Só existe uma coisa pior do que ter um elenco pouco talentoso na NFL: ter um elenco pouco talentoso e caro. Não que gastar muito na free agency seja exatamente ruim pra construir o elenco, afinal o ideal é conseguir um balanço entre o mercado e o Draft, mas pagar caro por um jogador que nem de perto justifica o investimento é um problema imenso para várias franquias que ficam presas nos contratos.
Assim, elencamos os 5 piores contratos da liga no momento, baseado no cap hit para a temporada atual e no desempenho recente/a projeção deste jogador para 2024.
Deshaun Watson, QB, Cleveland Browns
Cap hit em 2024: 63,77 milhões de dólares
Talvez o pano tenha sido passado nos últimos dois anos, mas agora é impossível negar que Deshaun Watson tem o pior contrato da liga – e, como vale lembrar, totalmente garantido. O Cleveland Browns investiu infinitos recursos em sua contratação em 2022 e tudo o que receberam foram problemas, lesões e má produção. Watson é de longe o jogador mais caro da NFL nesse ano e, a menos que ele volte a jogar no alto nível que mostrou no Houston Texans, fica muito difícil de não pensar nessa como uma das piores negociações da história da NFL.
Daniel Jones, QB, New York Giants
Cap hit em 2024: 47,85 milhões de dólares
Watson pode ser o mais caro, porém, ao menos dava pra imaginar o porquê do investimento maciço dos Browns quando eles fizeram a troca e deram o supercontrato. Agora, o caso de Daniel Jones foi uma renovação exagerada e acelerada depois de um ano de 2022 apenas mediano; Jones volta em 2024 de lesão grave, e antes mesmo de se machucar, já haviam sinais claros de regressão em seu desempenho. Por mais que os Giants tenham um bom caminho para se livrar dele no ano que vem, pagar pouco menos de 50 milhões em 2024 é um dos piores contratos já feitos.
Deebo Samuel, WR, San Francisco 49ers
Cap hit em 2024: 28,63 milhões de dólares
Deebo tem o terceiro maior salário da posição em 2024 – é até fácil de afirmar que ele não está nem no top 10 de wide receivers da liga. Apesar de ter atributos interessantes em seu jogo e que casam bem com os desenhos ofensivos de Kyle Shanahan, Samuel certamente não é uma peça insubstituível em time algum e estará sendo pago como um recebedor de elite. Dá pra entender o preço o contexto em que o acordo foi assinado, só que não anula o quão ruim é a situação.
Joey Bosa, EDGE, Los Angeles Chargers
Cap hit em 2024: 26,11 milhões de dólares
Tem uma (grande) parte de mim que imaginou Joey Bosa saindo dos Chargers durante a intertemporada – e, honestamente falando, acho que Bosa nesse momento se garante muito mais com o nome do que necessariamente com sua produção. Com apenas 14 jogos disputados nos últimos dois anos e sem ascender a elite da posição como era esperado no início da carreira, o irmão mais velho de Nick Bosa se estabeleceu como um bom jogador numa posição importante. Elite a ponto de ter o terceiro maior salário de um EDGE em 2024? Nem de perto.
Jawaan Taylor, OT, Kansas City Chiefs
Cap hit em 2024: 24,72 milhões de dólares
Essa acaba sendo bastante óbvia se lembrarmos a tragédia que foi o desempenho de Taylor após mudar para os Chiefs. Um tackle bastante inseguro e propenso a cometer faltas na proteção de Patrick Mahomes, o investimento é justificável dentro do contexto – a produção não é. Apenas Trent Williams, Taylor Moton e Laremy Tunsil terão cap hits maiores em 2024 e o nível de todos eles é bastante superior. Kansas City precisa de uma evolução maciça esse ano.
Para saber mais:
Abaixo do Radar: os Titans não são de se jogar fora
Abaixo do Radar: Reformulação não faz dos Vikings um time para 2025
Coisas (não tão) importantes que aprendemos até agora nos minicamps
5 melhores contratos assinados na NFL em 2024
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
