Não sei. Essa é a minha melhor resposta para a pergunta do título. E sendo muito honesto, pouco me interessa tentar elucidar a questão. É evidente que quando falamos de carreira, Travis Kelce é maior, até pelos títulos. Contudo, a pergunta não é essa e quanto a ser melhor, não acho que exista opinião certa ou errada, apenas preferências. Felizmente, no futebol americano, os títulos são coletivos e não precisamos dar um cinturão para um jogador de cada posição.
O ponto mais relevante é que os dois são peças fundamentais em seus times para disputa do Super Bowl LVIII. Enquanto Travis Kelce busca vencer o título pela terceira vez – se conseguir, o Kansas City Chiefs será o primeiro bicampeão desde o New England Patriots 03/04 -, George Kittle quer ajudar o San Francisco 49ers a sair de uma incômoda fila: desde 1994 a equipe da California não vence, tendo batido na trave por 3 vezes desde lá.
A brutalidade que encanta
Quando se vê Kittle jogando, o primeiro ponto que chama a atenção é sua dominância física. Poucos jogadores da posição são tão fortes bloqueando e não é raro encontrar algum corte do camisa 85 levando um defensor para “passear” numa jogada de corrida. Jogando numa das 3 equipes que teve mais de 50% de corridas na temporada, Kittle é peça fundamental para Kyle Shanahan, dando flexibilidade para o treinador não precisar ficar óbvio.
Todavia, é um erro gigante tirar seu valor no jogo aéreo. Desde que Brock Purdy se tornou o quarterback titular, Kittle viu sua importância crescer e receber maior atenção nos planos de jogo. Não por acaso, ele liderou os jogadores de sua posição tanto em recepções quanto em jardas em bolas que viajaram pelo menos 20 jardas no ar. Atacando o meio do campo, George é muito produtivo nas rotas seam: além de boa velocidade, ele usa todo seu tamanho para vencer no alto e ser muito produtivo.
De janeiro em diante, ele brilha
Basta olhar uma estatística e fica claro o tamanho de Travis Kelce: ele é o segundo jogador com mais jardas recebidas na história dos playoffs: são 1811, ficando atrás apenas de Jerry Rice. Nos 12 últimos jogos de pós-temporada, ele teve pelo menos 70 jardas em todos e em quase metade deles, foram mais de 100. Neste mesmo lastro, são 13 touchdowns recebidos, uma média superior a um por jogo. Patrick Mahomes agradece e não tem pudor nenhum em procurar seu fiel escudeiro.
Poucos jogadores são tão inteligentes como Travis. Ele é uma máquina em encontrar espaços rapidamente, se colocando em janelas de maneira que Mahomes não precise segurar a bola ou hesitar. Se movendo pelo campo todo antes do snap, ele cria situações problemáticas para as defesas Se ficarem com pacotes pesados, sofrem pelo ar; se colocarem mais defensive backs, Kelce volta para o box e o time corre com a bola com a vantagem física.
E se engana quem diz que o camisa 87 não bloqueia: ele é um jogador menos vistoso que Kittle, mas muito eficiente. Kelce sabe tomar ângulos e ir no segundo nível. Mais uma vez, a inteligência é seu diferencial.
Os dois podem ser protagonistas no Super Bowl
A verdade é que qualquer um dos dois pode ser o protagonista neste Super Bowl. É fácil olhar para Travis Kelce e ver nele grandes chances de brilhar. Entretanto, George Kittle pode ser o ponto de desequilíbrio contra uma forte defesa. Quem é melhor? Decide aí: independente de quem você escolher, a resposta estará correta.
Para saber mais:
Mike Macdonald e o início de uma nova era nos Seahawks
Não é apenas um número: Como as decisões de Campbell mudaram o jogo
Draft Simulado 3.0: A briga por quarterbacks esquenta
Ravens cometeram o maior pecado na hora errada
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!
