Michael Bennett e Marshawn Lynch ficam no banco durante a execução do hino

Se Colin Kaepernick não tem time, sua mensagem segue sendo levada por outros atletas da NFL. Além de alguns bocejos e poucos destaques, a pré-temporada teve como história a sequência do protesto silencioso que alguns jogadores vem levando a cabo durante a execução do Star-Spangled Banner, o hino nacional norte-americano.

No sábado, Marshawn Lynch – novo running back do Oakland Raiders – ficou sentado durante o hino. Lynch disse ao técnico da equipe, Jack Del Rio, que fica sentado há mais de 11 anos. “Ele disse que isso é algo que ele faz há 11 anos. Disse-me que é como ele é. Então vocês sabem como me sinto, já que acredito em ficarmos de pé durante o huno nacional. Mas vou respeitar (Lynch) como homem. Ele faz a coisa dele, fazemos a nossa”, declarou Del Rio à NFL Media.

De toda forma, a resposta de Lynch para Del Rio não é integralmente verdade. O site ProFootball Talk achou um vídeo de novembro de 2011 no qual o running back, ainda nos Seahawks, estava de pé durante a execução do hino antes de jogo contra os Ravens. O PFT disse que não conseguiu achar fotos de Lynch sentado durante o hino nos onze anos anteriores ao último sábado.

Mesmo que Marshawn não tenha jogado a temporada passada, ele fez questão de mostrar solidariedade a Colin Kaepernick em 2016. “Espero que isso abra os olhos das pessoas para que elas vejam que há um problema [a violência policial com negros] e algo precisa ser feito”, Lynch disse em setembro do ano passado ao talk show de Conan O’Brien. “Se você não é realmente racista, então não verá isso como uma ameaça aos Estados Unidos”, completou.

Não se sabe ao certo se o ato de Marshawn no último sábado foi em homenagem ou em cortesia a Colin – ele não falou mais sobre o assunto. O repórter Paul Gutierrez, da ESPN americana, conversou com o quarterback reserva do time, EJ Manuel e este disse que não houve problema no vestiário e que o time apoiou a decisão de Marshawn.

No domingo, Michael Bennett também ficou sentado

A noite de domingo marcou o final da primeira semana da pré-temporada 2017 da NFL e mais um ato de protesto silencioso por parte de um atleta da liga. O defensive end do Seattle Seahawks, Michael Bennett, sentou-se com uma toalha na cabeça durante a execução do hino nacional americano.

“Com tudo o que vem acontecendo nos últimos meses e especialmente com o que rolou na Virgínia e hoje em Seattle, eu só queria usar minha plataforma para continuamente falar sobre injustiças”, disse o end após a vitória de 48 a 17 por Seattle ante o Los Angeles Chargers.

Publicidade




Bennett fez questão de explicar seus motivos, ao contrário de Lynch no dia anterior, dizendo que espera que sua postura fará com que outros se envolvam na mudança de suas comunidades. “Primeiramente, quero que as pessoas saibam que eu amo as Forças Armadas, meu pai é militar. Eu amo cachorro-quente como qualquer americano. Mas eu não amo segregação. Eu não amo motins ou opressão”, disse. “Só quero que as pessoas tenham igualdade como merecem. E eu quero poder usar esta plataforma para continuar passando essa mensagem”, completou.

Mais sobre os protestos de jogadores durante o hino americano:
Além dos touchdowns e interceptações: A derrota e a vitória de Colin Kaepernick

Ainda, o defensor disse que não avisou previamente aos seus companheiros de equipe que ficaria sentado durante o hino. “Estou vulnerável agora”, falou. “Tem um monte de gente em casa me julgando, mas eles nunca chegarão ao ponto de estarem vulneráveis. Deixo as pessoas me atacarem porque eles não acreditam no que eu acredito […] (Vou) Seguir lutando por igualdade, (vou) seguir lutando por pessoas oprimidas. E vou tentar continuar a mudar a sociedade”.

Michael Bennett salientou também que pretende continuar com o protesto silencioso – sentar-se durante a execução do hino – durante o restante da temporada. Marshawn Lynch não respondeu perguntas sobre o assunto.

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

Quer uma oportunidade para assinar nosso site? Aproveita, R$ 9,90/mês no plano mensal, cancele quando quiser! Clique aqui para assinar!
“odds