Mais uma vez, a decepção toma conta do Dallas Cowboys. Após montar um bom elenco, a franquia mais uma vez patina nos playoffs e fica longe de pelo menos uma final de conferência. Claro que o San Francisco 49ers tem muitos méritos na vitória – e o objetivo deste texto não é tirar nenhum deles -, mas Dallas cometeu erros que o assolaram durante todo o ano, sem mostrar capacidade de os resolver. Jerry Jones, dono do time, inclusive se mostrou impaciente com a eliminação, dizendo que ao ter um elenco desses, se espera mais sucesso.
1- Erros da comissão técnica
Não é de hoje que se reclama na falta de ajustes no lado ofensivo da bola, por parte do coordenador Kellen Moore e por consequência de Mike McCarthy. Contra os 49ers, novamente o time foi apático e demorou para fazer qualquer mudança que desse resultado, se conformando em tentar esticar o campo nas laterais e contar com a individualidade de seus recebedores. Porém, a cereja do bolo ainda estava por vir: sem timeout, precisando virar o jogo e com 14 segundos no relógio, a comissão técnica achou uma boa ideia chamar uma corrida do quarterback
Confesso que não lembro de uma decisão tão estúpida quanto essa em um jogo de playoffs. O ganho de 17 jardas de nada serviu e não houve tempo para que o juiz posicionasse a bola – sim, o árbitro que tem que colocar ela no lugar e não o center como Dallas tentou fazer -, terminando o jogo de forma melancólica e sem poder tentar um derradeiro passe na end zone. Pior impressão final não poderia existir.
2- Acreditar que Leighton Vander Esch poderia ser produtivo
Vou usar uma frase dura, mas que é real: qualquer linebacker novato ou com um ano de experiência faria um trabalho melhor que de Vander Esch nesse jogo contra San Francisco. Em determinados momentos, pensei que ele fosse pedir um habeas-corpus para sair de algum bloqueio, tamanha dificuldade que ele teve. Numa perfeita reencarnação de Blake Martinez, então linebacker do Green Bay Packers na final da NFC contra o mesmo 49ers, ele tackleou em média 4,8 jardas depois da linha de scrimmage[foot]Pro Footbal Focus[/foot]. Vergonhoso.





