Não que alguém esperasse que o New England Patriots fosse competir por título em algum momento da temporada 2023, mas ninguém imaginaria o time como o primeiro eliminado da conferência com quatro semanas de sobra na temporada regular. O time continua numa trajetória de forte regressão e precisa fazer questionamentos internos – especialmente se Bill Belichick ainda é o nome ideal para liderar a organização.
Quais eram as expectativas para 2023: Um time competitivo e consistente, livre das amarras de Matt Patrícia e com Mac Jones voltando a mostrar bom desempenho, ainda que não fosse talentoso o suficiente para competir diretamente pela AFC East. A vaga no Wild Card era uma possibilidade, tentando se apegar a um ano parecido com o de 2021.
O que aconteceu: Eu nem sei por onde começar.
A primeira coisa que precisamos analisar é que o ataque foi muito, muito pior do que se imaginava. A falta de um grupo de wide receivers consistentes foi um problema, a qualidade da linha ofensiva também, mas o ponto principal é que nada disso funcionaria com a versão 2023 de Mac Jones (ou Bailey Zappe) de quarterback. Esse sempre vai ser o ponto de partida para um bom time, e os Patriots jamais o tiveram: até a Semana 15, Mac Jones não tinha completado nenhum passe onde a bola viajou pelo menos 30 jardas.
A queda de desempenho do quarterback desde sua temporada de calouro é notável – e, francamente, ele nem foi nada demais em 2021, apenas se mostrou competente, o que já é algo positivo para um calouro como titular. Todos seus números estão em queda, menos o de interceptações, onde lança uma a cada 3.5% de seus passes em comparação a 2.5% em 2021 e 2022. O torcedor dos Patriots já se convenceu do problema, e muito provavelmente a organização também.
