada e sofreram lesões parecidas, quebrando a fíbula. Os jovens signal callers começarão o ano cheios de expectativa e com a missão de levar seus times até os playoffs.
Seattle Seahawks @ Green Bay Packers: Maior rivalidade da NFC na década?
Não bastasse os duelos entre Aaron Rodgers e a Legion of Boom e duas franquias candidatas ao Super Bowl, o encontro entre Seahawks e Packers também significará mais um capítulo nesta que vem sendo uma das maiores rivalidades dos últimos tempos. Tudo começou com o fatídico jogo da “Fail Mary” em 2012. Depois, tivemos a virada espetacular de Seattle nos playoffs de 2014. Por fim, vale destacar o atropelo de 38 a 10 imposto por Green Bay no ano passado.
Ao todo, as equipes se enfrentaram cinco vezes nas últimas seis temporadas, um número bastante alto entre adversários que não pertencem à mesma divisão.
Carolina Panthers @ San Francisco 49ers: A forma física de Kelvin Benjamin
Benjamin quebrou a internet ao aparecer, digamos, um pouco mais rechonchudo do que o comum durante uma atividade da offseason[note]http://ftw.usatoday.com/2017/05/nfl-panthers-kelvin-benjamin-fat-photo Acesso em: 08/09/2017[/note]. As informações vindas do Training Camp e da pré-temporada dão conta que o recebedor está em muito melhor forma agora, mas também diziam isso do Eddie Lacy a esta altura do ano passado, então é bom sempre ficar com o pé atrás. Um bom desempenho de Benjamin será fundamental para o ataque de Carolina voltar aos seus melhores dias.
Fora isso, também vale ficar ligado na estreia de vários calouros super badalados. Do lado dos Panthers, o destaque vai para Christian McCaffrey e Curtis Samuel. Já San Francisco terá o linebacker Reuben Foster como principal novidade em sua defesa.
New York Giants @ Dallas Cowboys: Dez Bryant vs. Janoris Jenkins
Apenas um parênteses: vocês repararam que nos últimos tempos o primeiro Sunday Night Football do ano quase sempre é Giants x Cowboys? Isso aconteceu em 2012, 2013, 2015 e agora em 2017. Tudo bem, são dois times muito populares, situados em grandes mercados consumidores e com imensa rivalidade entre si, mas mesmo assim é curioso.
O bad blood entre Bryant e Jenkins teve início após o segundo duelo entre Dallas e New York na temporada passada. Na ocasião, o recebedor foi completamente anulado pelo cornerback, terminando o dia com uma mísera recepção para 10 jardas. Há alguns meses, ambos trocaram gentilezas no Twitter[note]http://www.nj.com/giants/index.ssf/2017/04/giants_janoris_jenkins_fires_back_at_cowboys_dez_b.html Acesso: 08/08/2017[/note] relembrando o jogo – ou seja, o potencial dos dois proporcionarem cenas lamentáveis no domingo é considerável.
Quer uma estatística para entender o motivo da frustração do wide receiver? Dak Prescott possui um incrível passer rating de 0,0 ao lançar passes na direção de Bryant contra os Giants.
New Orleans Saints @ Minnesota Vikings: Reencontro de Adrian Peterson com os torcedores de Minnesota
Aqui não há como fugir do óbvio. A grande história de Saints e Vikings será o reencontro de Peterson com a torcida que até poucos meses atrás o idolatrava. Ele será vaiado ou aplaudido? Veremos aqueles tradicionais cartazes “Thank You Peterson” surgindo nas arquibancadas? A “lei do ex” fará mais uma vítima?
Ademais, será interessante acompanhar o desempenho do running back Dalvin Cook, o herdeiro do trono deixado vago em Minnesota. O calouro impressionou na pré-temporada e começará o ano em alta. Do lado dos Saints, teremos uma ideia mais clara de qual é exatamente o papel de Peterson nesse ataque, dividindo espaço no backfield com Mark Ingram e Alvin Kamara.
Los Angeles Chargers @ Denver Broncos: Chargers e o seu kicker sul-coreano
Sério que o destaque especial desse jogo é o kicker? Sim, se o kicker em questão é um jovem sul-coreano que não foi draftado e ganhou um emprego na NFL de maneira improvável. Younghoe Koo venceu a disputa com Josh Lambo e será o responsável pelos chutes dos Chargers em 2017.
Koo também famoso por fazer chutes pirotécnicos e cheios de acrobacias para postar na internet – os chamados “trick shots“. Esperamos que ele repita pelo menos uma vez seu field goal com cambalhota na altitude de Denver[note]https://www.youtube.com/watch?v=c9_dleIWEBo Acesso em: 08/09/2017[/note].
Batalha de Tanks e QBs abaixo da média
O futebol americano voltou e todo mundo está empolgado, mas nem tudo é lindo e maravilhoso no reino da NFL. Por exemplo, o que falar sobre o encontro entre Jets e Bills? As duas franquias rifaram alguns de seus maiores talentos individuais na intertemporada e possuem pouquíssimas ambições em 2016. Na verdade, ambas foram acusadas de estarem “tankando” a temporada para pensar somente no futuro. Não sabemos muito bem o que esperar deste jogo. A única certeza é que o perdedor já sairá com vantagem na briga pela primeira escolha geral do próximo Draft.
Além disso, a rodada também reservou dois duelos entre quarterbacks na melhor das hipóteses considerados abaixo da média (estamos sendo gentis). São eles: Blake Bortles (Jaguars) x Tom Savage (Texans) e Jared Goff (Rams) x Scott Tolzien (Colts). Não vamos mentir: não será bonito de assistir, a menos que você goste de ataques travados, poucos pontos, passes incompletos e muitos punts.
Boletim Médico
Por fim, faremos uma rápida atualização da situação médica dos principais atletas que estão sofrendo com algum problema físico. Infelizmente não é possível falar de todo mundo, pois aí precisaríamos criar outra coluna só para fazer isso.
Joe Flacco, QB – Baltimore Ravens: Flacco está curado do problema nas costas que o fez ficar de molho durante a pré-temporada. Ele vai para o jogo contra os Bengals.
Andrew Luck, QB – Indianapolis Colts: Luck ainda se recupera de uma cirurgia no ombro realizada há alguns meses. Não existe nenhuma informação ou estimativa oficial para sua volta. Scott Tolzien será o titular diante dos Rams.
Tyrod Taylor, QB – Buffalo Bills: O quarterback foi retirado do protocolo de concussão e será o titular contra os Jets.
Odell Beckham Jr., WR – New York Giants: O recebedor perdeu treinamentos nesta semana e, com o tornozelo ainda sem estar 100%, seu status é uma incógnita para domingo. Provavelmente só saberemos se Odell jogará ou não contra os Cowboys no dia da partida.
Myles Garrett, DE – Cleveland Browns: O calouro sofreu uma entorse séria no tornozelo durante um treinamento na quarta-feira. A expectativa é que ele fique pelo menos um mês fora de combate.
Mike Williams, WR – Los Angeles Chargers: Williams recentemente voltou a treinar, mas ainda não está pronto para a ação. Sua estreia como profissional ainda demorará algumas semanas enquanto se recupera de um problema nas costas.
C.J. Fiedorowicz, TE – Houston Texans: Fiedorowicz saiu do protocolo de concussão da liga e está liberado para atuar diante dos Jaguars.
John Ross, WR – Cincinnati Bengals: O calouro voltou a treinar na quinta-feira, porém ainda não está totalmente curado de uma lesão no joelho. Sua estreia oficial em Cincinnati está prevista para a semana 3.
Jamison Crowder, WR – Washington Redskins: Crowder foi incluído na lista de contundidos na quinta-feira por conta de um problema no quadril. Deste modo, surgiram dúvidas sobre seu status para o jogo de domingo. Quem estiver com o recebedor escalado no time de Fantasy precisa ficar atento às notícias dos próximos dias.
Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.








