Não existe nada que chame mais atenção no Draft que os quarterbacks. Afinal, numa liga aérea como a NFL se tornou na última década, se tornou praticamente impossível ter sucesso sem uma peça de qualidade atrás do center. E o que não falta são equipes que precisam investir na posição: contando por alto, são pelo menos 7 franquias que podem buscar um nome para comandar seus ataques. Por mais que a classe de 2022 não tenha o mesmo hype dá deste anos, existem bons valores, que se trabalhados de maneira correta – fator fundamental mesmo para prospectos de alto gabarito – podem ter sucesso na liga. Separamos os 5 melhores quarterbacks até agora.
5- Carson Strong – Nevada
Se John Elway ainda fosse o general manager do Denver Broncos, possivelmente ele estaria bem de olho em Carson Strong. Alto e com bom braço, Strong joga num ataque muito vertical e que busca o fundo do campo constantemente. Além disso, mostra bom trabalho se movendo no pocket e sabe se livrar da bola rapidamente. Seu forte é atacar as zonas intermediárias: são 7 touchdowns e nenhuma interceptação em bolas que viajaram entre 11 e 19 jardas.
Entretanto, quando a pressão chega, Strong tem dificuldades na tomada de decisão: suas jardas por tentativa caem de 9 com pocket limpo para 4,6 pressionado.[foot]Pro Football Focus[/foot] O jogador de Nevada também tem limitações atléticas, que o impedem de ser um fator correndo com a bola ou mesmo estendendo jogadas.
4- Kenny Pickett – Pittsburgh
Mais um no mar de quarterbacks que joga na NCAA: essa é a melhor definição para o que era Kenny Pickett. Todavia, em 2021, ele explodiu, se tornando um prospecto que chama atenção da NFL. Até agora, são 21 touchdowns lançados e apenas uma interceptação, fazendo com que Pittsburgh mude de patamar na briga pela ACC. Dono de bom braço, ele mostrou evolução em especial na sua precisão, conseguindo distribuir bem a bola em todas as áreas do campo.
Porém, a grande dúvida é sobre como Pickett reagirá contra oponentes de maior gabarito. Nesta primeira parte da temporada, o quarterback enfrentou apenas adversários mais frágeis e quando jogou contra Virginia Tech – um pouco melhor, mas longe da elite da NCAA – seus números caíram bastante. Se nos demais jogos sua média era de 72% de passes completos e 10 jardas por tentativa de passe, contra Virginia Tech caiu para 60% e 5,5[foot]Pro Football Focus[/foot], tornando-se algo a monitorar daqui para frente.





