Para quem esperava uma atuação de gala de Trey Lance contra a fraca defesa reserva do Houston Texans, o sentimento na terceira semana da pré-temporada foi de bastante frustração. Lance teve 7 passes completos de 11 tentados e somou apenas 49 jardas. Portanto, bem menos de cinco jardas por passe.
É verdade que (algum) contexto é bastante necessário. Lance teve uma bomba numa terceira descida curta para Deebo Samuel, que estava em cobertura simples na ponta direita. O passe não entrou e talvez se tivesse entrado um verniz potencializador da narrativa vertical do ataque de Shanahan com Lance faria com que esse texto sequer existisse.
Mas que bom que não entrou. Não que eu esteja torcendo contra Lance, muito pelo contrário aliás, dado que ele pode ser, se bem lapidado, o melhor quarterback que Kyle Shanahan teve desde 2016 quando foi coordenador ofensivo de Matt Ryan. Mas porque se esse passe tivesse entrado, teríamos uma imensa maquiagem que cobriria espinhas e cravos no jogo do jovem quarterback.
O outro contexto necessário é que a maior parte da linha ofensiva titular do time não jogou, como o left tackle Trent Williams. Com isso, Lance teve pouco tempo para trabalhar em várias jogadas. O jogo terrestre “titular”, digamos, também não esteve presente. Isso, todavia, não isenta Lance de imprecisão em alguns passes ou de demorar demais para soltar a bola em outros.
Altos e baixos
Ao menos na primeira metade da temporada, os 49ers devem ver altos e baixos com Lance. O segundanista na prática é um calouro, não tem nem 500 passes contando pré-temporada e temporada regular em sua carreira na NFL. No college, e frise-se, na segunda divisáo (FCS), Lance teve uma forte temporada com nove jardas por passe e nenhuma interceptação. Mas, ainda assim, apenas uma só temporada completa.
Não espere que Trey Lance abra os portões do Levi’s Stadium com o pé na porta como Patrick Mahomes em 2018 depois de um ano no banco. Isso não vai acontecer, porque são jogadores diferentes e queira ou não, Mahomes teve mais experiência no college e numa conferência (bem) mais forte.
O que não significa que eu não esteja otimista com Lance. Só um pouco menos otimista depois dessa pré-temporada, talvez. Lance têm as ferramentas, um grande treinador e um formidável elenco de apoio em Santa Clara. Ainda é possível que o torcedor sonhe com playoffs, mesmo em meio a altos e baixos que Trey Lancce certamente terá.
Para saber mais:
5 lições: Na vida real, não existem super heróis
Prévias 2022: Cleveland Browns
Prévias 2022: Atlanta Falcons
