[dropcap size=big]A[/dropcap]tenção, por conta do final de semana especial de Natal, os horários de transmissão da NFL estão todos bagunçados. Não haverá nenhuma partida nas noites de quinta-feira e domingo, ao contrário do que estamos acostumados. Em compensação, teremos dois jogos no sábado e segunda-feira (final da tarde e noite), além dos tradicionais confrontos vespertinos do domingo.
Transmissões semana 15
Sábado, 23 de dezembro
19:25h HV/18:25h N/NE – Indianapolis Colts @ Baltimore Ravens – ESPN
23h25 HV/22:25 N/NE – Minnesota Vikings @ Green Bay Packers – ESPN
Domingo, 24 de dezembro
16h HV/15h N/NE – Atlanta Falcons @ New Orleans Saints- ESPN
16h HV/15h N/NE – Los Angeles Rams @ Tennessee Titans– ESPN +
19:25h HV/18:05h N/NE – Seattle Seahawks @ Dallas Cowboys – ESPN
19:25h HV/18:25h N/NE – Jacksonville Jaguars @ San Francisco 49ers – ESPN Extra
Segunda-feira, 25 de dezembro
19h25 HV/18:25 N/NE – Pittsburgh Steelers @ Houston Texans – ESPN +
23h25 HV/22:25 N/NE – Oakland Raiders @ Philadelphia Eagles – ESPN
Equipes classificadas matematicamente aos playoffs: Pittsburgh Steelers (campeão AFC North), New England Patriots (campeão AFC East), Jacksonville Jaguars, Philadelphia Eagles (campeão NFC East) e Minnesota Vikings (campeão NFC North).
Muita coisa em jogo quando New Orleans e Atlanta entrarem em campo
Com sobras a melhor e mais importante partida da rodada, Saints e Falcons pode acabar funcionando, na prática, quase como um “mini” duelo de playoff, dado os desdobramentos que ele terá na NFC South e na Conferência Americana como um todo.
Em primeiro lugar, vale dizer que o jogo é de vida ou morte para os Falcons (9-5). A franquia só depende de si para conquistar o título de divisão, mas para isso acontecer deve obrigatoriamente ganhar de New Orleans (10-4) agora e dos Panthers (10-4) na semana 17. Neste cenário, mesmo que termine com record igual ao dos adversários, Atlanta ficará na frente nos critérios de desempate. Porém, uma derrota contra os Saints acabará com qualquer chance matemática de título divisional, fazendo o time depender do Wild Card para chegar ao mata-mata.
Os Saints, por sua vez, só precisam de uma vitória simples ou empate para assegurarem uma vaga nos playoffs. E se essa vitória vier acompanhada de um tropeço de Carolina, a equipe ainda levará de brinde o troféu da NFC South. Por outro lado, um revés diante dos Falcons pode fazer New Orleans despencar da primeira para a terceira posição da divisão.
Ambos se enfrentaram recentemente, há duas semanas, com Atlanta levando a melhor mesmo após Matt Ryan lançar três interceptações em um intervalo de quatro tentativas de passe. Contudo, a partida foi um tanto atípica, pois os Saints perderam Alvin Kamara logo no início do duelo por conta de uma concussão – sem contar Marshon Lattimore, que passou boa parte do tempo na sideline usando um tanque de oxigênio[note]http://www.espn.com/blog/nflnation/post/_/id/260841/marshon-lattimore-just-average-in-round-1-vs-julio-jones Acesso em: 22/12/2017[/note]. Agora com força máxima, as coisas tendem a ser bem diferentes para New Orleans, sobretudo no ataque – pudemos ver como Kamara faz falta.
Os Saints vêm de uma vitória tranquila sobre os Jets, enquanto os Falcons sofreram para derrubar os Buccaneers no Monday Night Football passado. Não fossem as 194 jardas de scrimmage e o touchdown de Devonta Freeman, as coisas poderiam ter se complicado para Atlanta. Entretanto, a franquia conseguiu sobreviver e somar o quinto triunfo nos seus últimos seis compromissos.
Por fim, uma última informação. New Orleans tentará encerrar um pequeno tabu: a equipe perdeu as últimas três partidas contra Atlanta, pior sequência desde que Drew Brees chegou na Louisiana. O último triunfo dos Saints sobre seu rival de divisão data da semana 17 de 2015.
Cenários de Playoff
Como estamos na reta final do ano e muita gente já está fazendo contas ou projeções pensando na pós-temporada, optamos por realizar uma mudança em nosso Guia Semanal. Saem os Destaques Relâmpagos, entram os Cenários de Playoff. Acreditamos que seja um tipo de informação mais interessante neste momento.
Logo abaixo estão todas as combinações possíveis de resultados que podem classificar as equipes aos playoffs, dar a home-field advantage, título de divisão ou bye week na semana 16. Usamos como base a tabela montada pelo site CBS Sports[note]https://www.cbssports.com/nfl/standings/playoffrace Acesso em: 22/12/2017[/note].
-Home-field advantage (em outras palavras, o seed #1 da conferência):
Patriots: vitória + derrota de Pittsburgh + derrota/empate de Jacksonville
Eagles: vitória OU empate + derrota/empate de Minnesota OU derrota de Minnesota
-Bye Week:
Patriots: vitória + derrota de Pittsburgh OU vitória + derrota/empate de Jacksonville OU empate + derrota de Jacksonville
Pittsburgh: vitória + derrota/empate de Jacksonville OU empate + derrota de Jacksonville
Minnesota: vitória + derrota/empate de Carolina OU empate + derrota de Carolina + derrora/empate de New Orleans + derrota ou empate dos Rams
-Título de divisão:
Jaguars: vitória/empate OU derrota/empate de Tennessee
Chiefs: vitória OU empate + derrota/empate dos Chargers OU derrota dos Chargers
Rams: vitória/empate OU derrota/empate dos Seahawks
Saints: vitória + derrota de Carolina
-Vaga nos Playoffs:
Titans: vitória + derrota de Baltimore + derrota de Buffalo
Rams: vitória/empate OU derrota/empate dos Lions + derrota de Atlanta + derrota de Carolina
Saints: vitória/empate OU empate entre Dallas e Seattle
Panthers: vitória/empate OU empate entre Dallas e Seattle
Falcons: vitória OU empate + empate entre Dallas e Seattle + derrota/empate de Detroit
Leia também:
Após eliminação dos playoffs, Green Bay Packers coloca Aaron Rodgers na reserva dos machucados
10% de chance: Veja 5 cenários em que o Seattle Seahawks se classifica para os playoffs
Packers fora dos playoffs: Lesão de Rodgers foi só parte do problema
Boletim Médico
Aaron Rodgers, QB – Green Bay Packers: Green Bay, já sem nenhuma chance de chegar aos playoffs, decidiu não arriscar a saúde de Rodgers em partidas que não valem nada e colocou o quarterback de volta na injured reserve.
Davante Adams, WR – Green Bay Packers: Adams está no protocolo de concussão da NFL e já foi descartado da semana 16.
Antonio Brown, WR – Pittsburgh Steelers: Brown rompeu parcialmente o músculo da panturrilha na derrota contra os Patriots e ficará um tempo afastado. A previsão é que ele retorne para os playoffs.
Greg Zuerlein, K – Los Angeles Rams: Zuerlein passou por uma cirurgia para tratar uma hérnia de disco e foi colocado na lista dos machucados, encerrando assim sua temporada.
Kenny Vaccaro, S – New Orleans Saints: Vaccaro está lidando com problemas na virilha e no pulso e também foi colocado na injured reserve.
Leonard Williams, DT – New York Jets: Williams ainda está no protocolo de concussão da NFL e é dúvida para a partida de domingo
Jeremy Maclin, WR – Baltimore Ravens: Maclin está com um problema no joelho e não deve jogar contra os Colts. Em todo o caso, seu status é oficialmente duvidoso.
Austin Ekeler, RB – Los Angeles Chargers: Ekeler sofreu uma fratura na mão no último jogo e não vem treinando durante a semana. Ele segue como questionável e sua participação no duelo contra os Jets deve ser decidida na última hora.
Marqise Lee, WR – Jacksonville Jaguars: Lee sofreu uma torção no tornozelo e deve ficar algumas semanas de molho. A previsão é que ele esteja apto a voltar nos playoffs.
Mais Semana 16:
Cowboys recebem Seahawks: Wilson, Elliott e jogo de vida ou morte
Rams encaram inconsistentes Titans com foco em garantir vaga nos playoffs
ProClub: Palpites/Picks, Semana 16
Podcast Ep 61: A briga maluca no Wild Card da AFC e a decepção com Derek Carr
Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

