Bem-vindos, caros leitores! Na coluna dessa semana, indicarei as melhores tomadas de decisão financeiras da sexta rodada da temporada de 2019. As decisões para nossa carteira da semana serão: um short – apostar contra uma equipe -, uma maior baixa – uma equipe que não vem correspondendo às expectativas -, uma maior alta – uma equipe que está correspondendo ainda mais do que as expectativas -, uma ação alvo – ou seja, um confronto que promete muitos lucros – e uma ação com potencial – um confronto subestimado que pode se sair muito melhor do que o esperado.
Bom, para os que não leram as colunas anteriores e não estão situados da ideia, ela nada mais é do que um projeto nascido da mistura de duas grandes paixões minhas: o futebol americano e o mercado financeiro.
Bom, já chega de falatório e vamos ao principal: as cinco principais decisões – e o que analisar nelas – da semana 6!
Ação no alvo: Texans @ Chiefs
Qual jogo? Houston Texans @ Kansas City Chiefs
Quando? 13 de outubro (domingo), 14h00 (horário de Brasília), transmissão pela ESPN
O primeiro duelo entre Patrick Mahomes e Deshaun Watson na NFL – também conhecido como “Trubisky Bowl” -, promete ser o melhor jogo da rodada no domingo devido ao gigantesco talento dos dois quarterbacks. Bill O’Brien decidiu, finalmente, abrir mão do seu plano de jogo arcaico e “libertar” Watson para atuar em sua zona de conforto. Enfrentando a problemática secundária do Kansas City Chiefs, a performance de cinco touchdowns contra o Atlanta Falcons na última semana poderá não ser apenas um ponto fora da curva.
Do outro lado, Mahomes continua mantendo seu nível sobre-humano, ainda que tenha tido problemas nos dois últimos jogos. Esses entraves, contudo, estão ligados às carências no corpo de wide receivers, o qual não é o mesmo com a ausência de Tyreek Hill. Para a felicidade de Mahomes, Hill deve retornar aos campos no domingo e tornará a vida de seu quarterback muito mais fácil.
O confronto entre dois dos quarterbacks escolhidos na primeira rodada do Draft de 2017 tem tudo para ser uma batalha ofensiva memorável, da mesma maneira que o duelo entre os mesmos Chiefs e o Los Angeles Rams na última temporada. Logo, o potencial de decisão de confronto está nas costas das defesas. Em 2018, a defesa de Los Angeles foi primordial para a vitória; resta saber se será a unidade de Kansas City ou de Houston que reduzirá o estrago ofensivo adversário no domingo.
Short (apostar contra): New York Giants
Qual jogo? New York Giants @ New England Patriots
Quando? 10 de outubro (quinta-feira), 21h20 (horário de Brasília), transmissão pela ESPN
O short aqui poderia ser, facilmente, em Daniel Jones e não é nenhuma birra minha; afinal, o calouro encarará o New England Patriots, em Foxboro, sem contar com grande parte do seu ataque. Saquon Barkley, Evan Engram e Sterling Shepard não participarão do Thursday Night Football, o que me leva a crer que um dos ingressos para a torcida do New York Giants conterá um prêmio: “seja um recebedor da franquia do seu coração por um jogo!”
Brincadeiras a parte, só essas ausências já seriam um fator contrário relevante para vida de Jones. Para piorar, Bill Belichick é conhecido por destruir a vida de quarterbacks calouros, com planos defensivos que confundem as leituras pré-snap desses. Quando parece que a defesa enviará uma blitz, o que acontece, na verdade, é uma cobertura em zona nunca antes vista; quando parece uma marcação homem a homem, seis defensores vêm em blitz em busca do assassinato do quarterback. É um verdadeiro caos na cabeça dos jovens jogadores.
Com Jones, na quinta-feira, isso não será diferente e é reforçado pelo nível atual que vive a defesa de New England, a melhor da liga em 2019. Como um quarterback não carrega a culpa sozinho, minha aposta na carteira é contra os Giants como um todo, mas o principal problema passará pelas mãos do calouro, que deverá fazer uma partida mais do que perfeita se quiser minimizar os danos que Belichick tentará lhe infligir.
Maior alta: San Francisco 49ers
Qual jogo? San Francisco 49ers @ Los Angeles Rams
Quando? 13 de outubro (domingo), 17h05 (horário de Brasília), transmissão pela ESPN 2
Ok, agora é realidade: o San Francisco 49ers deixou de ser uma eterna promessa e tornou-se uma equipe forte. Encarando o problemático e inconstante Los Angeles Rams; Kyle Shanahan, Jimmy Garoppolo e cia. têm uma alta chance de chegar à campanha 5-0 em um clássico divisional. Para uma franquia que vem forte na disputa de melhor campanha da NFC, isso é primordial.
Ainda que Wade Phillips seja um bom coordenador defensivo, Shanahan explorará a secundária dos Rams com a mesma maestria ofensiva que apresenta desde sempre. Garoppolo está cumprindo bem seu papel e o jogo terrestre dos 49ers está avassalador, comandado por grandes temporadas de Matt Breida e Tevin Coleman. Ademais, a linha defensiva da franquia comprovou todo seu potencial, tornando-se uma das melhores da NFL, e encarará a fragilizada linha ofensiva dos Rams. É.. Jared Goff não terá vida fácil mais uma vez.
O massacre contra o Cleveland Browns no último Monday Night Football elevou os 49ers como maior alta da semana em nossa carteira; com a alta possibilidade de vitória contra os Rams, a franquia torna-se ainda mais amistosa para nós.
Alto potencial: Lions @ Packers
Qual jogo? Detroit Lions @ Green Bay Packers
Quando? 14 de outubro (segunda-feira), 21h15 (horário de Brasília), transmissão pela ESPN
Duas das melhores defesas da liga nesse ano se encaram no Monday Night Football em um jogo que promete muito mais do que parece a priori, com ambos os ataques precisando superar os poderios defensivos. O ataque do Green Bay Packers vem em constante evolução e Matt LaFleur está conseguindo implantar sua filosofia ofensiva, porém, Aaron Rodgers não está na mesma página que seu treinador e ainda não engatou em 2019. Na segunda, o outrora MVP encarará uma unidade subestimada sob o comando de Matt Patricia, que complicou a vida de Patrick Mahomes há duas semanas. A vida de Rodgers não será fácil e é uma excelente hora para o quarterback voltar a apresentar o talento que todos nos habituamos a ver.
Do outro lado, Matthew Stafford – um quarterback que merece mais amor dos espectadores, pois está tendo uma boa temporada – tem um teste difícil à frente. A defesa de Green Bay vive grande fase e o ataque do Detroit Lions precisará realizar uma partida perfeita para superar a unidade adversária. Um plano de jogo ofensivo que evite um alto estrago da dupla Smith – Za’Darius e Preston – no pass rush é necessário, ou Stafford viverá um jogo de 4 sacks no mínimo.
Maior baixa: Cleveland Browns
Qual jogo? Seattle Seahawks @ Cleveland Browns
Quando? 13 de outubro (domingo), 14h00 (horário de Brasília), transmissão pela ESPN Extra
Franquia que possuía a maior expectativa para a temporada antes do seu início, o Cleveland Browns contrariou todas prévias positivas e iniciou o ano com uma decepcionante campanha 2-3. A desastrosa derrota para os 49ers por 38-3 na última segunda-feira levou o time a se tornar a maior baixa da semana, mas ainda não em um nível que me levasse a shortear a franquia, pois o talento ainda reside em Ohio.
Para que tudo não desande de vez, contudo, Freddie Kitchens e Baker Mayfield precisam entender que a linha ofensiva da franquia vive um péssimo momento e o plano de jogo ofensivo precisa ser moldado em cima disso. Odell Beckham Jr. e Jarvis Landry são excelentes produzindo jardas após a recepção e um plano de jogo baseado em passes curtos e rápidos precisa ser a tônica no domingo.
Mesmo que o plano de jogo seja esse, porém, Cleveland enfrentará o fortíssimo Seattle Seahawks, franquia que está 4-1 na temporada. Russell Wilson está em um ano digno de MVP e enfrentará uma defesa que não está justificando a empolgação, com exceção de Myles Garrett. É improvável que Steven Wilks consiga diminuir o impacto de Wilson no jogo, portanto, o plano de jogo ofensivo dos Browns precisa ser executado com maestria – ou o clima em Cleveland começará a se tornar bem desagradável.







