Trevor Lawrence e a renovação de contrato que melhor representa 2024

Em números absolutos, Lawrence recebe um contrato gigantesco; em números ajustados, é um contrato bem na linha do esperado na temporada de 2024

Lawrence NFL

Trevor Lawrence é o mais novo quarterback bem pago da NFL, igualando Joe Burrow no valor total do contrato (cinco anos, 275 milhões de dólares) e atrelando seu futuro ao Jacksonville Jaguars ainda por muito tempo. Embora sejamos críticos da atual administração da franquia, esse movimento é muito tranquilo de se analisar e, claro, os valores são muito justos na atual expectativa de mercado.

O fato de Lawrence não ter dado um salto de produção para a elite da liga em 2023 fez com que parte do público torcesse o nariz para sua qualidade – o que não faz muito sentido, já que ele continua um quarterback de alto nível e com potencial para se tornar ainda mais que isso. Os Jaguars não precisavam nem gastar muita energia em analisar se renovavam ou não, só que agora terão mais dificuldade em montar um elenco de alto nível ao redor do quarterback.

E Trent Baalke já falhou com isso quando a tarefa era mais fácil.

Novos tempos chegaram

Os números brutos realmente são bem altos, mas podemos argumentar que Lawrence não está sendo um dos 10 quarterbacks mais bem pagos da NFL. Com o salto gigantesco (e inesperado) que o salary cap deu de 2023 para 2024, analisar os número a partir da % que ele ocupa no cap durante seu ano de assinatura ganhou uma importância ainda maior – e dessa forma, o contrato de Lawrence ocupa apenas a 12ª posição:

  • Joe Burrow (2023): 24,47%
  • Aaron Rodgers (2022): 24,14%
  • Josh Allen (2021): 23,56%
  • Russell Wilson (2022): 23,305
  • Justin Herbert (2023): 23,35%
  • Lamar Jackson (2023): 23,13%
  • Patrick Mahomes (2020): 22,70%
  • Jalen Hurts (2023): 22,69%
  • Kyler Murray (2022): 22,14%
  • Deshaun Watson (2022): 22,09%
  • Dak Prescott (2021): 21,92%
  • Trevor Lawrence (2024): 21,53%

Alguns desses contratos deram errado, claro (boa tarde, Wilson), só que é evidente que um franchise quarterback vai ocupar uma grande % do salary cap. Outro fator que causaria uma alteração nessa lista é o ano em que foi assinado, porém, é impossível que um líder bem estabelecido, como Lawrence, não receba um grande contrato.

Os times sabem que não podem se desfazer de um jogador assim e, claro, Lawrence sabe que no mercado aberto ele encontraria alguém que paga. Torcedores do time sabem que 2023 não foi seu melhor ano e que a expectativa é de mais produção e mais consistência, especialmente com a promessa e o potencial que ele possuía antes do Draft. De toda forma, no frigir dos ovos, é um contrato relativamente comum e que não havia a menor possibilidade dos Jaguars fazerem diferente.

Lawrence pode – e precisa – jogar melhor. Existe uma sensação de que a franquia poderia ter utilizado muito melhor os recursos que teve disponível nos últimos anos e fazer dos Jaguars uma equipe mais competitiva. Renovar com seu quarterback, por mais altos que os valores pareçam, não é algo que atraia controvérsia: era o mais óbvio dos movimentos.

Contrato de Lawrence torna (outra) situação na Florida ainda mais curiosa

O que Jacksonville fez também foi comum do ponto de vista de administrar uma equipe: tem um franchise quarterback, renova cedo o contrato e assim que possível, se previne ao aumento do cap do ano anterior, todo mundo sai feliz. Dois dos três times no estado da Florida assinaram contratos com seus quarterbacks. O último é que tá numa situação cada vez mais complicada.

A questão é que não dá nem pra dizer que o Miami Dolphins tá fazendo algo de errado porque a situação é realmente difícil: se você não tem certeza de que Tua É O Cara, não dá pra assumir um contrato de longo prazo como algo comum e sem ramificações. O que o contrato de Lawrence tem a ver com isso é que coloca ainda mais pressão na quadra dos Dolphins: Tagovailoa, com suas limitações, ainda é um jogador que atrairia uma lista de interessados de por ventura atingisse o mercado aberto. E novamente: ele sabe disso. Por que assinar por menos do que ele pode ganhar?

A cada acordo assinado, a situação do Miami Dolphins fica ainda mais urgente. A ver as cenas dos próximos capítulos.

Para saber mais:
Abaixo do Radar: os Titans não são de se jogar fora
5 jogadores do Draft 2022 que precisam se provar em 2024
5 piores contratos da NFL em 2024

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds