O Protagonista é uma minissérie falando sobre os quatro quarterbacks apontados como principais candidatos ao prêmio de MVP antes da temporada começar: Patrick Mahomes, Josh Allen, Joe Burrow e Jalen Hurts. Nestes textos, vamos tentar traçar um prognóstico de cada um deles, mostrando os motivos que os tornam favoritos ao prêmio nas casas de apostas, bem como o que pode dar errado e fazer com que tudo vá por terra.
O projeto que deu certo. Josh Allen é a fidedigna representação, que mencionamos no período do Draft, de um diamante que precisa ser polido. Não foi fácil, nem rápido; foram dois anos extremamente irregulares antes que o processo fosse concluído. O Buffalo Bills, porém, acreditou no crescimento e colheu os frutos. Hoje, tem em mãos um dos três melhores quarterbacks da NFL. Falta, agora, o passo final. Chegou a hora dele levar seu time ao Super Bowl.
Combo completo
Ao se aperfeiçoar e diminuir suas falhas, Allen se tornou o protótipo perfeito de quarterback. Alto, extremamente físico, preciso em seus passes, capaz de atacar qualquer região do campo pelo seu forte braço e também uma ameaça terrestre. Não há nada que ele não possa fazer. A saída de Brian Daboll como coordenador ofensivo, nome que o moldou, era um dos fatores que poderia gerar um baque em 2022, mas isso não foi visto dentro de campo; pelo contrário, ele manteve o altíssimo nível e foi o terceiro mais votado na corrida pelo MVP.
Hoje, ele é um passador inteligente e que sabe lidar com as ferramentas físicas que tem, e isso o torna tão especial. De nada adianta ter poderes se você não sabe como utilizá-los da forma adequada. Seu percentual de passes completos subiu mais de 10 pontos percentuais de sua temporada de estreia, são pelo menos 35 touchdowns passados nos últimos três anos e foram mais de 750 jardas terrestres nas últimas duas temporadas. Números excepcionais e que se tornaram rotina para o passador.
Atualmente, seu único grande problema advém do alto número de interceptações, o que também é consequência de seu estilo de jogo altamente agressivo. Se conseguir controlar seus turnovers, será difícil encontrar um ponto fraco em Josh, porém, será preciso fazer isso sem perder sua principal característica.
