Uma das principais disputas pela titularidade na posição de quarterback pré-training camp é a de New England, onde os Patriots terão de decidir no training camp se o titular na semana 1 será Cam Newton ou Mac Jones. Newton sai na frente por questões como experiência na NFL e conhecimento do playbook, só que Jones vem de um sistema ofensivo também complexo em Alabama e era um dos quarterbacks com piso de produção mais alto do Draft.
Mais Patriots: Belichick transforma Patriots via Draft
Com tanto dinheiro gasto no mercado depois do primeiro ano com campanha negativa desde 2000, claramente o objetivo dos Patriots é competir no topo em 2021. Se nos basearmos nos últimos anos, o quarterback ideal desde a semana 1 para liderá-los nessa missão não é Newton, e sim Jones.
Saúde de Newton é problema
Já faz bastante tempo que Cam Newton tem tido problemas com sua saúde. A última vez que ele jogou uma temporada completa foi em 2017 e vários problemas lhe atrapalharam desde então: o ombro direito, de lançamento, precisou ser operado após 2018; na temporada seguinte, ele praticamente não jogou com uma lesão no pé. Já com os Patriots, em 2020, suas mecânicas de passe pareciam bem esquisitas, e ele admitiu em entrevista recente que ainda sente um pouco o problema no ombro.
Newton tem 32 anos. Ele parecia inquebrável durante boa parte de sua carreira, até que as lesões começaram a se acumular nos últimos anos, alterando bastante seu desempenho. Tudo bem, ele pode até estar saudável e recuperado para a semana 1 em 2021, mas não dá pra apostar nisso considerando o histórico recente. Garantir que ele consiga se manter saudável por 17 jogos (e possivelmente playoffs), então, fica mais difícil ainda.
Entra em cena McCorkle Jones.
O calouro vem de um ano incrível em Alabama, possui um piso de produção alto, é o futuro da organização e não tem histórico de lesões. Tá bom que ele não chega na NFL tão seguro de ser titular na primeira semana como Joe Burrow em 2020 ou Trevor Lawrence esse ano, mas baseado no que se viu em Alabama, dá pra considerar, sim, que Jones possa ser titular desde o início.





