Mayfield, Buccaneers: Um casamento que não podia acabar

Os dois lados se encontraram em uma relação muito positiva. Ir atrás de novos ares seria uma decisão ruim - extensão foi correta

A expectativa se confirmou, com Baker Mayfield renovando seu contrato com o Tampa Bay Buccaneers durante o final de semana e garantindo um pouco de estabilidade pela primeira vez em sua carreira. O quarterback assinou um acordo de três anos e 100 milhões de dólares, com 50 destes garantidos, sendo a terceira manutenção importante após Mike Evans e Antoine Winfield também ficarem no elenco para a próxima temporada.

É um acordo que saiu bom para os dois lados. É bem verdade que não parecia que o resultado seria diferente, mas até que a assinatura fosse oficial, as especulações iam continuar a rolar solta. Além da história bonita de recuperação da carreira por parte do quarterback, a estabilidade para o time vai fazer bem num momento em que eles buscam incrementar a fórmula que gerou uma ótima campanha em 2023.

Mayfield encontra a paz que buscou em outros momentos

Esse é o quarto time da carreira de Baker Mayfield e o primeiro onde ele realmente é o cara do futuro. Ele sofreu com falta de confiança no Cleveland Browns, não se encaixou no Carolina Panthers e, apesar de um bom fim de ano, jamais seria o franchise quarterback do Los Angeles Rams quando Matthew Stafford voltasse de sua lesão.

Mayfield mereceu esse novo contrato. Seu nível em 2023 foi acima da média, superou expectativas e fez com que os Buccaneers não sofressem como esperado na transição pós-Tom Brady – guardadas as devidas proporções, é válida a comparação entre Brady/22 e Mayfield/23, inclusive. Ele soube executar os bons planos de jogo de Dave Canales, não tomou muitos riscos desnecessários com a bola e, no geral, mostrou bom comando de jogo. As falhas no seu jogo, que limitam seu potencial, ficaram bem menos expostas no último ano.

Os Buccaneers são um time que lhe oferecem condições de ser competitivo: o time tem boas peças dos dois lados da bola (até com as renovações supracitadas), jogam numa divisão que não está entre as mais difíceis da NFL e, claro, acabam de vir de uma surpreendente campanha com Semifinal de Conferência. É natural que Mayfield se sinta grato pelo ano que teve e que queira voltar – e é justo que ele receba essa oportunidade baseado em seu desempenho individual.

Buccaneers conseguiram ótimo negócio por todos os lados

Se Mayfield não gostaria de romper essa parceria, o mesmo pode ser dito de seu time – franchise quarterbacks não se encontram em árvores por aí. Só que o mais impressionante é que os valores foram muito agradáveis para a franquia: num tempo em que jogadores do calibre (risos) de Daniel Jones recebem média de 40 milhões de dólares por ano (e 92 milhões garantidos), os Buccaneers conseguiram uma média salarial menor, pouco mais da metade do garantido e um tempo de contrato que, se a relação azedar a partir daqui, ninguém vai ficar ferido por muito tempo.

Tampa Bay sabe que seu quarterback não habita o patamar de elite da NFL, mas e daí? Não é só de quarterbacks que um time é feito, e a relação que foi criada ao longo de 2023 não podia ser perdida. Um ponto importante é que o coordenador ofensivo Dave Canales rumou para o Carolina Panthers; perder também seu quarterback tornaria impossível replicar a boa relação em 2024, seja lá quem estivesse em seus cargos.

Após uma boa (e surpreendente, é verdade) temporada, os Buccaneers não podiam arriscar o certo pelo duvidoso depois de um golpe de sorte em 2023, enquanto que Mayfield está bem vivido na NFL para saber que a grama do vizinho nem sempre é mais verde. Os dois lados acertaram, os dois lados saem felizes com a extensão contratual do quarterback.

Para saber mais:
5 melhores classes de calouros em 2023
Tua, decepção e reforços: Dolphins precisam ser perfeitos na offseason
Renovação de Mike Evans: Todo mundo sai feliz (menos quem queria contratar)
5 nomes que podem ser cortados antes da free agency

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!

“odds