Mudança de cultura é real vitória da campanha dos Vikings

Mais que vencer 5 jogos em 6 semanas, Minnesota deixou de ser uma equipe que perde jogos em que é favorito ou disputados no final. O caminho é longo, mas a perspectiva para o futuro é boa

Existem alguns clichês que casam bem com o momento do Minnesota Vikings e sua campanha de 5 vitórias e apenas uma derrota. O primeiro deles é que não é a franquia que escolhe o calendário, então não tem qualquer culpa por ser mais forte ou fraco. Outro é a velha máxima que em jogos em que seu time é o melhor, você precisa vencer: nesses embates que alguns times favoritos deixam escapar triunfos que acabam custando caro mais para frente.

Por último, mas não menos clichê que isso, fica o famoso sempre é melhor vencer que perder. Vitória feia também conta na tabela e nesse momento os Vikings conseguiram abrir dois jogos de vantagem para o Green Bay Packers na divisão, além de ter vencido o confronto direto, que é critério de desempate. Ao fim da sexta rodada, Minnesota tem 89% de chances de ir aos playoffs, segundo o New York Times. Um grande passo para quem nas duas últimas temporadas viu a pós-temporada do sofá de casa.

Chega de sofrer na hora H

Basta olhar para o passado recente da equipe e notar que estes jogos contra times considerados mais fracos custaram a ida aos playoffs nos dois últimos anos e consequentemente o emprego do treinador Mike Zimmer. Em ambas temporadas, os Vikings ficaram uma vitória atrás do sétimo classificado ao wild card. Em 2021, 4 dos 9 reveses do time foram contra equipes que não foram para pós-temporada, todos por até uma posse de bola. No geral, 8 partidas perdidas por até 8 pontos . Em 2020, foram 4 derrotas em 9 jogos como favoritos.

Já agora, sob o comando do head coach Kevin O’Connell, o cenário é bem diferente: o time está 4-0 em jogos decididos por até 8 pontos, não dando qualquer chance para o azar, mesmo que por vezes passando por alguns sufocos. Nas 5 partidas em que era considerado favorito pelas casas de apostas – inclusive a contra os Packers na abertura da temporada – Minnesota venceu. A única derrota foi para o Philadelphia Eagles, único invicto de 2022, num jogo fora de casa, onde no segundo tempo os Vikings tiveram chances de encostar no placar, mas sofreram com turnovers.

O’Connell, um treinador estreante, é bastante elogiado pelos jogadores. Dalvin Cook, uma das principais estrelas do time, já disse que ele traz uma energia muito forte para o jogo. Kirk Cousins elogiou a comunicação, dizendo que tem grandes conversas com o head coach e isso ajuda a melhorarem dentro de campo. Outro clima, outra cultura em relação ao turrão Zimmer.

 “odds
Já é assinante? Faça login aqui.
Está logado e a página ainda não aparece?
Basta recarregar ou limpar o cache de seu navegador.
Aproveite o precinho camarada, clique abaixo e assine nosso site em 1x de R$ 79,60 ou 4x de 19,90, clique acima!