Foi um ano para lavar a alma do torcedor do New York Giants: após sucessivos fracassos, a franquia ressurgiu e inclusive venceu um jogo nos playoffs, só caindo na semifinal de conferência diante do Philadelphia Eagles. Brian Daboll fez um trabalho espetacular com um elenco limitado e levou o prêmio de treinador do ano, mostrando que o time fez a escolha certa no nome para conduzir a reconstrução, deixando grandes esperanças para o futuro.
Contudo, na NFL o relógio roda muito rápido e não existe muito tempo para celebrações. 2023 já começou e a franquia precisará tomar decisões importantes. Com aproximadamente US$ 43 milhões de espaço na folha salarial, dois nomes que estão sem contrato chama atenção: Daniel Jones e Saquon Barkley. Ambos vinham mal e foram peças vitais na campanha de 2022. Entretanto, estão sem vínculo e devem exigir contratos pesados…o que fazer?
É preciso calma com Barkley
Não é mais novidade para ninguém que jogadores da posição de running back tem um declínio após seus 5 primeiros anos na liga: são raros os que conseguem manter as performances de seu contrato de calouro no segundo vínculo. Por isso, se prender com um contrato longo não é das melhores ideias. No caso de Barkley, é preciso ter muito cuidado: em 5 anos de NFL, ele perdeu 25% dos jogos possíveis por conta de lesão, mostrando que não é o jogador mais saudável do mundo.
A produção de 2022 foi boa e ele esteve entre os candidatos ao prêmio de comeback, mas é preciso notar que a segunda metade de ano não foi das melhores: após a semana 9 o jogo corrido com ele não fluiu, obrigando os Giants a usarem mais Daniel Jones como corredor. Barkley não teve sequer um jogo de 90 jardas a partir da semana 10 e ficou fora do top-15 entre os corredores.
Isso coincide com a queda de produção da linha ofensiva no jogo terrestre: se na primeira metade de 2022 ela estava no meio da tabela em vitórias em bloqueios de corrida, na segunda metade foi a quinta pior. Em vez de gastar muito dinheiro com Barkley, reforçar a trincheira é uma alternativa interessante.





