Parece que os jogadores da NFL entenderam que era preciso compensar o público que não pode ir aos estádios em 2020 por conta da pandemia do COVID-19. Dessa forma, estão nos entregando mais e mais jogos emocionantes a cada semana. No domingo que passou, não foi diferente: jogos sendo decididos com touchdown já com cronômetro zerado, field goal decisivo batendo na trave e saindo, além de outras situações que geraram tensão entre os torcedores. Pensando nisso, separei as 5 lições mais importantes da semana:
1. O equilíbrio está chegando em Tampa Bay e isso é um perigo para os demais times
Nada é mais importante na NFL que equilíbrio. O Pittsburgh Steelers é um exemplo disso: defesa que produz muita pressão e um ataque consistente, em especial produzindo pontos.
Isso vem gradualmente chegando ao Tampa Bay Buccaneers, como vimos na vitória sobre o Green Bay Packers e neste domingo sobre o Las Vegas Raiders. A defesa é uma das melhores da temporada e o ataque está aprendendo a liquidar jogos quando tem as oportunidades. Tom Brady e cia. se aproveitaram das chances dadas pelos Raiders, em especial depois de uma interceptação, para abrir a vantagem definitiva no placar. Correr atrás contra essa defesa é muito complicado. Equilíbrio é isso: uma unidade complementando e tirando proveito do trabalho da outra.
2. Davante Adams é um oásis em Green Bay
Incrível como às vezes se criam algumas narrativas estranhas na NFL. Uma das mais absurdas para mim, é que Davante Adams piora o jogo do Green Bay Packers, pois Aaron Rodgers acaba o procurando em demasia, em vez de distribuir bem a bola como nos jogos em que ele esteve lesionado. Para alguns, a derrota para o Tampa Bay Buccaneers validou esse argumento sem sentido: em vez de se entender que o jogo de Rodgers e da linha ofensiva não foi bom, alguns focaram nas duas interceptações na direção de Adams.
Contra o Houston Texans, a resposta: 13 recepções, 196 jardas e 2 touchdowns. Em meio de tantos Marquez Valdes-Scantlings da vida, Adams é um oásis de talento.
3. Fred Warner é o melhor linebacker da liga
Quando a defesa do San Francisco 49ers assombrou o universo da NFL em 2019, o então segundanista Fred Warner já despontava. Dono de uma leitura de jogo de alto nível, ele se destacava por conta de uma reação apurada e geralmente muito eficiente, porém, sempre se ficava a ressalva que ele jogava solto por contra da excelente linha defensiva dos 49ers.
Nesse ano, com a saída de DeForest Buckner e a lesão de Nick Bosa, ele segue voando. Na grande vitória contra o New England Patriots, Warner foi onipresente no campo, conseguindo 6 tackles e uma interceptação. Falo sem medo: Warner é hoje o melhor de sua posição na liga.
4. Mike Nolan tem que ser demitido do Dallas Cowboys
Normalmente, defendo paciência com treinadores e sua comissão técnica no primeiro ano de trabalho. Acredito que é necessário um tempo de adaptação, para que os técnicos coloquem sua filosofia de trabalho e esquema tático com tranquilidade.
Mas no caso de Mike Nolan, coordenador defensivo do Dallas Cowboys, acredito piamente que a demissão imediata é o melhor caso. Os jogadores não estão jogando bem, mas o esquema é totalmente disfuncional. Após ser criticado pelos atletas durante a semana, a unidade cedeu mais de 400 jardas para Washington com Kyle Allen como quarterback. Uma mudança se faz necessária.
5. É hora do Buffalo Bills se reencontrar – ou problemas podem aparecer
Um time que almeja brigar por coisas maiores na temporada não pode se dar ao luxo de ter três semanas consecutivas ruins. As derrotas contra Tennessee Titans e Kansas City podem ser consideradas normais, pois os adversários eram qualificados.
O que preocupava era a performance, que seguiu pobre nesse final de semana contra o New York Jets. Foram apenas 18 pontos contra a equipe que vem sendo saco de pancadas neste ano. As cinco idas à red zone não resultaram em nenhum touchdown e 11 faltas fizeram o time perder mais de 100 jardas. Ainda dá para errar, mas se esses problemas não se corrigirem, Buffalo pode pagar um preço caro.
Leia também:
Análise Tática: A nova versão de Ben Roethlisberger
🎥 Curti: Antonio Brown assina com os Buccaneers
A chave para o sucesso: Como os 49ers podem superar as lesões
