Maxx Crosby: A pérola ofuscada

Mesmo possuindo números excelentes, raramente vemos o defensor do Las Vegas Raiders ser colocado no debate dos melhores EDGEs. É hora de consertar isso.

Crosby

Quando pensamos no melhor pass rusher da liga neste ano, os principais nomes podem ser selecionados, mas escolher um único atleta seria de uma injustiça tremenda. Myles Garrett é a grande peça da melhor defesa da liga. T. J. Watt segue uma máquina de sacks. Micah Parsons é uma besta imparável.

Sentiu falta de alguém? Se você não é do fã mais atento, talvez não se lembre do que Maxx Crosby vem fazendo até aqui. Mesmo atuando em um time disfuncional, o defensor do Las Vegas Raiders se sobrepõe aos seus concorrentes em várias estatísticas, colocando-o como um dos principais jogadores da temporada e candidato forte ao prêmio de Defensor do Ano. Chegou a hora de colocá-lo em seu devido lugar.

Uma máquina de pressões 

Desde que chegou à liga em 2019, Crosby se destacou por ser bom em todas as nuances de um bom EDGE. Sua maior qualidade, no entanto, sempre foi a capacidade de colapsar o pocket. De 2021 para cá, esteve no topo da liga no quesito. Nas outras temporadas, poderia ser dito que a influência de Chandler Jones auxiliou que ele não fosse dobrado pelas linhas ofensivas; neste ano, ele está sozinho.

Maxx é o tipo de defensor que está constantemente estressando seu oponente. Consegue bater seu bloqueador e chegar ao backfield com relativa facilidade, seja contra o passe ou contra a corrida. Não à toa, lidera a liga também em tackles para perda de jardas. Além disso, está sempre pronto para desviar lançamentos na linha de scrimmage e forçar fumbles. Tudo que a posição exige, ele faz com maestria.

Crosby é a definição de subestimado 

Se ele faz tudo tão bem, você se pergunta, por que Crosby nem sempre é mencionado como uma estrela? A resposta é simples: nos últimos anos, os Raiders foram um fracasso em termos de competitividade. Se você não luta entre as cabeças, seus holofotes diminuem e outros tomam seu lugar.

Foi o que aconteceu com Crosby. Watt e Parsons jogam em equipes que constantemente chegam aos playoffs. Garrett, mesmo quando Cleveland capengou, foi uma primeira escolha geral de seu Draft, o que naturalmente eleva a proporção de suas ações. Por outro lado, Las Vegas vive uma bagunça nos últimos anos – o que levou às demissões da semana passada – e é incapaz de competir verdadeiramente.

Hoje, podemos afirmar que Crosby se encaixa perfeitamente na definição de um jogador subestimado. Entrega muito e não recebe o devido reconhecimento. No nível atual, ele chegará ao fim da temporada regular como um dos favoritos ao prêmio de Defensor do Ano. Se a disputa for acirrada, é bem possível que ele não a vença justamente pelo “fator playoffs”. Entretanto, chegou a hora de colocá-lo em seu devido patamar.

É impossível falar dos melhores EDGEs da liga hoje sem colocar Maxx entre eles. Um defensor que faz absolutamente tudo muito bem, tem baixo histórico de lesão, é um líder de uma equipe conturbada e mostra seu talento mesmo em meio ao caos. Ele merece ser mencionado ao lado dos melhores, mesmo que o devido reconhecimento ainda demore a chegar. Os Raiders têm uma pérola em mãos; precisam aproveitar enquanto ela ainda reluz.

Para saber mais:
Panorama dos playoffs: As chances de cada time antes da semana 10
Bengals, Burrow e bom futebol: tudo de volta em Cincinnati
5 nomes que podem ser treinadores de seu time em 2023
AFC North em clima de Libertadores

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!

“odds