Elevador da NFL

O Protagonista: Jalen Hurts

O melhor quarterback da NFC é cotado para o prêmio de MVP, mas terá concorrência acirrada. Contudo, para quem já passou por algumas provações, o desafio não parece incomodar em nada

‘O Protagonista’ é uma minissérie falando sobre os quatro quarterbacks apontados como principais candidatos ao prêmio de MVP antes da temporada começar: Patrick Mahomes, Josh Allen, Joe Burrow e Jalen Hurts. Nestes textos, vamos tentar traçar um prognóstico de cada um deles, mostrando os motivos que os tornam favoritos ao prêmio nas casas de apostas, bem como o que pode dar errado e fazer com que tudo vá por terra.

Para estrear nosso primeiro capítulo, vamos falar de um candidato ao prêmio pouco menos comentado que os próximos nomes que virão por aí. Jalen Hurts chegou ao Super Bowl na última temporada e se tornou aquilo que os Eagles sonharam por tanto tempo: um verdadeiro franchise quarterback. Não à toa que recebeu uma extensão no seu contrato e virou um dos jogadores mais bem pagos da liga. O melhor QB da NFC é um forte competidor ao prêmio de MVP, porém não terá vida fácil, caso o consiga.

Um líder diferente

Quem acompanha a carreira de Hurts desde os tempos de College sabe que burlar adversidades é presença constante na vida dele: titular em Alabama, perdeu o posto na final do campeonato para Tua Tagovailoa e saiu no portal de transferências. Deu a volta por cima jogando em Oklahoma, por onde se elegeu para o draft. Virou escolha de segunda rodada (bem criticada na época) em um time que já tinha em Carson Wentz o seu titular. E quando a bomba estourou na Filadélfia, com Wentz e Doug Pederson fora, muita gente – incluindo esta cidadã que vos escreve – duvidou da capacidade de Hurts em conduzir o time.

A resposta que Hurts deu foi: trabalhar duro, burlar as adversidades e mostrar para quem duvidou de seu potencial por que ele merece respeito. Jalen Hurts passou de uma dúvida para um líder dentro e fora de campo, alguém que seus jogadores e pessoas ao redor querem seguir.

Eu não sei quanto aos outros críticos, mas ainda bem que mudei de opinião. Ganhei um quarterback sensacional para admirar.

Repetir os louros não será fácil

Em meio às próximas renovações de Burrow e Herbert, por exemplo, e outros enredos desta pré-temporada – só nesta tivemos a novela ‘Renovação de Lamar’ e o reality show ‘Keeping up with Aaron Rodgers’ -, Howie Roseman não perdeu tempo e logo renovou com Hurts por 5 anos e mais de $250 milhões ao todo. O novo contrato dá um ânimo a mais, porém não pense que a vida de Jalen Hurts e amigos será fácil em 2023. Pelo contrário.

O principal motivo para isso é o calendário de Philadelphia. A primeira metade da temporada tem as suas pedreiras: da semana 5 até a 9 (antes da folga), os Eagles pegam em sequência Jets, Dolphins, Commanders e Cowboys – os dois últimos confrontos divisionais. O problema, contudo, está depois da semana 10: o primeiro jogo pós-folga é um Monday Night Football fora de casa contra Kansas City. Só isso. A sequência depois disso não alivia: Bills, 49ers, o segundo jogo contra Dallas, Seahawks e os dois jogos contra os Giants. Toda vitória terá um gosto especial aqui – não apenas para garantir a divisão, como também a folga na NFC.

Outro fator que pode atrapalhar é como o ataque voltará para 2023. Philadelphia foi o 10° ataque mais eficiente da liga ano passado, porém em touchdowns na linha das 10 jardas finais do campo, foi o 24°. Isso remete também a incertezas no ataque, especialmente na linha ofensiva: como volta Jason Kelce? Isaac Seumalo fará muita falta? Lane Johnson ficará saudável? Dependendo de como essas questões serão respondidas, elas vão impactar no jogo de Jalen Hurts. A dúvida aqui é se pesarão para o bem ou para o mal.

O que pode dar errado

Depois da notória evolução que apresentou na última temporada, é difícil acreditar que Hurts pode ter uma regressão à média. As defesas cada vez mais se ajustarão em marcar seus recebedores e ficarão mais atentas com a ameaça terrestre que o QB dos Eagles oferece. No entanto, diante de tudo o que Hurts mostrou até aqui, a tendência é que ele continue evoluindo.

Além de possíveis dúvidas na linha ofensiva e o calendário complicado, mais dois fatores podem deixar Hurts fora da briga pelo MVP, assim como no ano passado. O primeiro deles são lesões: na reta final da temporada regular, ele perdeu alguns jogos devido à um problema no ombro e Gardner Minshew virou titular. O ombro não chegou a atrapalhar tanto Jalen no final das contas, mas os jogos que ele perdeu fizeram com que seu nome perdesse força na corrida pelo MVP e o prêmio fosse para outro jogador – também conhecido como o segundo fator.

Sim, estou falando dele: aquele que se veste mal, estrela de série da Netflix, ET de Varginha e outros codinomes. Patrick Mahomes não é um ser humano dentro de campo e, novamente, é o favorito em Las Vegas para ganhar o MVP. Josh Allen e Joe Burrow estão na frente nas odds também. Contudo, se existe algo que Jalen Hurts nos ensinou nesses últimos três anos na liga, é que obstáculo não é problema. E que, em algum dia, ele vai colher os frutos desse trabalho.

Para saber mais:
5 times com mais espaço na folha salarial chegando nos training camps
Podcast Ep 46: Barkley e Jacobs não assinam: e agora?
Evan Engram renova com os Jaguars antes dos running backs no mercado

“odds