Ja’Marr Chase e a busca pela tríplice coroa em 2024

Recebedor do Cincinnati Bengals vai em busca de marca histórica para wide receivers nas últimas semanas da temporada

Chase

O Cincinnati Bengals não está matematicamente eliminado da briga por playoffs, porém as chances continuam sendo ínfimas mesmo após a (bizarra) vitória por 27 a 20 sobre o Dallas Cowboys na segunda-feira. Se o ano do time não tem sido o esperado, ao menos Ja’Marr Chase tem uma marca individual para perseguir nos quatro jogos finais.

O recebedor tem ótimas chances de conquistar a tríplice coroa, um feito alcançado apenas quatro vezes desde 1990 e que serve como a confirmação do melhor wide receiver de uma temporada. Considerando a renovação de contrato que está a caminho para o jogador, terminar 2024 de forma histórica vai aumentar bastante o seu poder de barganha quando voltar a mesa de negociação com o time.

Chase está isolado em todas as marcas

Antes de mais nada, é preciso explicar no que consiste a tríplice coroa. O termo é designado para wide receivers que terminam a temporada liderando a NFL em recepções, jardas recebidas e touchdowns. Neste momento, finalizadas todas as bye weeks da temporada 2024, o craque dos Bengals está isolado na liderança de todos os três quesitos.

Com 93 recepções em 13 jogos, Chase tem seis recepções a mais que Brock Bowers, tight end calouro do Las Vegas Raiders que aparece em segundo com 87 – curiosamente, CeeDee Lamb (131) e Garrett Wilson (128) possuem mais targets que o craque de Cincinnati (127).

Em jardas recebidas, um banho no restante dos concorrentes: são 1.319 na atual temporada, 149 de distância para Justin Jefferson, o segundo colocado (1.170). Por fim, em touchdowns recebidos, a distância é gigantesca: enquanto Chase conta com 15, a vice-liderança é compartilhada por Terry McLaurin e Amon-Ra St. Brown, que possuem nove.

Algumas coisas contribuíram diretamente, além, claro, do fato de ser um dos melhores recebedores da NFL. Além da recorrente ausência de Tee Higgins, que perdeu alguns jogos por lesão durante o ano, os Bengals são um dos times que mais sofrem defensivamente em 2024, o que faz com que o time precise passar a bola numa alta porcentagem: com 63.4% das jogadas ofensivas se tornando passes, é o time que mais utiliza o jogo aéreo na NFL.

Não resolve o principal problema, mas…

Bem, a grande verdade é que o Cincinnati Bengals não vai aos playoffs, com muita coisa precisando ser resolvida dentro da organização para voltarem ao patamar de competidores na conferência. Mas a marca ainda tem um significado legal. O último recebedor que conseguiu a tríplice coroa foi Cooper Kupp em 2021, curiosamente vencendo o Super Bowl em cima do mesmo Cincinnati Bengals ao final daquele ano.

Fazer tudo isso no contrato de calouro é impressionante. Com esses números, tudo indica que, ao assinar a renovação de contrato nos próximos meses, Ja’Marr Chase vai se tornar o recebedor mais bem pago da NFL, superando o contrato de Justin Jefferson que foi assinado na última offseason. Extremamente merecido.

Para saber mais:
EAFA abre vagas para cursos de formação em arbitragem de futebol americano
Ep 110: Recap da semana 14 da NFL 2024
5 lições: Sempre tem um outro cachorro grande pronto pra te morder na NFL

“odds