Uma das posições que mais recebe atenção no Draft é a de running back: todo mundo quer buscar aquele novato que produza por quatro anos, já que os que estão na liga a mais tempo que isso tem dificuldade em manter a eficiência. Por isso, em toda temporada aparecem os famosos “ilustres desconhecidos”, que não foram tão badalados no processo de recrutamento, mas produziram bem. Em 2023, a safra é interessante, com jogadores prontos a impactar e uma potencial super estrela. Vamos ao top-5 desde Draft. Vale frisar que os times que podem estar de olho são baseados nas visitas e entrevistas que o jogador fez.
5- Devon Achane – Texas A&M
Pontos fortes: competidor da elite do atletismo em seus tempos de ensino médio, Devon Achane é um Speedy Gonzales do futebol americano. Basta a defesa piscar para que ele escapa e isso não tenha volta. Contudo, além de correr em linha reta, ele também faz bons cortes e é inteligente tomando decisões no campo. Mostra boa visão e isso é útil quando usando em screens, onde tem paciência para esperar a oportunidade certa de explodir.
Pontos fracos: é pequeno e leve para NFL, o que automaticamente compromete sua capacidade de quebrar tackles. Sem isso, passa a ser um running back que dependerá bastante de um trabalho de alto nível da linha ofensiva ou sua produção ficará limitada. Apesar de ser bom no screen game, não se desenvolveu como um corredor de rotas e teve pouco impacto como recebedor em passes para frente da linha de scrimmage.
Onde deve sair no Draft 2023? Terceira rodada.
Quais times podem estar de olho? New Orleans Saints, Dallas Cowboys.
Quem lembra? Um mix de Elijah Mitchell (San Francisco 49ers) com Justice Hill (Baltimore Ravens)
4- Tyjae Spears – Tulane
Pontos fortes: a capacidade que tem de cortar faz de Spears um prospecto muito interessante. Mesmo quando já está quase sofrendo o contato, ele consegue se mover bruscamente, fazendo com que o defensor fique vendido. Além disso, sua visão é ótima e ele sabe aproveitar as oportunidades que a linha ofensiva lhe oferece. Em campo aberto, os companheiros de time já costumam levantar os braços para comemorar: é difícil ser pego.
Pontos fracos: seu peso – 90 kg – é abaixo do ideal, o que o torna um jogador que pode perder espaço na NFL por conta disso. Falta força para quebrar tackles no contato, além de outros problemas decorrentes do tamanho, como sua proteção de passe, que é bem deficiente. Também teve seus problemas com fumbles durante a carreira e até deu sorte, visto que a técnica não evoluiu.
Onde deve sair no Draft 2023? Terceira rodada.
Quais times podem estar de olho? Atlanta Falcons, Houston Texans, Dallas Cowboys, Buffalo Bills, New York Giants e Tennessee Titans.
Quem lembra? Ronald Jones (Dallas Cowboys) mais compacto
