Não há controvérsia de quarterback nos 49ers: Purdy é o titular

O ótimo trabalho de Mac Jones precisa ser valorizado, mas o titular é Brock Purdy. Por sorte, Kyle Shanahan fez bem em cortar o assunto

Kyle Shanahan esteve na frente dos microfones nesta quarta-feira e falou sobre a atual situação de quarterbacks do San Francisco 49ers. Apesar da lesão de Brock Purdy, que vem causando problemas para o time desde a Semana 2, Shanahan reforçou que o panorama permanece o mesmo: quando estiver saudável, Purdy é o titular.

O bom desempenho de Mac Jones merece elogios, e certamente é uma das razões que deixam os 49ers vivos mesmo em uma temporada terrível com relação as lesões do time. Mas a diferença dentro de campo é clara, assim como o nível dos dois quarterbacks. Purdy é a melhor opção e por larga margem.

O “hot hand” que não se justifica

Mac Jones tem 5 vitórias e 3 derrotas nas partidas como titular neste ano e, sem dúvidas, vem jogando o melhor futebol americano de sua carreira desde sua primeira temporada no New England Patriots—dá até pra argumentar que é seu melhor ano, mas fica pra outro texto. A versão apresentada em 2025 teria vaga como titular na NFL com tranquilidade, e quem tanto queria vê-lo junto de Shanahan pelos boatos do Draft de 2021 está tendo esse prazer nesse ano.

O “problema” é que Jones está fazendo um trabalho em coisas bem simples. Seu ADOT (média de profundidade do alvo) é de 7.64, apenas o 34º entre 43 quarterbacks que lançaram pelo menos 50 passes na atual temporada. Ele não tem a precisão nos passes que Purdy possui, assim como o titular é mais móvel.

E claro, a grande limitação: em passes onde a bola viaja mais de 20 jardas, Jones completou apenas 5 de 18 tentativas para 139 jardas, 1 touchdown e 1 interceptação. Esses não são números que gritam “titular incontestável”. Por sorte do torcedor dos 49ers, Kyle Shanahan não vai cair nesse golpe.

“Não, não é uma decisão difícil”, Shananan disse. “É sobre a saúde [do Brock]. Tem sido maravilhoso como Mac Jones tem jogado, ele tem sido excelente, mas a gente tem muita confiança no Purdy e sabemos que ele vai jogar em alto nível também enquanto estiver saudável”

O próprio Mac Jones sabe quem é o dono da posição.

“Acho que eles me trouxeram aqui para ser um reserva, e esse é meu trabalho. Brock é o titular desse time, e nesse momento ele está lidando com um problema. Ele jogou na Semana 5 contra os Jaguars sem estar 100% e isso mostra que ele se importa com o time. Estou apenas tentando vencer alguns jogos para ele para que isso nos ajude mais na frente”

Purdy assinou um contrato gigante porque a organização sabe do papel dele. Quando saudável, não há discussão. E não deveria mesmo.

Para saber mais:
5 maiores decepções da metade da temporada da NFL
Teorema de LaFleur: treinador dos Packers está complicando quando não deveria
Passou muito da hora: Brian Daboll é demitido dos Giants
Transmissões da Semana 11 da temporada 2025 da NFL
5 lições da Semana 10: o New England Patriots é de verdade

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds