É cada vez mais improvável que um não-quarterback vença o prêmio de MVP. E isso nem é uma crítica, mas uma constatação da liga atual e dos prêmios anteriores. Christian McCaffrey foi um dos jogadores mais impactantes da liga em 2023 (e ficou em terceiro na votação), Justin Jefferson passou das 1800 jardas recebidas em 2022 (e ficou em quinto na votação), Cooper Kupp fez, em 2021, a temporada mais impactante de um wide receiver desde Megatron em 2012 (e ficou em terceiro na votação).
É um fato; a NFL condecora qualquer outro atleta com o prêmio de Jogador Ofensivo do ano e dá o caso por encerrado. Sendo assim, separamos cinco candidatos ao prêmio de MVP em 2024. Ainda que os factíveis sejam os passadores, preparei uma pequena lista de quem poderia cometer o crime e encerrar esse tabu ao final.
5. Jordan Love, Green Bay Packers
Vamos começar ousando. Love ganhou os holofotes na segunda metade da última temporada, com todos os méritos, após demonstrar nível de atuação altíssimo, colocando-o em posição de ganhar um novo e gordo contrato, na iminência de ser anunciado. Passador com muita presença de pocket, inteligente e com excelente braço, ele colocou Green Bay em posição de quase vencer o San Francisco 49ers em uma dura partida fora de casa. Se for capaz de colocar os Packers na ponta da NFC North – em uma disputa acirrada contra o Detroit Lions -, postando ótimos números, será fortíssimo candidato.
4. Lamar Jackson, Baltimore Ravens
Duas vezes vencedor do prêmio, Lamar é um quarterback único e que exala a essência de um MVP, por ser o ponto focal de toda montagem ofensiva de Baltimore. O novo coordenador ofensivo da franquia, Todd Monken, exigira que ele fosse um melhor e mais presente passador e ele assim o foi, sem perder sua agressividade com as pernas. Foi muito difícil pará-lo em 2023 e não será diferente em 2024. Só não está mais alto aqui, pois repetir a premiação por dois anos consecutivos não é fácil, portanto, preferi abrir espaço para outros nomes.
3. C. J. Stroud, Houston Texans
Não, meu lado torcedor não está falando mais alto. Por mais da metade de sua temporada de calouro, Stroud foi considerado um dos principais candidatos ao prêmio – não à toa, ficou no top-10. A lesão que o retirou dos gramados por dois jogos, contudo, dinamitou suas chances. Seu nível é alto e sua presença nos momentos decisivos foi surpreendente. Houston se reforçou de forma precisa e tem capacidade de brigar entre as cabeças da AFC. Se sua jovem estrela fizer um grande ano, ele possui o calibre para garantir esse prêmio. Vale lembrar que a liga ama uma boa narrativa e C. J. oferece isso.
2. Josh Allen, Buffalo Bills
Allen não só cresceu de produção a cada ano desde que entrou na liga; ele assumiu cada vez mais a responsabilidade sobre os resultados de sua equipe, tornando-se um verdadeiro líder. Nos últimos quatro anos, ele terminou no top 5 da corrida pelo MVP em três deles, com temporadas de destaque mesmo em meio às dificuldades vividas por Buffalo. Em 2024, a situação dos Bills tampouco será tranquila e o fardo recairá, novamente, sobre Josh – o cenário ideal para se catapultar para o topo do prêmio individual.
1. Patrick Mahomes, Kansas City Chiefs
Enquanto ele estiver vivo, será o primeiro da lista de prováveis MVPs. Um ano abaixo da média de Mahomes é um ano acima da média para quase todos os quarterbacks da liga. A régua sempre será mais salta para ele em todas as votações, porém, se há alguém capaz de superar as mais altas expectativas, esse alguém é Patrick. Em um time de Kansas City que é bom, mas não possui um ataque estrelado, o seu impacto ofensivo cresce ainda mais.
Não-QBs que poderiam roubar o prêmio:
- Christian McCaffrey, RB, San Francisco 49ers
- Justin Jefferson, WR, Minnesota Vikings
- Tyreek Hill, WR, Miami Dolphins
Para saber mais:
Podcast ProFootball +: Prévia da NFC West 2024
Caleb Williams não terá desculpas: Bears montaram ótimo ataque em volta do quarterback
Ep 91: Tudo o que você precisa saber sobre a pré-temporada
5 principais histórias dos training camps em 2024
