Howie Roseman, o mestre dos pássaros

O general manager dos Eagles fez uma offseason de dar inveja: Saquon Barkley, boas escolhas no draft e mais um Super Bowl na sua gestão. 2025 tem tudo para ser uma boa intertemporada também, mas Roseman terá bastante trabalho pela frente.

Diante de tantos personagens na conquista de um Super Bowl, a figura do general manager passa às vezes despercebida. Se toda regra tem sua exceção, a daqui se chama Howie Roseman. O GM dos Eagles fez uma offseason excelente em 2024: buscou bons jogadores e valores na free agency, apostou na continuidade de Nick Sirianni e trouxe boas adições via draft. O resultado final? O segundo Super Bowl da franquia, ambos sob sua gestão.

Passada a empolgação, o ano novo da NFL está prestes a bater na porta. 2025 tem tudo para os Eagles fazerem uma boa intertemporada também. Contudo, não será fácil e Howie Roseman terá bastante trabalho pela frente.

Many men wish death upon me…

Duas coisas me vem na cabeça quando o assunto é Howie Roseman. Primeiro: o edit compartilhado trezentas vezes ao ano por Alex Porto (nosso amigo do Endzone Brasil) com a música do 50 Cent. Por fim, o quão bom é o general manager do Philadelphia Eagles. É claro que uma andorinha só não faz verão. Os Eagles possuem um front office excelente e o dono da franquia, Jeffrey Lurie, investe bastante na montagem de bons elencos. No entanto, tudo isso é potencializado quando se tem um GM sem medo de atacar e correr altos riscos. Ou seja, alguém como Howie Roseman.

2024 tinha tudo para sair dos trilhos e deixar a torcida ainda mais desesperada. Afinal, o ano anterior terminou em baixa e a confiança em Nick Sirianni e Jalen Hurts poderia ficar abalada de vez. Para o torcedor dos Eagles, poderia ficar aquela sensação ruim de déjà vu: o final da era Doug Pederson começou também com derrotas doídas nos playoffs, mas que depois viraram uma bola de neve. Howie Roseman desmanchou a cortina de fumaça e fez isso da melhor maneira: trabalhando.

Não digo que a última free agency dos Eagles foi perfeita porque eles contrataram Bryce Huff – e ele não fez nem cosquinha no roster. Mesmo assim, o time soube explorar as opções do mercado e atacou as posições “complementares” (bem entre aspas, ok?). Saquon Barkley e Zack Baun são exemplos, pois ambos são upgrades em relação aos seus antecessores e tiveram um belo custo-benefício. Além deles, uma contratação subestimada foi a de Mekhi Becton – mas dele e de Zack Baun, falaremos mais abaixo.

Junte boas adições na free agency com a manutenção dos seus pilares (QB, sua ótima dupla de WRs e a linha ofensiva) que você terá dado um passo à frente. Mas melhore sua comissão técnica e faça um bom draft e voilá: seu elenco sobe de nível e o que já era muito bom, se torna melhor ainda. O draft não é ciência exata, porém saber selecionar jogadores com valor condizentes à sua filosofia é essencial. Vide a própria classe de 2024: as três primeiras escolhas – Quinyon Mitchell, Cooper DeJean e Jalyx Hunt – contribuíram muito para o elenco na conquista do Super Bowl. Isso sem falar em outros nomes: Jalen Carter, Jordan Davis, DeVonta Smith, o próprio Jalen Hurts…

Times sérios buscam e valorizam profissionais capacitados, além de garantir a eles um espaço seguro para tomar grandes decisões. Sim, Howie Roseman tem seus erros nestes 15 anos como general manager dos Eagles. Porém, os seus acertos se sobressaem muito mais – e deram dois Super Bowl à franquia. Só isso.

Não é brinquedo, não!

Como já diria Dona Jura, 2025 não é brinquedo, não! E será menos ainda para os passarinhos da Filadélfia. Para começar, terá que buscar (mais) um novo coordenador ofensivo. Kellen Moore ficou por Nova Orleans e virou o novo treinador dos Saints. Com isso, os Eagles irão para o seu quarto (!!) coordenador diferente seguido. Ainda assim, talvez o maior desafio para Howie Roseman nesse começo de offseason esteja do outro lado da bola: o defensivo.

Philadelphia não tem tantos free agents, mas os poucos que tem foram peças-chave na jornada até o último título. Josh Sweat, Zack Baun, Mekhi Becton, Milton Williams, Avonte Maddox e Brandon Graham são os principais. No caso do último, existe a chance de aposentadoria, portanto só nos resta aguardar os próximos dias. Já os demais, é outra história e Roseman vai ter que tomar decisões complicadas. Será difícil renovar com todo mundo, logo o torcedor vai precisar se despedir de alguns jogadores queridos. Minha aposta no momento é que apenas Sweat e Baun renovem com a equipe, reestruturando seus respectivos contratos.

As necessidades do time no draft vão depender de quem eles irão ou não renovar. Até lá, o que resta é esperar – ou se você for torcedor dos Eagles, pode comemorar mais um pouquinho.

“odds