[dropcap size=big]U[/dropcap] m legítimo fã de futebol americano nunca deve deixar de assistir uma partida só por acreditar que ela está decidida – tirando, talvez, casos extremos de lavadas fora do comum.
O duelo entre Broncos e Chargers na segunda-feira passada é um ótimo exemplo a este respeito. O que parecia ser um confronto morno, sem maiores emoções, subitamente transformou-se no jogo mais disputado da rodada graças à improvável reação e quase virada de Los Angeles no último quarto.
Mas o que fazer quando você é obrigado a parar de assistir um jogo contra a sua vontade? Por exemplo, se por acaso o canal de televisão decidir interromper a transmissão ao vivo nos minutos finais para apresentar um FILME. Esta situação inimaginável nos dias de hoje (a menos que o SBT compre os direitos da NFL, dado que Silvio Santos não tem limites), acredite se quiser, já aconteceu na NFL há quase meio século.

O fatídico episódio ocorreu no dia 17 de novembro de 1968 e foi imortalizado com o nome de Heidi Bowl (ou também Heidi Game), sendo até hoje visto como uma das maiores gafes na história da televisão norte-americana. Faltando 65 segundos para o término do duelo entre Raiders e Jets, o canal NBC encerrou a transmissão ao vivo da partida e começou a passar o filme “Heidi”, o qual tinha como enredo a vida de uma garotinha com o seu avô nos Alpes Suíços.
Quando o sinal foi cortado, o New York Jets estava ganhando por 32 a 29. Poucos minutos depois, Oakland virou o marcador e venceu por 43 a 32. Não precisamos nem dizer que a lambança feita pela NBC deixou muita gente irada e resultou em uma enxurrada de críticas.
Ao contrário do próximo domingo, Jets x Raiders não era um confronto qualquer
Talvez o mais lamentável é que a infeliz decisão foi tomada justamente durante uma partida importante entre duas das melhores equipes de futebol americano da época.
Jets e Raiders eram os dois times mais fortes da AFL em 1968 e nutriam uma grande rivalidade entre si nos anos 1960. New York tinha Joe Namath under center e uma excelente dupla de wide receivers formada por George Sauer e Don Maynard. Oakland, por sua vez, era o atual campeão da American Football League. Junto com o Kansas City Chiefs, esses times formavam a elite da AFL no período.
Para piorar, o confronto do dia 17 de novembro foi super disputado e interessante. As franquias se alternaram na liderança do placar várias vezes e o último quarto estava sendo uma chuva de pontos[note]https://www.pro-football-reference.com/boxscores/196811170rai.htm Acesso em: 13/09/2017[/note]. Maynard, por exemplo, terminou o dia com 10 recepções para 228 jardas e um touchdown. Namath quase chegou na casa das 400 jardas aéreas (381). Daryle Lamonica, quarterback dos Raiders, lançou 311 jardas e quatro touchdowns – números excepcionais considerando como os ataques aéreos eram menos desenvolvidos naquele tempo. Em suma, foi um jogão.
Falta de comunicação e planejamento causaram o desastre televisivo
O grande problema foi que a NBC reservou apenas três horas em sua grade de programação para a partida e não pensou em um plano de emergência. O jogo iria ao ar das 16 às 19 horas. Às sete da noite, começaria a transmissão de “Heidi”, não importando como estivesse o placar ou quanto tempo faltasse para acabar.
o duelo demorou mais do que o previsto e chegou no horário do filme
Por conta do excesso de passes incompletos, discussões e penalidades (19) parando o relógio, o duelo demorou mais do que o previsto e chegou no horário do filme. Alguns executivos da NBC até mudaram de ideia e tentaram manter a partida no ar, porém não conseguiram entrar em contato com a sala de transmissão, pois as linhas telefônicas da emissora estavam congestionadas devido ao número de ligações feitas pelo público. Dick Cline, o funcionário responsável por cuidar da programação, não recebeu nenhuma orientação, ficou sem saber o que fazer e seguiu com o plano original.
Leia também:
História: Com erro de Favre e polêmicas da arbitragem, Vikings caem para os Saints na final da NFC
História: Houve um tempo em que a pré-temporada já foi bem mais importante e interessante
Com exceção da Costa Oeste (o mando de campo era de Oakland), todo mundo que estava sintonizado na NBC passou a acompanhar a história da pequena orfã Heidi e seu avô. O sinal do jogo foi cortado com 65 segundos ainda no relógio, logo após o kicker Jim Turner dar a liderança aos Jets por 32 a 29 com um field goal de 26 jardas. Enquanto os fãs raivosos viam o filme, Lamonica lançou um touchdown de 43 jardas para Charlie Smith. Na sequência, Earl Christy sofreu um fumble no kickoff. Oakland recuperou a bola e a levou até a end zone com Preston Ridlehuber. As duas pontuações aconteceram em um intervalo de nove segundos e os Raiders venceram por 43 a 32[note]https://www.youtube.com/watch?v=vH04QzxBzAQ Acesso em: 13/09/2017[/note].
Imaginem a confusão que isso gerou em uma época na qual não existia placares em tempo real e nem internet. Muitas pessoas não souberam da virada e simplesmente imaginaram que os Jets haviam vencido. Elas só conheceram o resultado final várias horas depois, vendo os noticiários noturnos da televisão ou lendo os jornais no dia seguinte. A própria esposa de Weeb Ewbank, head coach dos Jets, ligou para parabenizar o marido pela suposta vitória uma hora depois da partida.
A NBC tentou consertar o erro, mas acabou cometendo outra gafe. Durante um dos momentos mais tensos e dramáticos do filme, a emissora colocou na tela o resultado do confronto – foto acima. A péssima ideia também rendeu críticas.
O Heidi Bowl e seu legado
Como era de se esperar a NBC pediu desculpas publicamente pelo equívoco. A emissora também tentou lidar com a situação de maneira bem humorada. Uma semana após o ocorrido, ela publicou anúncios em vários jornais dos Estados Unidos com críticas positivas sobre o filme. O curioso é que uma dessas críticas foi feita por Joe Namath: “Eu não tive oportunidade de assistir, mas ouvi dizer que foi ótimo”[note]http://www.nfl.com/videos/oakland-raiders/09000d5d82431c90/This-Day-in-Football-The-Heidi-Bowl Acesso em: 13/09/2017[/note].
Além disso, o Heidi Bowl mudou a estrutura dos contratos de televisão. A partir de então, as emissoras passaram a ser obrigadas a transmitir as partidas na íntegra.
Já no âmbito esportivo vale destacar que o jogo foi o primeiro encontro entre Jets e Raiders naquela temporada. O segundo aconteceria algumas semanas depois na final da AFL. New York, dessa vez com todo mundo assistindo, venceu por 27 a 23 e foi ao Super Bowl III, onde derrotou os Colts em uma das maiores zebras do futebol americano até hoje.
Comentários? Feedback? Siga-me no Twitter em @MoralezPFB, ou nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

