EM ANDAMENTO – A rede de notícias financeiras Bloomberg, através de seu site, reportou na manhã desta terça-feira que o Twitter venceu concorrência para transmitir jogo do Thursday Night Football por meio de sua plataforma.
A Bloomberg não indicou qual era a fonte em específico, listando apenas que se travava de alguém “familiar com o assunto”. Entre os concorrentes, supostamente estavam a Verizon (uma das maiores rede de telefonia dos Estados Unidos), Amazon (gigante do varejo que também vem se envolvendo com entretenimento) e Yahoo!. Vale lembrar, o Yahoo! chegou a transmitir um dos jogos de Londres no ano passado – Bills e Jaguars – e atraiu 15 milhões de espectadores ao redor do mundo. Depois, o comissário da NFL, Roger Goodell, confirmou a informação através de seu Twitter (ainda bem que não foi pelo Facebook) institucional.
This fall Thursday Night Football will be streamed live @twitter so fans will see more of this. https://t.co/s6tbr9FjvY
— Roger Goodell (@nflcommish) 5 de abril de 2016
Além desses três players, o Facebook também estava na briga por um jogo do Thursday Night Football. De toda forma, a rede social não entrou em acordo com a liga porque tem uma política de não exibir anúncios durante streams – para privilegiar os próprios anunciantes no news feed. Aparentemente, isso não seria um impedimento para o Twitter.
A rede dos 140 caracteres está cada vez mais próxima dos esportes como um todo. É uma rotina constante ver hashtags personalizadas com um ícone para representar o evento ou o time para quem está torcendo. Isso ocorreu nos Playoffs do ano passado, por exemplo – os Patriots tinham a #DoYourJob e os finalistas do Super Bowl tinham a #BroncosCountryPlayoffs e a #KeepPounding. A notícia fez com que as ações do Twitter na NASDAQ abrissem o pregão em alta de 2,4%.
NFL busca tornar o Thursday Night Football uma fonte maior de lucros e vitrine do esporte
E se não conseguir, tentará lucrar algo com isso. A liga tem a regra/costume de ter todas as franquias jogando em horário nobre em pelo menos uma ocasião. Como o Monday Night Football e o Sunday Night Football possuem prioridade na formação do calendário, naturalmente eles ficam com os jogos e equipes mais atraentes e, em teoria, mais fortes. Isso faz com que times com campanhas fracas no ano anterior muitas vezes tenham que “cumprir” o requisito/direito de um jogo no horário nobre às quintas. A audiência acaba refletindo essa tendência de que o TNF tem jogos tecnicamente inferiores aos irmãos mais velhos: o Sunday Night Football tem pelo menos 10 milhões a mais de pessoas, em média, do que o Thursday Night em sua audiência.
Claro, 2015 acabou sendo uma enorme exceção. Houve jogos notáveis no TNF, como Packers e Lions do Hail Mary – ou então Cardinals e Vikings, que no papel era um dos melhores jogos da rodada. A tendência vem sendo a de colocar jogos divisionais nas quintas – que, embora não pareçam atraentes num primeiro olhar, quase sempre resultam em partidas disputadas e resolvidas por menos de sete pontos. Resta saber como a NFL vai endereçar o assunto no próximo ano.
Além de um jogo no Twitter – possivelmente exclusivo no mundo inteiro, como foi o caso do jogo transmitido no Yahoo! no ano passado – a liga deve usar os uniformes monocromáticos “Color Rush” em todas as edições do TNF em 2016, conforme reportamos ontem. O TNF deve ser cada vez mais uma vitrine e um laboratório para a liga.





