Metade da temporada se foi e já é possível separar o joio do trigo. Com nove semanas passadas, os candidatos ao prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada já estão claros e a competição não deve receber novos candidatos até o fim da temporada regular.
Como vem sendo de praxe nos últimos anos, a disputa para o prêmio individual mais importante se concentra entre os quarterbacks. A única possível ameaça não-passadora neste ano poderia ser Derrick Henry, mas sua lesão o retirou dessa briga. Vamos aos cinco principais candidatos ao prêmio de MVP em 2021.
Tom Brady, QB, Tampa Bay Buccaneers
Sim, nós estamos em 2021. Há quatro anos, Brady se tornava o mais velho atleta da história a vencer o prêmio, então com 40 anos completos; hoje, ele é um dos mais prováveis candidatos a quebrar seu próprio recorde. Líder da liga em touchdowns aéreos (25) e jardas passadas por jogo (331,3), Tom continua envelhecendo como vinho e mantém os Buccaneers como um dos grandes candidatos ao título.
As duas próximas partidas contra Washington e New York Giants podem alavancá-lo ainda mais na corrida, já que são defesas que estão no top 10 dos que mais cedem jardas aéreas[foot]Pro Football Reference[/foot].
Kyler Murray, QB, Arizona Cardinals
A ausência na semana 9 após um confronto ruim contra o Green Bay Packers prejudica um pouco a cotação de Murray, mas não o retira da lista de favoritos. Liderando um dos ataques mais explosivos e divertidos de se assistir em toda a NFL, Murray evoluiu bastante em relação aos dois primeiros anos na liga.
O quarterback lidera a liga em passes completos (72,7%). DeAndre Hopkins é seu ponto de confiança, porém, Christian Kirk e A. J. Green também passam das 400 jardas recebidas, demonstrando o ótimo balanço do ataque dos Cardinals. Além da melhora no playcalling de Kliff Kingsbury, Murray vem fazendo o ataque girar de forma extremamente eficiente; se Arizona se mantiver no topo da NFC, ele será forte candidato a vencer o prêmio.
Matthew Stafford, QB, Los Angeles Rams
Uma partida tenebrosa contra o Tennessee Titans afetou sua cotação, mas a memória recente não pode apagar o 2021 de Stafford. A peça que faltava no quebra-cabeça de Sean McVay, ele lidera a liga em jardas aéreas (2771) e já provou que pode levar o time à vitórias contra equipes maiores, como visto no triunfo contra Tampa Bay.
Para não fugir da briga – tanto pelo MVP, quanto do topo da conferência -, boas atuações contra San Francisco 49ers e Green Bay Packers serão essenciais.
Lamar Jackson, QB, Baltimore Ravens
Parafraseando o que foi dito pelo Curti em sua coluna, “lembra aquela época que os Ravens ficavam atrás do placar e Lamar Jackson, forçado a passar a bola, empacava? Parece que faz muito tempo depois dos jogos desta temporada”. Mesmo com os problemas vividos por Baltimore no ataque e na defesa, ele vem se sobressaindo sobretudo pelo ar, o que era o principal temor das defesas da NFL.
Com a proteção da linha ofensiva longe do ideal e a defesa oscilando demais, a pressão de Baltimore recaiu sobre seus ombros. Jackson está correspondendo – é o principal responsável pelo time se manter na disputa pelo topo da AFC. A bela vitória sobre o Minnesota Vikings o mantém vivo na disputa pelo seu segundo troféu de MVP.
Dak Prescott, QB, Dallas Cowboys
A pesada derrota contra o Denver Broncos e a ausência no jogo contra os Vikings machuca Dak nas cotações atuais, mas ainda não é o suficiente para retirá-lo da briga. Praticamente perfeito nas semanas anteriores, Prescott possui pela frente três adversários ótimos para retomar o ritmo: Atlanta Falcons, Kansas City Chiefs e Las Vegas Raiders, todas defesas abaixo da média em eficiência quando o assunto é defender o passe – as duas primeiras, inclusive, estão entre as quatro piores.[foot]Football Outsiders[/foot]
Com um time mais equilibrado, Prescott é o principal responsável pelo crescimento dos Cowboys. Completando quase 70% dos passes e permitindo que a equipe se mantenha viva até nos confrontos mais difíceis, ele é a principal peça para a franquia voltar a fazer barulho na NFC. Recuperado da lesão, boas atuações são a expectativa e o recolocarão na briga pelo prêmio individual.
Para saber mais:
5 razões para não confiar nos Vikings
🎙️ Recap da Semana 9 | Titans e Cardinals mostram que têm time para além de suas estrelas
Fora de Jogo: Aaron Rodgers e sua inesperada cruzada contra os fatos
Como funcionam os waivers da NFL?
