Chegar na NFL é o sonho realizado de qualquer jogador de futebol americano. Porém, assim como tudo na vida de um atleta, a hora do adeus chega em algum momento. Para alguns, é mais rápido do que outros: quando chega ao ponto de o corpo não aguentar tantas lesões e o esforço físico necessário para o nível profissional, é difícil seguir em frente. A temporada 2024 mal começou, mas já não terá alguns nomes conhecidos: Jason Kelce, Fletcher Cox e, mais recentemente, Aaron Donald são exemplos. Separamos cinco nomes que podem dar adeus aos gramados e à bola oval depois deste ano.
Antes, um aviso importante: essa lista não tem a intenção de ofender ou colocar rótulos de “aposentado” ou “ultrapassado” em ninguém. Pelo contrário: a intenção é fazer com que nós, enquanto fãs da NFL, possamos valorizar o legado desses jogadores e, em especial, lembrarmos de vê-los em campo por uma possível última vez. Dito isso, vamos à lista.
Aaron Rodgers, New York Jets
Ame ou odeie, concorde ou discorde de 99,9% das maluquices da persona fora e dentro de campo, o consenso é geral: Aaron Rodgers fará muita falta no minuto em que decidir se aposentar da NFL. Com 40 anos entrando nesta próxima temporada, as chances de vermos A-Rod pela última vez nos gramados são altas. Se ele tiver um ano em alto nível e levar os Jets aos playoffs, a história ganha um possível capítulo final ao nível de novela. Para quem ganhou um Super Bowl, dois MVPs e considerado por muitos um dos quarterbacks mais talentosos da história, não é nada mal.
Joe Flacco, Indianapolis Colts
Quando o assunto é quarterback, costumo acreditar em um pequeno mantra. Você pode entrar para a história pelos seguintes consensos: lenda, herói local, vilão, projeto falido ou (o meu preferido) herói eternizado em forma de meme. Joe Flacco teve uma história digna de conto de fadas em 2023: um dia, ele assistia à temporada pelo sofá de casa. No outro, estava em campo e foi peça importante na retomada dos Browns rumo aos playoffs. Mesmo que o capítulo final desse conto tenha terminado na semana de wild card – e com ele lançando três interceptações -, o mito já estava pronto e devidamente adicionado à antologia flacconiana. Prestes a fazer 40 anos no final da próxima temporada, Flacco será reserva de Anthony Richardson no que deve ser, provavelmente, seu último ano na NFL. Amado e odiado por muitos, Flacco pode não ter um currículo de Hall of Famer, mas quem liga ao ter um anel de Super Bowl e um MVP do mesmo? Eternamente elite.
