Guia da Semana: Jogo de vida ou morte para os Raiders e a estreia de Peterson nos Cardinals

Se existe uma certeza sobre a temporada 2017 é que ela está sendo deliciosamente divertida de acompanhar. Muitas surpresas, ótimo nível técnico de várias partidas, duelos decididos na prorrogação ou nos últimos segundos etc. Enfim, tudo o que a gente gosta e espera da NFL.

A grande missão da semana 6 será manter o alto nível apresentado até agora, embora no papel não tenhamos nenhum super confronto à primeira vista – mesmo as partidas de horário nobre no domingo e segunda-feira, por exemplo, perderam grande parte do seu apelo por conta de diversas circunstâncias que falaremos abaixo.

Mais sobre a Semana anterior da NFL: 
Top 15, pós Semana 5: Panthers em escalada após ataque engrenar
Primeira Leitura: O Apocalipse do New York Giants
Resultados, Semana 5: Packers novamente batem os Cowboys em Dallas com atuação de gala de Rodgers
Classificação da NFL, Semana 5: Seahawks assumem liderança da NFC West

Entretanto, isso não quer dizer que não existem jogos interessantes e dignos de destaque, sobretudo durante a tarde de domingo. Aliás, não custa relembrar que a partir desse final de semana as partidas começam uma hora mais tarde devido ao horário de verão aqui no Brasil, ou seja, o primeiro horário passou das 14h para as 15h, o segundo das 17:30 para as 18:30 e o terceiro das 21:30 para 22:30.

Transmissões na TV | Semana 6

Quinta, 12 de outubro

Philadelphia Eagles at Carolina Panthers| 21:30h, ESPN

Domingo, 15 de outubro

Green Bay Packers at Minnesota Vikings | 15h, ESPN

New England Patriots at New York Jets | 15h, ESPN +

Tampa Bay Buccaneers at Arizona Cardinals | 18:00h, ESPN Extra

Pittsburgh Steelers at Kansas City Chiefs | 18:25h, ESPN

New York Giants at Denver Broncos | 22h, ESPN

Segunda, 16 de outubro

Indianapolis Colts at Tennessee Titans | 22h, ESPN

Equipes em bye week: Buffalo Bills, Cincinnati Bengals, Dallas Cowboys e Seattle Seahawks

Oakland joga para se manter na briga pelos playoffs

Dizer que os Raiders jogam pela vida no domingo é um pouco dramático demais? Talvez, mas nem por isso é mentira. Oakland vem de três derrotas consecutivas e de maneira alguma pode se dar ao luxo de perder uma quarta vez, principalmente atuando em casa contra uma das piores equipes da conferência.

A boa notícia é que são gigantes as chances de Derek Carr retornar para o confronto com Los Angeles. Antes cotado para ficar fora de combate de duas a seis semanas, o quarterback vem tendo uma recuperação relâmpago após sofrer uma lesão nas costas diante de Denver. Sorte dos Raiders, pois E. J. Manuel não é capaz de fazer o ataque funcionar e foi-se o tempo em que Marshawn Lynch conseguia carregar um time inteiro nas costas. Tudo bem, os matchups contra as defesas de Broncos e Ravens não são nada favoráveis para nenhum running back, mas Lynch já não vinha fazendo nada de excepcional antes disso.

Os Chargers, por sua vez, têm como única missão plantar o caos e a desgraça no mundo. O time ainda está muito longe de ser considerado um contender aos playoffs, embora tenha vencido seu primeiro jogo do ano na semana 5. Eles chegam na partida sem muita pressão: o que vier é lucro, nem que seja a satisfação de potencialmente acabar com a temporada de um rival divisional.

Que Deus ajude os Giants

Além de encontrar o porão no fundo do poço, New York também descobriu que se cavar mais um pouco consegue chegar ao subsolo. Não bastasse começar 0-5 pela segunda vez em cinco anos, a equipe perdeu seus quatro principais wide receivers por lesão na partida diante dos Chargers. Odell Beckham Jr., Brandon Marshall e Dwayne Harris estão fora da temporada, enquanto Sterling Shepard poderá ficar algumas partidas de molho com uma contusão no tornozelo. O corpo de wide receivers será completado por Roger Lewis, Travis Rudolph e Tavarres King.

Como desgraça pouca é bobagem, Dominique Rodgers-Cromartie foi suspenso pelo time na quarta-feira depois de discutir com o head coach Ben McAdoo, pegar suas coisas e ir embora.

É nesta lamentável situação que os Giants viajarão até o Colorado no Sunday Night Football – detalhe: os Broncos ainda virão descansados da bye week. Denver com a melhor defesa terrestre da liga e a melhor em média de jardas totais cedidas por partida (260,8). Já vimos muitas loucuras acontecendo na NFL em 2017, então não dá para duvidar de nada, mas a expectativa é que o confronto seja um banho de sangue.

Packers e Vikings: outro excelente confronto na NFC North

Parece que toda vez escrevemos aqui em nosso guia da rodada sobre um duelo interessante na NFC North. O que podemos fazer se a divisão está muito boa? O confronto de destaque desta semana será entre Green Bay e Minnesota.

Os Vikings fizeram uma burrada imensa ao apressar o retorno de Sam Bradford e escalá-lo contra os Bears. Além de jogar muito mal, o quarterback ainda agravou seu problema no joelho. Deste modo, é provável que Case Keenum permaneça comandando as ações por um tempo. Obviamente não é o ideal, mas a franquia está conseguindo sobreviver, graças também o apoio de sua ótima defesa. Ademais, vale dizer que Jerick McKinnon parece ser o substituto natural de Dalvin Cook. Ele é muito mais dinâmico que Latavius Murray e foi bem mais produtivo diante de Chicago (146 jardas totais e um touchdown). As carregadas devem continuar sendo divididas, porém McKinnon pode ganhar mais espaço com o passar dos jogos.

Já Green Bay luta para abrir vantagem no topo da divisão. Liderando com o record 4-1 (Vikings e Lions estão 3-2), os Packers são discutivelmente a melhor equipe da Conferência Nacional neste primeiro terço de temporada. A atuação épica de Aaron Rodgers contra Dallas mesmo sem seu left tackle titular, seu principal running back e com seu wide receiver número #1 limitado foi um lembrete do que os cabeças de queijo são capazes de fazer. Uma curiosidade: Green Bay visitará pela segunda vez o U.S. Bank Stadium, casa do próximo Super Bowl. Ano passado, o time perdeu por 17 a 14.

Estreia de Adrian Peterson em Arizona

Muito mais pelo nome de Peterson do que por qualquer outra coisa, uma das grandes histórias da semana será a estreia do running back pelos Cardinals. Arizona precisa desesperadamente encontrar uma solução para a ausência de David Johnson, então decidiu apostar suas fichas trazendo o veterano, o qual parece ter pouca (ou nenhuma) gasolina no tanque. Peterson já chega com o status de titular e ocupando o lugar de Chris Johnson, que inclusive foi cortado. Ele não carregará a bola 25 vezes por jogo como nos tempos de Vikings, mas certamente terá o maior número de toques no backfield menos produtivo da liga (média de 51,8 jardas terrestres por partida).

Contudo, a estreia do running back não deve ser fácil, pois os Cardinals não possuem uma linha ofensiva das mais confiáveis. Além disso, Tampa Bay é a oitava melhor equipe da NFL parando o jogo corrido, com média de 87,2 jardas terrestres permitidas por jogo.

Ambos os times estão decepcionando até aqui, somam apenas duas vitórias na temporada e precisam muito da vitória se quiserem se manter na briga pelo título de divisão.

Destaques Relâmpagos

Detroit Lions @ New Orleans Saints: Lions e Saints correm por fora, mas são dois candidatos a beliscar uma vaga nos playoffs. New Orleans vem em ascensão depois de abrir a temporada com duas derrotas, a defesa melhorou (ou pelo menos deixou de ser tão ruim) e o time teve sua folga na semana passada. Já Detroit perdeu em casa para os Panthers em um jogo duríssimo e caiu para segundo na AFC North. Para quem gosta de duelo de quarterbacks, Drew Brees vs. Matthew Stafford será a melhor pedida da rodada, embora o signal caller dos Lions não esteja 100% saudável por conta de problemas no tornozelo e no músculo posterior da coxa.

New England Patriots @ New York Jets: O grande destaque aqui é o fato de New England ser o terceiro colocado na AFC East e os Jets o segundo – New York leva vantagem nos critérios de desempate. Ainda assim, os Patriots são amplos favoritos, sobretudo após a defesa dar sinal de vida diante de Tampa Bay no Thursday Night Football. A melhor chance de vitória dos Jets, donos de uma sequência de três triunfos consecutivos, é tirar vantagem da linha ofensiva adversária e pressionar Tom Brady tanto quanto for possível. Em cinco partidas, Brady já foi sackado 16 vezes – ano passado foram 15 sacks em 12 jogos.

Los Angeles Rams @ Jacksonville Jaguars: Rams e Jaguars seria uma das piores partidas da rodada há um ou dois anos. Hoje, será uma das mais interessantes. Obrigado NFL e seu mecanismos para deixar a liga sempre o mais equilibrada e imprevisível possível.

Em suma, é o confronto entre o segundo ataque que mais coloca pontos no placar (30,4 por jogo) e a terceira melhor defesa evitando que isso aconteça (média de 16,6). Jared God verá sua divindade ser testada tendo que lançar bolas na direção Jalen Ramsey e A. J. Bouye, discutivelmente a melhor dupla de cornerbacks da atualidade. Já Todd Gurley não terá vida fácil correndo contra o front seven de Jacksonville. Do outro lado, todas as atenções estarão voltadas para Leonard Fournette, que teve uma atuação de 181 jardas terrestres diante de Pittsburgh. A expectativa é de um excelente jogo.

Pittsburgh Steelers @ Kansas City Chiefs: Mais preocupante do que as cinco interceptações lançadas por Big Ben diante dos Jaguars foi a sua reação após a partida, dizendo “talvez eu não tenha mais o que é preciso”. O declínio técnico e mesmo psicológico do quarterback vem sendo assustador nesta temporada. Roethlisberger tentará dar a volta por cima visitando o melhor time da NFL em 2017, o que com certeza não é uma notícia das mais animadoras para Pittsburgh. Ele atualmente possui um rating de 75,8, pior marca desde 2006, quando terminou o ano com um total de 75,4

Indianapolis Colts @ Tennessee Titans: Muito se esperava de Tennessee antes da temporada começar, mas até agora a equipe não entregou quase nada. O massacre diante dos Texans e a derrota para Miami só aumentaram as dúvidas – Mariota não atuou contra os Dolphins, então vale fazer esta ressalva. Nem mesmo o aclamado ataque terrestre de 2016 vem funcionando. Indianapolis, por sua vez, vem sobrevivendo com Jacoby Brissett. É verdade que os Colts são os último na AFC South, mas estão empatados com Titans e Texans e apenas uma vitória atrás dos Jaguars. É bem possível que a franquia ainda esteja na briga pelos playoffs quando Luck voltar de lesão.

Com uma lesão no posterior da coxa, Mariota é dúvida para o confronto e sua participação ou não só será anunciada no dia do jogo. Assim, podemos ter um duelo entre Brissett e Matt Cassel no Monday Night Football. Salve-se quem puder.

Boletim Médico

J.J. Watt, DE – Houston Texans: Watt fraturou o platô tibial do joelho esquerdo e está fora da temporada.

Whitney Mercilus, LB – Houston Texans: Mercilus rompeu o músculo peitoral na partida contra os Chiefs e também será desfalque nos Texans até o final da temporada.

Odell Beckham Jr., WR – New York Giants: Beckham quebrou o tornozelo, passou por cirurgia e não joga mais em 2017, assim como Brandon Marshall. Dwayne Harris, outro recebedor dos Giants, também ficará do molho por bastante tempo, só que por conta de uma fratura no pé.

Sterling Shepard, WR – New York Giants: Shepard sofreu uma torção no tornozelo diante dos Chargers. O tempo de recuperação não é tão longo, porém o wide receiver ficará fora do próximo duelo diante dos Broncos – ele perdeu sessões de treinamento durante a semana.

Marcus Mariota, QB – Tennessee Titans: Mariota treinou de maneira limitada na quinta-feira e segue fazendo progresso. Mesmo assim, sua participação ou não no Monday Night Football deve ser decidida às vésperas do confronto.

Sam Bradford, QB – Minnesota Vikings: O quarterback vem sendo poupado dos treinos e não jogará na semana 6.

Charles Clay, TE – Buffalo Bills: O tight end passou por uma artroscopia no joelho e deverá ficar algumas semanas fora de combate. Imensa perda para os Bills.

Bilal Powell, RB – New York Jets: Powell está lidando com um problema na panturrilha. Ele perdeu dias de treinamento durante a semana e dificilmente entrará em campo no domingo.

Terrance West, RB – Baltimore Ravens: West vive uma situação similar a de Powell: lesão na panturrilha, treinos perdidos e status duvidoso para o próximo jogo.

DeVante Parker, WR – Miami Dolphins: Parker foi mais um wide receiver que machucou o tornozelo na rodada passada. Ele também vem sendo poupado dos treinamentos e seu status é altamente questionável.

Haloti Ngata, DT – Detroit Lions: Ngata passou por uma cirurgia no bíceps e precisará de quatro meses de recuperação. O defensive tackle não volta mais em 2017.

Travis Kelce, TE – Kansas City Chiefs: Kelce sofreu uma concussão diante dos Chiefs e, embora tenha apresentado evolução, por enquanto ainda está no protocolo da liga. Seu status é questionável, mas fontes indicam que ele joga no domingo.

Chris Conley, WR – Kansas City Chiefs: O recebedor rompeu o tendão de Aquiles e está fora do restante da temporada.

Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

“odds