Os 5 melhores times da década de 2010

Packers do melhor ano da carreira de Aaron Rodgers e Patriots da reviravolta no Super Bowl figuram entre os melhores times da década na NFL

Dando prosseguimento as nossas listas de melhores da década, vamos com os melhores times desse período. Como ele é curto, nos limitamos a apenas uma aparição por franquia, já que as mudanças dentre os elencos não são assim tão grandes – Patriots em 2014 e 2016, por exemplo, eram equipes parecidas, assim como os Seahawks de 2013 e 2014, enfim. Vale notar também que, embora títulos tenham peso, a conquista do Super Bowl não foi o principal critério na elaboração dessa lista.

5. Green Bay Packers, 2011

É fácil esquecer da força desse time por conta da eliminação precoce nos playoffs, mas olhando em retrospecto, os Packers em 2011 tinham um ataque que não devia tanto assim para os Broncos de 2013. O grupo de recebedores era ótimo e o MVP de Aaron Rodgers foi uma das decisões mais fáceis da história do prêmio: à parte os ótimos números do quarterback (45 touchdowns, 6 interceptações, 9.39 de ANY/A), aquele foi o melhor ano de sua carreira considerando o nível apresentado em campo.

As 15 vitórias da temporada regular de nada adiantaram no mata-mata, quando o time jogou uma péssima partida contra o New York Giants na Semifinal de Conferência e foi eliminado em casa. Drops e turnovers foram a tônica daquele confronto, o que pode ser resultado da decisão da equipe de descansar boa parte de seus titulares na semana 17. Mesmo com essa dominância, Green Bay não conseguiu defender o título.

4. Philadelphia Eagles, 2017

A troca para selecionar Carson Wentz no ano anterior deu aos Eagles exatamente o que eles desejavam: um franchise quarterback capaz de liderar a organização ao seu primeiro título de Super Bowl. Usando as RPOs como base, o ataque dos Eagles, praticamente imparável, se juntou a uma defesa que tinha um pass rush feroz e uma secundária que atuou muito melhor que o esperado.

Mesmo depois da lesão de Wentz na semana 14, a força do elenco de Philadelphia ficou provada quando Nick Foles assumiu a titularidade pelo restante da campanha, trucidando o fortíssimo Minnesota Vikings na Final de Conferência e batendo o New England Patriots no Super Bowl. Foi um ano em que tudo deu certo e que, embora os Eagles não tenham conseguido manter o sucesso, ficará marcado como um dos grandes times da década.

3. Denver Broncos, 2013

Curto e direto: o melhor ataque que eu já vi. Peyton Manning estabeleceu com folga o recorde de mais touchdowns passados em um só ano e a média de 37.9 pontos anotados por jogo foi a maior da década. Foi uma das raríssimas vezes em que um time teve ao menos 4 jogadores recebendo pelo menos 10 touchdowns (Eric Decker, Wes Welker, Julius Thomas e Demaryius Thomas), além dos 10 touchdowns terrestres de Knowshon Moreno.

Duas coisas impediram aquele time de ser campeão: as lesões de Von Miller e Chris Harris Jr. perto do fim da temporada e uma defesa que era ‘apenas’ mediana. O resultado foi o massacre do Seattle Seahawks no Super Bowl por 43-8.

2. Seattle Seahawks, 2013

Já que estamos falando dos Seahawks de 2013, eles também estão presentes nessa lista. Se o placar elástico na final causa a impressão de que aquele também era um grande ataque, a realidade é que a fortaleza dos Seahawks no início da última década estava na defesa, mais especificamente na histórica Legion of Boom.

Russell Wilson ainda estava em sua segunda temporada e, embora fosse um bom quarterback, estava longe de se tornar a estrela que conhecemos hoje – o maior ícone daquela equipe era Richard Sherman, eternizado na vitória sobre o rival San Francisco 49ers na Final de Conferência. Os Seahawks tinham a melhor defesa da liga, cedendo apenas 273.6 jardas e 14.4 pontos por partida, marcas muito fortes.

1. New England Patriots, 2016

Esse foi um ano em que os Patriots dominaram as manchetes, literalmente, do início ao fim da temporada. Tom Brady esteve suspenso pelos primeiros 4 jogos por conta de sua suposta participação no Deflategate, contudo, a combinação de Jimmy Garoppolo e Jacoby Brissett foi capaz de vencer 3 dessas partidas e deixar o time em posição confortável. Em sua volta, Brady acumulou 28 touchdowns e somente 2 interceptações na temporada regular.

A defesa liderou a liga com menos pontos cedidos na temporada (250). Embora não fosse recheada de estrelas, era um grupo bastante sólido e consistente o suficiente para garantir a vitória nos jogos que o ataque não tivesse um grande dia. Evidentemente, além de sua força, a maior marca dessa equipe é a virada épica no Super Bowl sobre o Atlanta Falcons, quando os Patriots perdiam por 28-3 e conquistaram o título anotando 31 pontos seguidos.

Leia também:
4 motivos para o torcedor dos Colts se empolgar com a sua defesa 🏈
Como Le’Veon Bell pode voltar ao alto nível em 2020 🏈
Análise tática: 5 lances que mostram que Mahomes vale cada centavo 🏈
As 5 melhores defesas da década de 2010 🏈

“odds