Top 5 running backs de 2024: Run CMC que os outros vão atrás

Christian McCaffrey é o melhor running back da liga por larga margem, deixando aberta a disputa do segundo lugar para baixo. Separamos cinco nomes – ou melhor, CMC e mais quatro – que estão no topo da prateleira para a próxima temporada.

Ofensivo

Como diria nosso patrão Deivis Chiodini: discutam do segundo para baixo, porque o primeiro lugar já tem dono e nós estamos carecas de saber quem é. Christian McCaffrey é o melhor entre os running backs da NFL por larga vantagem, o que deixa a disputa do segundo lugar para baixo em aberto.

No entanto, diferente de outras posições como wide receiver e até quarterback, a discrepância do primeiro colocado para os demais é bastante significativa. É como sair do Copacabana Palace com salto de grife e ser teletransportado para o Mercadão de Madureira (ou o centro comercial mais popular da sua cidade): você vai conseguir andar, porém a experiência não será a mesma.

Antes de começar, o velho aviso de sempre: por ser um top 5, vai ficar muita gente de fora e, dependendo da opinião de cada um, a composição da lista certamente variará entre os quatro abaixo de McCaffrey. Outro ponto e, nesse caso, um spoiler: não coloquei Nick Chubb por conta da lesão que ele sofreu na temporada passada. Não estou desprezando o imenso talento dele, mas tamanha a gravidade da lesão e de como ele voltará aos gramados, creio que não seja justo colocá-lo na lista – digamos que ele é a nossa menção honrosa cravejada de diamantes. Dito isso, vamos aos melhores running backs.

5 – Bijan Robinson, Atlanta Falcons

Uma das minhas maiores broncas com os Falcons e o péssimo trabalho de Arthur Smith ano passado foi a subutilização de seu então running back calouro. Mesmo assim, Bijan Robinson quase bateu as 1000 jardas terrestres e teve oito touchdowns: quatro corridos, quatro recebidos. Com a chegada de Raheem Morris e, em especial, Kirk Cousins, a tendência é que o jogo terrestre não seja o ponto focal, “aliviando” um pouco a responsabilidade dele no chão. Por outro lado, a sua produção aérea pode explodir, tornando-o uma ameaça dupla. Olho nesse ataque dos Falcons.

4 – Jonathan Taylor, Indianapolis Colts

Os últimos anos do running back foram uma montanha-russa: um 2021 brilhante, um 2022 lesionado e disputando à tapa (literalmente) um novo acordo e um 2023 de retorno. Após conseguir seu novo contrato, Jonathan Taylor teve 487 jardas e seis touchdowns nos últimos cinco jogos da temporada, além de tornar um então anêmico e baleado Colts muito perto dos playoffs. Com ele saudável e Anthony Richardson voltando também, esse ataque fica muito mais perigoso por terra.

3 – Saquon Barkley, Philadelphia Eagles

Se pular muro do CT fosse modalidade olímpica, Saquon Barkley ganharia a medalha de ouro em 2024. Poucas coisas são piores dentro da NFC East do que ser o jogador mais valioso de uma franquia e acabar indo para o arquirrival de divisão. Por mais que não tivesse clima para ele continuar, vê-lo com a jersey verde de Philadelphia certamente causará muita urticária no lado azul de Nova York. Sorte dos Eagles, que agora tem um running back para chamar de seu. Barkley pode não estar mais no seu auge – sem contar com o seu histórico de lesão -, contudo ainda é um dos melhores running backs da liga.

***

Top 5 – temporada 2024:
Top 5 quarterbacks de 2024: Discutam do segundo para baixo
Top 5 iOLs de 2024: O reino dos esquecidos
Top 5 treinadores de 2024: Uma lista com nomes (já) históricos
Top 5 wide receivers de 2024: Talento é o que não falta
Top 5 linebackers de 2024: Warner segue no topo – mas muito bem acompanhado
Top 5 safeties de 2024: a nova geração toma conta
Top 5 iDLs de 2024: Um novo rei pós-Aaron Donald
Top 5 EDGEs de 2024: Disputa acirrada no topo
Top 5 offensive tackles em 2024: maturidade e juventude caminham lado a lado
Top 5 cornerbacks de 2024: É, ele tem o molho
Top 5 tight ends de 2024: O rei mantém sua coroa (mas até quando?)

***

2 – Breece Hall, New York Jets

Se Garrett Wilson padeceu dois anos sem um quarterback decente, o mesmo se aplica a Breece Hall. Em 2023, ele teve quase 1000 jardas por terra e nove touchdowns. Destes, quatro foram recebidos – e olha que ele teve de quarterback Tim Boyle e Zach Wilson. Com a esperança de um Aaron Rodgers saudável, a esperança é que o ataque dos Jets finalmente deslanche, com Breece Hall sendo a arma terrestre.

1 – Christian McCaffrey, San Francisco 49ers

Agora pegamos um elevador e subiremos ao céu – ou melhor: ao rei. O Jogador Ofensivo do Ano de 2023 é o melhor dos running backs da NFL por larga margem e a previsão para a próxima temporada é que continue assim. McCaffrey liderou a liga em jardas terrestres e em touchdowns, com 21 ao todo. Falar de como ele é excelente e eficiente em todos os quesitos é chover no molhado: não é à toa que ele é hoje uma das estrelas da liga. Na terra das trincheiras, a lei é uma: run CMC que os outros vão atrás.

Menções honrosas para além de Nick Chubb:

– Derrick Henry, Baltimore Ravens

– Jahmyr Gibbs, Detroit Lions

– Josh Jacobs, Green Bay Packers

– Kyren Williams, Los Angeles Rams

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds