Tyreek Hill teve um ano brilhante – com ou sem as 2.000 jardas

Ainda que o recorde tenha ficado para uma outra oportunidade, recebedor do Miami Dolphins teve ano incrível e que merece reconhecimento

Hill

Tyreek Hill provavelmente não vai se tornar o primeiro recebedor da história da NFL a superar as 2000 jardas – ou, ao menos, não na temporada 2023. Com 1717 jardas recebidas após a Semana 17 e no meio da pior sequência do ano, com três partidas consecutivas sem superar a marca de 100 jardas, precisaria de uma atuação histórica contra o Buffalo Bills na Semana 18 para que isso fosse possível.

Vamos ser sinceros: só existem nove atuações na história da NFL onde um jogador conquistou 283 (o número necessário para Hill atingir 2000) ou mais jardas em um único jogo, e a chance de consegui-lo é quase ínfima, com o mais recente sendo Julio Jones em 2016. Ainda que a marca histórica não seja atingida, não dá pra apagar o brilhantismo do recebedor do Miami Dolphins, o mais dominante ao longo da temporada.

LEIA MAIS: Panorama dos playoffs: As chances de cada time antes da semana 18

Hill e o gostinho de quase

Se a temporada acabasse hoje, Hill terminaria 2023 com 66 jardas a mais do que CeeDee Lamb. Na teoria, não é exatamente uma grande vantagem; na prática, precisamos lembrar que o principal alvo de Tua Tagovailoa perdeu tempo considerável da partida contra o Tennessee Titans na Semana 14 por uma lesão no tornozelo; na Semana 15, contra o New York Jets, ele esteve inativo, e desde então, ele registrou média de 87.5 jardas nas partidas contra Dallas Cowboys e Baltimore Ravens.

São bons números para um recebedor comum, é claro. Mas antes de se machucar contra os Titans, estávamos falando de uma temporada histórica. A média de jardas por partida antes da Semana 14 era de 118.75, um número extremamente alto e que seria que suficiente para superar as 2.000. Desde aquela segunda-feira, a média é de 78.6 jardas. A queda é contundente – para fins de informação, da Semana 1 até a Semana 17, a média de jardas por partida de Hill está em 114.5.

Guia dos Playoffs

Nunca saberemos se Tyreek Hill chegaria na marca histórica se a lesão não tivesse acontecido, o que é uma pena. Pessoalmente falando, acredito que sim. Pela forma que o ataque do Miami Dolphins é construído, pela verticalidade que ele imprime e pela velocidade que ele possui para ultrapassar defensores e anotar big plays. Eu sei, eu sei, alguns drops vieram nos últimos jogos; mesmo assim, estamos falando de um wide receiver que vinha superando até mesmo a história antes de perder mobilidade e um jogo como consequência.

Supondo que a média de 114.5 jardas por partida se mantenha após a Semana 18, a média seria a 10ª maior da história e atrás de alguns nomes modernos, tal qual Calvin Johnson (122.8 em 2012), Josh Gordon (117.6, 2013), Julio Jones (116.9, 2015), Antonio Brown (114.6, 2015) e empatado com Cooper Kupp em 2021. É bem possível, também, que esse número abaixe na última semana, dada a queda de desempenho vigente.

Enfim… lesões. Fomos privados de ver Tyreek Hill estabelecendo marcas históricas em 2023 e só um milagre contra o Buffalo Bills na Semana 18 (na Semana 4, Hill obteve 3 recepções e 58 jardas contra o mesmo adversário) fará com que recordes sejam estabelecidos pelo jogador do Miami Dolphins. Ele precisa de 283 jardas para as 2.000 jardas; 248 jardas para quebrar o recorde histórico de Calvin Johnson em 2012. Não acho que ele conseguirá nenhuma delas.

Nada disso anula que Tyreek Hill foi o melhor recebedor da NFL em 2023.

Para saber mais:
Podcast ProFootball +: Prévia da semana 18
O vale-tudo na AFC e NFC South
Ep.70 Recap da Semana 17 da NFL – 2023
Green Bay Packers, um 8-8 e duas histórias completamente diferentes

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

Prefere o Telegram? Não tem problema! Acesse nosso canal aqui e receba todo conteúdo por lá!

“odds