O Guia da Semana é uma forma mais leve e descontraída de se preparar para a rodada e estar por dentro dos jogos mais importantes, além de te deixar informado com o que passou na última semana com o nosso podcast. Sem muitas enrolações, vamos lá:
***
Quando o ano virar e voltarmos ao nosso trabalho, seremos agraciados com um dos melhores jogos da temporada regular. Fundamentalmente falando, Joe Burrow e Josh Allen são dois quarterbacks muito diferentes: o primeiro faz mais o estilo pocket passer clássico, bastante eficiente e inteligente sem muita improvisação; o segundo tem um canhão no braço e é elite fora de estrutura, nos brindando com o futebol americano moleque.
Em comum entre os dois jogadores? Os dois são parte da elite da liga. Ainda não tivemos a chance de vermos um duelo entre eles, o que vai mudar na segunda-feira. É claro que o jogo envolve muito mais que isso, porém é inegável que Burrow e Allen são as estrelas principais. Para o Buffalo Bills, o jogo dificílimo vale a manutenção da seed 1 – afinal o Kansas City Chiefs recebe o Denver Broncos e deve vencer com facilidade. Tem um tempero especial na classificação, apesar de os dois times estarem garantidos em janeiro.
Burrow é o grande nêmesis da carreira de Patrick Mahomes até o momento, tendo vencido todos os três jogos disputados contra a equipe de Mahomes. Será que ele também vai superar o time de Josh Allen? É o prato principal da semana 17.
Desastre na AFC East
O confronto entre Miami Dolphins e New England Patriots tinha muito mais tempero há cerca de um mês do que agora. A temporada dos dois times está por um fio – os Patriots precisam de vencer os dois jogos finais para se classificar aos playoffs, enquanto os Dolphins perderam os últimos quatro e, pior ainda, viram Tua Tagovailoa mais uma vez ser colocado no protocolo de concussão depois da péssima derrota no domingo.
Miami ainda tem boas chances de estar na pós-temporada, no entanto, jogar com Bridgewater torna essa missão ainda mais difícil – a própria saúde de Tagovailoa e seu futuro merecem outra discussão à parte. New England vem de duas derrotas doloridas que exacerbaram ainda mais a incompetência ofensiva do time.
Um jogo entre rivais de divisão brigando por playoffs é sempre atrativo, claro. Só que o potencial era muito maior há algumas semanas. São dois times em baixa fazendo um jogo que pode definir vaga nos playoffs. Veremos onde isso vai dar.
Podcast
Perdeu a Semana 16? Confira tudo que aconteceu com nosso recap.
Estatísticas para a Semana 17:
I) A vitória de Justin Herbert/do Los Angeles Chargers no último Monday Night Football representou a primeira vez em que o quarterback alcançou um record positivo em sua carreira. Ele agora tem 24 vitórias e 23 derrotas.
II) Nick Sirianni e o Philadelphia Eagles não gostam de jogos apertados. Desde que o treinador assumiu o comando da equipe, no início da temporada 2021, os Eagles acumulam 15 vitórias jogando em casa. Todas elas foram por 7 ou mais pontos.
III) Sabe o Bills-Bengals que a gente destacou no começo do texto? Então, é o único jogo da semana 17 que vai ter dois times disputando com recorde positivo.
IV) Desde 1970, a NFL teve três treinadores que deixaram o cargo antes do fim da sua primeira temporada como head coach: Bobby Petrino, em 2007; Urban Meyer, em 2021; Nathaniel Hackett, em 2022.
V) Não é a estatística mais legal/interessante do mundo, mas queria muito falar alguma coisa de J.J. Watt nesse guia porque ele é uma lenda viva – principalmente fora de campo. Sendo assim, registro que ele é o recordista de mais vezes vencedor do prêmio de Jogador Defensivo do Ano (3x), empatado com Lawrence Taylor e Aaron Donald. Ótima companhia.
🎁 Exclusivo Assinantes ProFootball + – clique aqui e assine, apenas R$ 6,90 por mês!
🔒 Análise Tática: E tudo continua lindo no ataque dos Chiefs
🔒 Oráculo ProFootball: Quem foi o culpado pelo desastre dos Broncos?
🔒Não havia outra saída: Hackett paga a conta pelo ataque terrível de Denver
