Nova edição do nosso Power Ranking semanal que é publicado durante toda a temporada nas terças-feiras, exceção feita no dia de hoje por questões pessoais. Sempre é mais importante se apegar as prateleiras e não aos números, porque elas dão uma visão mais objetiva de qual o papel de cada time.
Sempre vale lembrar que Power Rankings são bastante subjetivos, e que a ideia é sempre evitar reações exageradas depois de apenas um jogo, porque, bem, foi apenas um jogo. Está tudo bem se você discordar, mesmo – lembre-se que o ranking está sendo montado desde antes da temporada, então a chave para subir (ou descer) é uma sequência de resultados, não apenas um jogo com resultado surpreendente.
Montar o Power Ranking essa semana foi interessantíssimo. Com tantos resultados inesperados, a bagunça foi completa – mudanças fortes nos favoritos, várias alterações na classe média e até os que já estão pensando no Draft tiveram resultados interessantes.
Pra que o ranking ficasse mais claro, refleti as mudanças a partir de como eles estavam classificados na edição da última terça-feira.
Lembrando:
Favorito: é plausível imaginar que eles estejam nas finais de conferência e brigam pelo Super Bowl.
Competidor: brigam e devem estar na pós-temporada, mas é um tiro mais longo que você mande no WhatsApp no seu grupo de amigos que um desses estará no Super Bowl sem que ninguém conteste.
Classe Média: precisam dos astros se alinhando para que haja uma briga forte pela divisão e ainda mais coisa boa acontecendo para brigarem por título. Há contestações óbvias e/ou buracos no elenco que precisam ser arrumados ou mitigados para que o sonho do Vince Lombardi se materialize. Na metade da temporada, esta categoria fica menor e vira “zebras”.
Partiu Draft: precisam de um milagre forte para que role uma classificação para a pós-temporada ou já estão matematicamente eliminados. Na prática, são as equipes que devem figurar no Top 10 do Draft 2022 por terem as piores campanhas de 2021 (as quais devem ser de mais derrotas do que vitórias)
Favoritos:
Eis times que considero favoritos – ou seja, é plausível imaginar que eles estejam nas finais de conferência ou levantando o Vince Lombardi em Los Angeles no meio de fevereiro.
#1- Arizona Cardinals (+2): Sem Kyler Murray, sem DeAndre Hopkins, sem problema. Arizona não precisa forçar Murray a voltar contra os Panthers se ele não estiver 100% – Colt McCoy se provou bastante capaz nesse ataque.
#2- Tampa Bay Buccaneers (+3): Parabéns aos Buccaneers por subirem três posições no Power Ranking essa semana. Os Buccaneers estavam na semana de folga.
#3- Green Bay Packers (-1): Green Bay venceria aquele jogo 11 de 10 vezes se Aaron Rodgers fosse o quarterback ao invés de Jordan Love.
#4- Tennessee Titans (+3): Finalmente a defesa dos Titans atingiu todo seu potencial. Existe muito talento na unidade pra que essa seja uma das piores defesas da liga como no ano passado.
#5- Los Angeles Rams (-4): O quarterback é diferente, o problema dos Rams bloqueando pelo interior da linha ofensiva é o mesmo. Green Bay e Tampa Bay são dois times muito qualificados para explorar essa deficiência.
#6- Baltimore Ravens (+2): A cada semana que passa fica mais fácil confiar em Lamar Jackson também como passador. A evolução do quarterback dos Ravens em relação aos outros anos transforma ele numa superestrela ainda maior.
#7- Buffalo Bills (-3): Josh Allen fez o inferno na vida de Josh Allen e os Bills perderam distância no topo da divisão. Time que quer brigar por título não pode perder pros Jaguars em hipótese alguma.
#8- Dallas Cowboys (-2): Foi um jogo terrível pra todo mundo na volta de Prescott – ele, os recebedores, a defesa, todo mundo ficou devendo. O que não deu pra entender foi Prescott em campo perdendo por 30 pontos e com 6 minutos restantes no cronômetro.
Os desafiantes
Eis os times que considero desafiantes – ou seja, brigam e devem estar na pós-temporada mas é um tiro mais longo que você mande no Whatsapp no seu grupo de amigos que um desses estará no Super Bowl sem que ninguém conteste.
#9- Los Angeles Chargers (=): Os Eagles não abandonaram o jogo terrestre mesmo quando estavam atrás do placar porque a defesa dos Chargers por terra é uma mãe. É uma falha gravíssima de Los Angeles que, ao que tudo indica, vai custar a temporada da equipe mais pra frente.
#10- New England Patriots (+3): A defesa se ajustou muito bem nas últimas semanas e Mac Jones mostra um pouco mais de solidez a cada jogo que passa. New England definitivamente está bem posicionado para chegar aos playoffs – a distância para o topo da AFC East já não é mais tão grande.
#11- Pittsburgh Steelers (+3): Não é exatamente a fórmula ideal para sonhar mais alto, só que os Steelers estão numa sequência de quatro vitórias consecutivas e a tabela não é impossível de lidar.
#12- Cleveland Browns (+4): Semana maluca em Cleveland pela saga de Odell Beckham Jr. e um dos melhores jogos de Baker Mayfield em muito tempo para encerrar qualquer distração. Jogo contra New England é vital para ambas as equipes.
#13- New Orleans Saints (-3): Com quarterback reserva ou não, a ótima defesa dos Saints é o grande ponto forte da equipe em 2021. Não dá pra ceder 11.4 jardas por tentativa para Matt Ryan no que deveria ser um dos jogos mais tranquilos da temporada.
#14- Las Vegas Raiders (-3): Difícil, mesmo, falar mal dos Raiders aqui – por mais que o desempenho em campo tenha sido decepcionante, o lado psicológico sempre pesa nessas horas depois do caso Henry Ruggs. O jogo contra os Chiefs é guerra na equilibradíssima AFC West.
