O insuportável discurso sobre Brock Purdy está perto de voltar. O quarterback do San Francisco 49ers, que alterna entre candidato a MVP e um robô que apenas executa o sistema de Shanahan a depender de quem você pergunta, vai entrar na sua terceira temporada na NFL como um jogador estabelecido na liga e pronto para fazer bom uso do contrato de melhor custo-benefício da NFL antes que o time inevitalmente tenha que pagá-lo.
Purdy é um excelente exemplo de como a falta de meio termo afeta a análise de um jogador. Entrando em sua terceira temporada na liga, nem todo mundo desapegou de conceitos polares criados para analisar o líder do San Francisco 49ers. O que parece se perder de vista é que ele é um jogador que vai entrar apenas em sua terceira temporada na liga – e sua forma de jogar é o que nos faz esquecer desse detalhe.
Purdy já mostrou que os 49ers precisam dele
Uma das maiores mentiras que se propagou ao longo dos últimos anos é que qualquer quarterback consegue executar o sistema de Kyle Shanahan. Não são poucos os nomes que falharam ou estiveram abaixo da expectativa de um time campeão: C. J. Beathard, Nick Mullens, Brian Hoyer e, sim, Jimmy Garoppolo. Existe uma razão para Purdy ter criado tanta estabilidade de forma tão rápida numa posição que foi bastante questionada nos últimos anos.
Nos números, nada a criticar. 44 touchdowns, 15 interceptações, 68,7% de passes completos e 17 vitórias em 21 jogos como titular na carreira até então. Nos playoffs, 4-2 até o momento – ou, se quiser forçar muito a barra, o dobro de vitórias de Dak Prescott na carreira. O fato do quarterback dos 49ers ser ajudado pelo sistema ofensivo do time ignora o fato de que… essa é basicamente… a função do sistema ofensivo de um time.
Mesmo que tenha jogado como um veterano desde o primeiro momento que pisou em campo, Purdy ainda é um jogador com espaço para melhorar, especialmente em relação a algumas tomadas de decisão de onde ir com a bola. Sem um canhão no braço, ele entende perfeitamente como atacar verticalmente sem forçar a barra ou colocar a bola em muito risco. Consistência é uma das grandes chaves de um quarterback de sucesso na NFL, e isso é um dos ingredientes secretos de sua produção: você sabe exatamente o que virá dele e não existe uma montanha-russa a cada semana.
Para um time com as expectativas altas que os 49ers possuem em 2024, dá pra viver sem um jogador que entrega tanto? Dá pra imaginar esse time, com o potencial ofensivo que tem, indo longe com Joshua Dobbs? Você consegue imaginar as viradas contra Detroit Lions e Green Bay Packers com qualquer outro quarterback que jogou nos 49ers na era Kyle Shanahan?
Eu não consigo.
E ele não é o general manager
Se o seu argumento é que ele joga com o melhor grupo de skill players da liga a sua volta (o que é verdade), recomendo que assista jogos antigos dos 49ers com Garoppolo de quarterback: as big plays surgem agora por causa do quarterback e não apesar dele. E que ótimo que ele tenha um grupo de jogadores junto com ele. Até porque esse é exatamente o trabalho de um general manager: montar a melhor equipe possível para brigar pelo título.
Com mais um ano de experiência e – extremamente importante – uma offseason onde ele pôde se desenvolver ao invés de se recuperar de uma lesão grave, como em 2023, sinto que veremos a melhor versão de Brock Purdy na NFL, ainda mais consistente e ainda mais inteligente. 2024 será um ano onde a campanha de MVP pode ficar ainda mais forte e o ataque ainda mais letal. E sim, os jogadores restantes do ataque continuarão a produzir bem, porque é pra isso que eles são pagos.
Mas saiba dar os méritos para o quarterback que também facilitou muito o trabalho deles e fez do ataque uma unidade muito melhor. Não foi só de um lado.
Para saber mais:
Vídeo: O kicker que não tinha dedos no pé – e fez a NFL mudar suas regras
Eagles, 2024: Ou vai ou racha
5 nomes famosos da NFL cortados antes da temporada regular de 2024
O Houston Texans quer entrar na briga de gigantes
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!
