As versões de Mac Jones em 2021 e 2022 são completamente diferentes. O quarterback do New England Patriots teve um ano de calouro animador, assumindo a titularidade desde o início e mostrando um nível de jogo bom o suficiente para levar o time aos playoffs; em 2022, no entanto, a queda de nível foi acentuada e, além da óbvia decepção do torcedor, surgiram dúvidas se ele é realmente o quarterback do futuro da franquia.
Por vários motivos, sejam eles relacionados à sua performance ou não, o emprego de Mac Jones está sob forte ameaça e ele precisa muito voltar a mostrar um desempenho consistente se quiser a titularidade ainda em 2024. Mesmo que Bailey Zappe não seja a resposta em New England, Mac não está nada seguro.
Sem apego da comissão técnica
Fala sério, Bill Belichick tem 71 anos e já entramos na fase de “será que ele aposenta?” há algum tempo. Sabe qual a chance dele dar mais um ano para Mac Jones se ele não jogar bem em 2024? Praticamente nula. Ele não vai querer gastar as últimas temporadas da sua vida com um quarterback que não se pode confiar.
A queda nos números brutos reflete exatamente o que vimos em campo. Em 2021 foram 22 touchdowns e 13 interceptações; em 2022 esses números se tornaram 14 e 11. A % de passes completos caiu de 67.6 para 65.2, e todas as médias de jardas por tentativa de passe que você queira comparar também sofreram reduções. Um quarterback que se tornou indeciso, inseguro e sem qualquer comando ou liderança do ataque: isso foi Mac Jones em 2022.
Tem o fator extracampo também. Vale lembrar que, de acordo com boatos (bem fortes, inclusive), Belichick não ficou nada satisfeito com a postura do quarterback na temporada passada, principalmente com o fato dele ter procurado seus ex-treinadores de Alabama para pedir conselhos sobre a situação. Aqui eu sou obrigado a dar razão para o treinador: que tipo de liderança é essa que vai pedir conselhos fora da organização ao invés de trabalhar para resolver o problema?
Especialmente quando você também é uma das causas do problema.
Tá certo que a temporada 2021 foi bem legal e até a ida para os playoffs deixou um gosto bom, mesmo com a surra no wild card. Mas não dá pra viver disso sempre, especialmente quando seu treinador tem uma história mais do que vitoriosa e você não está jogando nada nos últimos anos da carreira dele. Se o bom desempenho não voltar em 2023, os Patriots vão buscar outra opção. O risco existe.
A ameaça é Bailey Zappe ou vem de fora da organização?
De fora, com toda a certeza do mundo.
Quem viu Bailey Zappe jogar na temporada passada sabe que ele só manteve o ataque funcional porque Belichick precisou fazer uma porção de mudanças para que isso acontecesse num curto período de tempo, só que nada disso é sustentável no longo prazo porque é muito básico e simples. As defesas teriam material fácil para conter o ataque de New England se essa situação se mantesse com o reserva jogando no lugar de jones.
Zappe não é um bom quarterback e nem vai ser. Ele não se complicou num desenho ofensivo muito amigável que com certeza não duraria mais do que duas ou três semanas. Jones, com todas suas falhas, é um jogador, muito, mas muito superior.
Se não for ele, a resposta pode vir de tudo que é jeito: troca, Draft, free agency. Só não vai vir de Bailey Zappe.
Para saber mais:
Top 5 WRs: Alguém tira o reinado de Jefferson?
5 times para Dalvin Cook
Podcast Ep 41: Quanto vale Saquon Barkley? Steelers estão na briga já em 2023?
O caminho para conhecer Jordan Love será mais longo que o esperado
