Neste próximo domingo, duas equipes que se encontram próximas de conquistar uma vaga nos playoffs se enfrentam naquela que deve ser uma das partidas mais interessantes da semana 15 da NFL. Com 9 vitórias e 4 derrotas, Detroit Lions e New York Giants entrarão no campo do Metlife Stadium, em Nova Jersey, de olho na classificação à pós-temporada. Para conquistar a vaga já nesta semana, tanto Lions quanto Giants precisam, além da vitória, de uma combinação de resultados. Ainda assim, o confronto do domingo é um bom momento para observarmos qual das duas equipes têm o maior potencial de não apenas chegar aos playoffs, mas de apresentar um bom desempenho nos momentos decisivos do ano e, quem sabe, chegar próximo ao Super Bowl.
O Detroit Lions tem se caracterizado, em 2016, pelas vitórias decididas nos momentos finais dos jogos. Em diversas partidas a equipe esteve muito próxima da derrota, só para virar o jogo em cima da hora. Isso é um sinal positivo, pois mostra a intensidade da equipe, além da frieza e equilíbrio necessários para manter uma boa performance nos momentos de maior pressão. Mostra, também, a capacidade de Jim Caldwell fazer planos de jogo para o último quarto. A última equipe a virar tantas partidas no último quarto foi justamente comandada por Caldwell, os Colts de 2009.
Por outro lado, também reflete que os Lions têm dificuldade de se impor, mesmo aos adversários supostamente mais fracos. Ainda assim, impulsionados pela melhor temporada da carreira do quarterback Matthew Stafford, Detroit segue como favorito para ganhar a NFC North. Resta saber se, ao chegar nos playoffs, os Lions conseguirão fazer um bom papel.
Já o New York Giants vive uma temporada de extremos. Após um período muito ruim na primeira metade do ano, com várias derrotas consecutivas, além das confusões geradas em torno do principal jogador da equipe, o wide receiver Odell Beckham Jr, os Giants engrenaram. Aliás, muito do acerto da equipe na temporada se deve ao próprio Beckham que, ao colocar a cabeça no lugar, ocupou seu lugar como um dos melhores recebedores de toda a liga. Além disso, a defesa dos Giants tem sido uma força ao longo de toda a temporada, particularmente na secundária, com destaque para Landon Collins e Janoris Jenkins. Por incrível que pareça, o “ponto fraco” da equipe até agora tem sido o veterano quarterback Eli Manning, muito irregular. O título da NFC East parece já estar na mão dos Cowboys, mas os Giants estão próximos à conquista da vaga de wild card. Chegando na pós-temporada, a experiência e o talento de Manning podem fazer a diferença.
Detroit Lions e New York Giants certamente estarão brigando pela classificação aos playoffs até a última semana da temporada, com boas chances de chegar lá. Uma vez na pós-temporada, é provável que os Giants se mostrem mais preparados e “cascudos” para uma campanha longa rumo a uma vaga no Super Bowl. A aposta aqui é que a equipe de Eli Manning e Odell Beckham chegue ao menos à final da Conferência Nacional. Vamos ver logo neste domingo se essa aposta começa a dar certo ou não.
Comentários? Feedback? Siga-nos no twitter em @profootballbr e curta-nos no Facebook.









