49ers

Hora do Café: 49ers, previsivelmente bons demais

Equipe de Kyle Shanahan chega ao 3-0 na temporada com tranquilidade após superar um New York Giants sem qualquer resposta para tanto talento

Hora do Café é a sua coluna matinal com um pequeno resumo do que aconteceu nos jogos de horário noturno da liga. A ideia é simples: saiba o que aconteceu no jogo da noite anterior enquanto toma seu cafezinho ao acordar cedo.

O San Francisco 49ers não está para brincadeira. Em nenhum momento o time pareceu ameaçado pelo New York Giants, que teve um plano de jogo defensivo bastante questionável e que nada conseguiu produzir ofensivamente pela diferença de talento entre os dois times.

Se boa parte da discussão esteve na atuação de Brock Purdy, o talento ofensivo dos donos da casa fez a diferença mais uma vez. Tudo indica que o primeiro início 4-0 desde 2019 está a caminho – também o ano mais recente em que os 49ers estiveram no Super Bowl.

Tudo mais que previsível nos 49ers

Com todo o respeito aos torcedores do New York Giants, mas sonhar com uma vitória nessa partida era loucura. Vindo de duas atuaçõe inconsistentes na temporada e sem Saquon Barkley e Andrew Thomas no ataque, não tinha como imaginar um cenário no qual os visitantes saíssem com a vitória. Até falamos no podcast que o objetivo dos Giants nessa partida era ser competitivo, especialmente depois da última vez que enfrentaram um dos favoritos da conferência.

Ok, foram, só que bem longe do suficiente. Algumas jogadas melhores aqui, um drive ali, apenas flashes de bons momentos e nada de consistência. Se o papo antes da temporada era de uma melhora suficiente para chegar na primeira prateleira da temporada, os resultados acumulados contra os três times de lá até o momento formam um sonoro 70-12. Não dá pra dizer que isso se deve a ausência de Barkley e Thomas porque, bem, eles jogaram na Semana 1. A verdade é simples: o New York Giants de 2023 não é um time preparado.

E Kyle Shanahan não está nem aí. Outra partida que terminou com suas estrelas ofensivas dando show:

  • Christian McCaffrey: 18 carregadas, 85 jardas, touchdown; 5 recepções, 34 jardas
  • Deebo Samuel: 6 recepções, 129 jardas, touchdown
  • George Kittle: 7 recepções, 90 jardas

Brandon Aiyuk? Ele nem foi necessário hoje.

Brock Purdy precisou trabalhar. Ainda que valha registrar uma certa inconstância do quarterback nos passes longos, ele praticamente selou a vitória com um touchdown preciso para Deebo Samuel numa sluggo que recebeu um back shoulder perfeito. O quarterback dos 49ers teve de lidar com blitzes ao longo da noite inteira, já que Wink Martindale soltou os cachorros e mandou cinco ou mais homens em incríveis 84.6% (já falaremos disso) das jogadas; ele completou cerca de 64% dos passes nessas jogadas para dois touchdowns e 247 jardas. Nada mal.

É bem verdade que os Giants tinham pouco o que fazer nessa partida considerando a diferença de talento e as ausências da equipe, mas o que justifica praticamente 85% de blitzes de Wink Martindale contra um ataque cuja especialidade é… criar espaço e ganhar jardas após a recepção? Se a ideia era pressionar Purdy e tirar os passes rápidos, deu mais que errado, justamente porque ele soltou a bola rápido em passes curtos e deixou os jogadores talentosos do ataque resolverem a situação.

O time acumulou 166 jardas totais no ataque, não conseguindo correr com a bola de forma efetiva (2.6 jardas por carregada) nem passar (Daniel Jones teve média de 4.3 jardas por passe completo). Nesse momento, os bons ventos e expectativas que pairavam em New York antes da temporada começar já estão longe dos Giants, e a menos que o time encontre de forma urgente uma fórmula efetiva como no fim do ano passado, esse time vai ser uma das decepções da temporada.

Para saber mais:
Saints vencem Panthers na raça, em jogo duro…de assistir
5 histórias para ficar de olho na semana 3
Podcast ProFootball +: Times 2-0 e 0-2, quem é real?
Hora do Café: Dolphins largam firmes na liderança da AFC East

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds