De repente, a série Hard Knocks – que acompanha o training camp de uma dada equipe da NFL por ano – ficou bem mais interessante. O reality da HBO americana está filmando todos os detalhes dos treinamentos e preparação do Los Angeles Rams antes da temporada de 2016. Um detalhe chamou a atenção no primeiro episódio, transmitido ontem nos Estados Unidos.
Jeff Fisher, treinador dos Rams, cortou um dos seus recebedores por uma infração um tanto quanto atípica na história dos Camps. Deon Long, que já assinou com o Philadelphia Eagles após ser cortado por Fisher, trouxe uma mulher não identificada para os dormitórios dos Rams durante os treinamentos. Explicando, os camps têm regras rígidas tais quais aquelas famosas concentrações dos times de futebol na Libertadores.
“Que parte das regras, que parte de “sem mulheres no quarto” você não entendeu?”, disse Fisher ao recebedor. Este, por sua vez, respondeu que a tal mulher esteve nos dormitórios antes do toque de recolher – isso não mudou a opinião do treinador de Los Angeles. “Desculpe, mas neste mundo, temos regras e você tem que segui-las”.
Aos 25 anos, Long já teve passagens pelos elencos de pré-temporada de Titans e Dolphins – sem ter jogado na temporada regular. Ele não foi draftado no ano passado e agora busca uma chance – provavelmente a derradeira, nos Eagles. Após o corte, Fisher deu a entender que está cansado de temporadas “7-9 ou 9-7”: “Eu não vou ter outra p*** de ano com 7-9, 8-8 ou 9-7… Temos muito talento aqui para isto. Deon tá fora. Esse é o tipo de touro que gera 7-9. Não precisamos disso”.
REALITY SHOW MOSTRA COMO UMA FRANQUIA DA NFL FUNCIONA ANTES DA TEMPORADA
No Big Brother você tem o “paredão”. Em Hard Knocks, os jogadores são cortados pelos técnicos e câmeras em seus escritórios filmam tudo isso. O show tem anualmente 5 episódios focados na preparação de uma franquia durante agosto e início de setembro – especificamente no training camp e nos jogos de pré-temporada.
As histórias geralmente giram em um ou dos calouros que a equipe de filmagem fica em cima – ou seja, se eles conseguirão estar no elenco principal ou se serão cortados antes disso – no quarterback do time (ou eventualmente por disputa de titularidade, como deve ocorrer com os Rams) e nas estrelas do time. Quando é o caso, também mostram um veterano tentando voltar à forma – seja por queda de produtividade pela idade ou lesões. Os técnicos também são bastante mostrados, é bastante interessante ver como eles trabalham.
Como a equipe da NFL Films “persegue” todos os detalhes, histórias bastante interessantes foram contadas nos últimos anos. Em 2012, pudemos testemunhar a troca de Vontae Davis de Miami para Indianapolis – bem como Chad Ochocinco Johnson sendo cortado pelos Dolphins após prisão por violência doméstica.
No ano passado, o reality show focou no Houston Texans. Além de podermos ver como é a preparação de J.J. Watt antes da temporada começar, a disputa de titularidade entre Brian Hoyer e Ryan Mallett foi objeto das câmeras do programa. Neste ano os capítulos dos Rams provavelmente serão dedicados a assuntos semelhantes – a preparação do dominante linha defensivo Aaron Donald e saber quem entre Nick Foles e Case Keenum será o quarterback titular (ou mesmo um terceiro elemento ainda a saber via Draft ou Free Agency).
O documentário/reality é produzido pela NFL Films nos Estados Unidos e exibido pela HBO (sem previsão de exibição no Brasil, mesmo no HBO GO). Finda a temporada, é possível assistir a algumas reprises na NFL Network – a qual está disponível para quem assinar o GamePass da NFL. Além disso, o canal da NFL no YouTube sempre publica os melhores momentos do programa.
Ao final de cada semana, ProFootball postará aqui um artigo sobre cada capítulo. Ainda não é este referente ao primeiro – aguardem!
Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.





