O Guia da Semana é uma forma mais leve e descontraída de se preparar para a rodada e estar por dentro dos jogos mais importantes, além de te deixar informado com o que passou na última semana com o nosso podcast. Sem muitas enrolações, vamos lá:
***
Imagina perder uma vantagem de quatro jogos dentro de sua própria divisão? O Tennessee Titans conseguiu essa proeza com seis derrotas consecutivas – e agora precisa disputar o título num jogo direto contra o Jacksonville Jaguars, que vem numa sequência de quatro vitórias. A diferença no momento das duas equipes é bem grande, os Jaguars jogam em casa, contam com Trevor Lawrence em grande fase e enfrentam os Titans com Josh Dobbs de titular. Vitória fácil, certo?
Errado.
Que fique claro: acho que Jacksonville é favorito e deve vencer a partida. Só que o treinador do outro lado é Mike Vrabel, e eu não consigo pensar em nenhum outro treinador que faria desse um jogo tão duro e físico para o oponente. Dá até pra imaginar a cena na cabeça: Tennessee dando a bola para Derrick Henry como se não houvesse amanhã e ele encaixando uma ou duas big plays para deixar o time em condição de pontuar, enquanto o estádio fica em silêncio e sem acreditar no que acontece.
Começo o guia com esse jogo porque acho que pode ser mais legal do que a impressão deixada pelos dois times. Trevor Lawrence na partida mais importante da carreira em horário nobre contra um treinador especialista em causar surpresas e tirar leite de pedra. Sábado a noite vai ter um bom jogo.
Briga no topo
Naturalmente, toda a discussão (esportiva) da semana ficou resumida ao que a NFL faria com o resultado de Cincinnati Bengals e Buffalo Bills, colocando a AFC em foco. Mas domingo passado criou um cenário bastante interessante na outra conferência com as derrotas de Philadelphia Eagles e Minnesota Vikings – agora, três times podem ficar com a primeira colocação, a semana de folga e a vantagem de jogar em casa.
O grande favorito, claro, continua sendo Philadelphia – até porque com Hurts titular e jogando contra os reservas do New York Giants, fica difícil não imaginar uma vitória. Só que o time vem de duas derrotas consecutivas e jogando bem mal – uma terceira abre caminho para o San Francisco 49ers roubar o primeiro lugar, ou até o rival de divisão Dallas Cowboys. Em resumo: os Eagles podem tanto ficar com a folga quanto jogar fora de casa no wild card.
A depender do que acontece, os duelos na primeira rodada do mata-mata seriam interessantíssimos. Um exemplo é que, se Eagles e 49ers confirmam seus favoritismos, o wild card nos daria Green Bay @ San Francisco e Dallas @ Tampa Bay. Aaron Rodgers mais uma vez frente-a-frente com seu principal nêmesis, Dak Prescott com uma missão espinhosa depois de uma ótima temporada regular. Esses matchups seriam lindos pela história; altere os times presentes (digamos, Green Bay @ Dallas e Philadelphia @ Tampa Bay) e o nível técnico continua o mesmo.
A semana 18 não terá os jogos mais interessantes do mundo, porém, um vacilo e todo seu caminho nos playoffs pode ficar beeeeeeeeem mais difícil.
Podcast
Perdeu a Semana 17? Confira tudo que aconteceu com nosso recap – esse podcast foi gravado na segunda-feira, então não conta com informações sobre a (quase) tragédia que aconteceu no Monday Night Football.
Estatísticas para a Semana 18
I) De acordo com especialistas, o cérebro pode começar a sofrer danos no período entre 4 a 6 minutos sem oxigênio. Conforme o comunicado oficial divulgado pelo Buffalo Bills na quinta-feira, Damar Hamlin, ainda em estado crítico, não apresenta dano neurológico segundo os exames.
Os médicos de Cincinnati Bengals, Buffalo Bills e também os independentes da liga merecem ser lembrados como heróis por muito tempo. A vida de Hamlin foi salva por conta do ótimo e rápido trabalho realizado no campo.
II) Desmond Ridder tem três jogos como titular no Atlanta Falcons até o momento. Ele acumula o total de zero passes para touchdown e zero interceptações. Desde 1970, é o único quarterback da história a fazer isso nos três primeiros jogos.
III) Diontae Johnson acumula 137 passes lançados em sua direção ao longo da temporada de 2022. Ele também continua zerado em número de touchdowns – já é o jogador com a maior marca na história da liga sem entrar na end zone uma única vez.
IV) Patrick Mahomes agora acumula mais de 5.000 jardas passadas e 40 touchdowns em duas temporadas distintas da carreira. Apenas Drew Brees repetiu o feito – Tom Brady, Peyton Manning e Dan Marino, por exemplo, só o fizeram uma vez.
🎁 Exclusivo Assinantes ProFootball + – clique aqui e assine
🔒🎙️ ProFootball +: Últimas notícias sobre Damar Hamlin e perguntas dos assinantes
🔒 5 motivos para os Giants voltarem com Daniel Jones como QB em 2023
🔒 Oráculo ProFootball: Mahomes, Allen e Burrow vão dominar a AFC na próxima década?
