Diante de tantos personagens na conquista de um Super Bowl, a figura do general manager passa às vezes despercebida. Se toda regra tem sua exceção, a daqui se chama Howie Roseman. O GM dos Eagles fez uma offseason excelente em 2024: buscou bons jogadores e valores na free agency, apostou na continuidade de Nick Sirianni e trouxe boas adições via draft. O resultado final? O segundo Super Bowl da franquia, ambos sob sua gestão.
Passada a empolgação, o ano novo da NFL está prestes a bater na porta. 2025 tem tudo para os Eagles fazerem uma boa intertemporada também. Contudo, não será fácil e Howie Roseman terá bastante trabalho pela frente.
Many men wish death upon me…
Duas coisas me vem na cabeça quando o assunto é Howie Roseman. Primeiro: o edit compartilhado trezentas vezes ao ano por Alex Porto (nosso amigo do Endzone Brasil) com a música do 50 Cent. Por fim, o quão bom é o general manager do Philadelphia Eagles. É claro que uma andorinha só não faz verão. Os Eagles possuem um front office excelente e o dono da franquia, Jeffrey Lurie, investe bastante na montagem de bons elencos. No entanto, tudo isso é potencializado quando se tem um GM sem medo de atacar e correr altos riscos. Ou seja, alguém como Howie Roseman.
2024 tinha tudo para sair dos trilhos e deixar a torcida ainda mais desesperada. Afinal, o ano anterior terminou em baixa e a confiança em Nick Sirianni e Jalen Hurts poderia ficar abalada de vez. Para o torcedor dos Eagles, poderia ficar aquela sensação ruim de déjà vu: o final da era Doug Pederson começou também com derrotas doídas nos playoffs, mas que depois viraram uma bola de neve. Howie Roseman desmanchou a cortina de fumaça e fez isso da melhor maneira: trabalhando.
Não digo que a última free agency dos Eagles foi perfeita porque eles contrataram Bryce Huff – e ele não fez nem cosquinha no roster. Mesmo assim, o time soube explorar as opções do mercado e atacou as posições “complementares” (bem entre aspas, ok?). Saquon Barkley e Zack Baun são exemplos, pois ambos são upgrades em relação aos seus antecessores e tiveram um belo custo-benefício. Além deles, uma contratação subestimada foi a de Mekhi Becton – mas dele e de Zack Baun, falaremos mais abaixo.
Junte boas adições na free agency com a manutenção dos seus pilares (QB, sua ótima dupla de WRs e a linha ofensiva) que você terá dado um passo à frente. Mas melhore sua comissão técnica e faça um bom draft e voilá: seu elenco sobe de nível e o que já era muito bom, se torna melhor ainda. O draft não é ciência exata, porém saber selecionar jogadores com valor condizentes à sua filosofia é essencial. Vide a própria classe de 2024: as três primeiras escolhas – Quinyon Mitchell, Cooper DeJean e Jalyx Hunt – contribuíram muito para o elenco na conquista do Super Bowl. Isso sem falar em outros nomes: Jalen Carter, Jordan Davis, DeVonta Smith, o próprio Jalen Hurts…
Times sérios buscam e valorizam profissionais capacitados, além de garantir a eles um espaço seguro para tomar grandes decisões. Sim, Howie Roseman tem seus erros nestes 15 anos como general manager dos Eagles. Porém, os seus acertos se sobressaem muito mais – e deram dois Super Bowl à franquia. Só isso.
Não é brinquedo, não!
Como já diria Dona Jura, 2025 não é brinquedo, não! E será menos ainda para os passarinhos da Filadélfia. Para começar, terá que buscar (mais) um novo coordenador ofensivo. Kellen Moore ficou por Nova Orleans e virou o novo treinador dos Saints. Com isso, os Eagles irão para o seu quarto (!!) coordenador diferente seguido. Ainda assim, talvez o maior desafio para Howie Roseman nesse começo de offseason esteja do outro lado da bola: o defensivo.
Philadelphia não tem tantos free agents, mas os poucos que tem foram peças-chave na jornada até o último título. Josh Sweat, Zack Baun, Mekhi Becton, Milton Williams, Avonte Maddox e Brandon Graham são os principais. No caso do último, existe a chance de aposentadoria, portanto só nos resta aguardar os próximos dias. Já os demais, é outra história e Roseman vai ter que tomar decisões complicadas. Será difícil renovar com todo mundo, logo o torcedor vai precisar se despedir de alguns jogadores queridos. Minha aposta no momento é que apenas Sweat e Baun renovem com a equipe, reestruturando seus respectivos contratos.
As necessidades do time no draft vão depender de quem eles irão ou não renovar. Até lá, o que resta é esperar – ou se você for torcedor dos Eagles, pode comemorar mais um pouquinho.
