Jogo terrestre funciona, Carolina vence a ainda respira na briga pelos playoffs

O Carolina Panthers tem seis vitórias e oito derrotas na temporada, sendo a sexta ontem contra Washington por 26 a 15. E, por incrível que pareça, Carolina ainda está matematicamente vivo na briga pela pós-temporada. Depende de uma combinação maluca de resultados, é verdade, mas a vitória contra Washington mantém a chama acesa.

Pela primeira vez desde a Semana 10, Cam Newton completou pela primeira vez 50% ou mais dos passes. Pela primeira vez desde a Semana 6 contra os Saints, Newton teve mais de 300 jardas aéreas. Os 14% de passes fora do alvo foram a segunda menor marca de Cam nesta temporada. Resumo da ópera: foi um dos melhores jogos de Cam Newton em 2016.

O que funcionou tão bem ontem? Bom, o jogo terrestre. Jonathan Stewart teve 132 jardas terrestres, a primeira vez que ele bate essa marca desde a semana 11 da temporada passada. Curiosamente, também em vitória contra o time da capital americana.

Com o jogo terrestre emplacando, a defesa adversária acaba tendo que focar mais na contenção de corrida – sim, parece e é uma conclusão óbvia. Assim sendo, a unidade defensiva não pode se dar ao luxo de mandar blitzes e coisas mais elaboradas em termos de pass rush (porque ela acaba tendo que se preocupar com a corrida).

Por tabela, a pior coisa que vinha acontecendo com Newton neste ano – isto é, ele virar uma enorme pinhata – acaba sendo neutralizada como benefício indireto do jogo terrestre. Não é a toa que ele teve números tão bons.


“RODAPE"

Washington vai mal em terceira descidas

Por contraste, se o jogo terrestre de Carolina voou baixo, a ausência de Luke Kuechly na defesa dos Panthers não fez com que Washington tivesse números terrestres consistentes. Como consequência, um festival de terceiras descidas longas – a maioria não foi convertida.

Especificamente, Kirk Cousins e sua unidade ofensiva converteram apenas 17% das oportunidades de terceira descida (2/12), a terceira pior marca do time nas últimas duas temporadas. Cousins teve números ruins em situações como estas: 3-11, com 4 lançamentos fora do alvo. De toda forma, seus recebedores também acabam tendo uma parcela de culpa: foram 4 drops.

Washington agora enfrenta os Bears fora de casa, em Chicago. Na última semana, pegam os Giants no que pode ser a última esperança da equipe ir para a pós-temporada. Já Carolina tem duas partidas divisionais na Semana 16 e 17. Primeiro enfrenta os Falcons em casa e depois fecha a temporada fora de casa, contra o Tampa Bay Buccaneers.

Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“odds