A situação do San Francisco 49ers com relação a saúde de seus jogadores já não andava nada fácil. Nesta segunda-feira, mais uma notícia péssima chegou para nublar a temporada invicta da franquia. Nick Bosa, que saiu machucado do jogo da Semana 3 contra o Arizona Cardinals com uma lesão no joelho, sofreu uma ruptura nos ligamentos e vai precisar de cirurgia. Efetivamente, ele está fora da temporada 2025.
A lesão de Bosa é mais um duro golpe nas aspirações dos 49ers para a temporada de 2025. Depois de um ano complicado, a equipe se apegava na volta de talentos importantes e numa tabela acessível para retornar aos playoffs. Mas a bruxa continua solta pelos lados de San Francisco: só nas primeiras semanas, Brock Purdy, George Kittle, Jauan Jennings (e agora Bosa) já estão na lista de machucados.
LEIA TAMBÉM: Transmissões da Semana 4 da temporada 2025 da NFL
Perda de Bosa terá efeito geral
Não há como falar de outra forma: os 49ers vão sofrer bastante sem seu principal pass rusher. As duas primeiras semanas da temporada 2025 serviram para mostrar ao mundo como Bosa permanece sendo um EDGE de altíssimo nível cuja produção é praticamente impossível de replicar.
Nos dois primeiros jogos, Bosa (28,1%) foi o terceiro EDGE com a maior % de pressões na NFL, perdendo apenas para Alex Highsmith (32%) e Nik Bonitto (28,2%). Ele já acumulava 3 quarterback hits, 2 sacks, 2 fumbles forçados e 15 tackles. Foi um início de temporada de alta qualidade do defensor, que agora terá de ver tudo das sidelines.
Além de perder um dos melhores pass rushers da NFL, o efeito dominó na defesa dos 49ers também tende a ser um problema. O excelente início de temporada de Mykel Williams agora dará aos ataques adversários a chance de focar em mais formas de parar o calouro. Bryce Huff, outro queridinho de Robert Saleh, pode ser chamado a contribuir de forma mais ampla: no Philadelphia Eagles, em 2024, ele foi uma negação em early downs.
Você não encontra um jogador do nível de Nick Bosa com facilidade, e não há nada na free agency que chegue perto do impacto que ele apresenta em campo. A não ser por uma troca inesperada, a defesa de San Francisco vai ter muito mais dificuldade de pressionar os quarterbacks adversários a partir das próximas semanas.
Histórico de lesões também é preocupante
Essa é a terceira vez que o craque dos 49ers vai passar por uma operação no joelho. Em 2020, seu segundo ano na NFL, ele teve a mesma lesão no joelho esquerdo após uma fantástica temporada de calouro, limitando seu progresso no ano em questão. Agora, embora a lesão seja em seu joelho direito, é impossível não pensar no futuro—em 2015, ainda longe da NFL, ele também passou por uma cirurgia no joelho direito para corrigir uma ruptura parcial do mesmo ligamento.
Bosa terá 29 anos quando a próxima temporada se iniciar e contará com operações nos dois joelhos para seu histórico. Em 2024, ele claramente não estava em seu melhor nível, apesar de uma temporada ainda de impacto. Embora o time tenha poucas opções com relação ao seu contrato (75,9 milhões de dólares de dead cap em 2026), as chances do defensor jogarem por San Francisco em 2027 diminuem muito, com um dead cap de “apenas” 34,2 milhões caso a franquia opte por cortar laços.
Certo é que, para 2025, o San Francisco 49ers sofreu mais uma grande perda.
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.






