Os 5 Melhores times da primeira metade da temporada 2017

9 é maior do que 8,5, que é metade de 17. Sou de humanas, mas sei fazer contas básicas. Com isso, temos a primeira metade da temporada sendo história. Não por acaso, já podemos falar em competidores, favoritos, zebras e decepções.

Este texto é, em específico, para falarmos sobre aqueles que, a meu ver, são os cinco melhores times da NFL nesta primeira metade do ano. Claro: é um texto subjetivo e opinativo, aceitando opiniões em contrário. Quase impossível que sua opinião seja a mesma que a minha – embora no nosso podcast, o Eduardo tenha tido a mesma lista.

Sem mais delongas, vamos lá. Ao melhor estilo João Kléber, em ordem do 5º melhor para o melhor desta primeira metade do ano.

 

Menções honrosas: Minnesota, Seattle, New Orleans

5- Los Angeles Rams (5-2)

Por incrível que pareça, o Los Angeles Rams está empatado no topo da NFC West – embora tenha perdido para o líder após o critério de desempate, Seattle Seahawks, no confronto direto, jogo que pode ser bem importante na classificação final da temporada. De toda forma, por mais que você imagine que estou subindo os Rams de maneira inconsequente, o ponto é mais denso além do talento (ou não) de Jared Goff na posição de quarterback. Os Rams, mesmo com Goff under center, estão jogando de maneira competitiva desde o início do ano.

A defesa, sob o comando de um dos coordenadores defensivos mais inteligentes da NFL (Wade Phillips), está jogando o fino da bola depois de quatro semanas tomando mais de 25 pontos – 11 pontos cedidos, de média, nas três últimas partidas. O ataque é um dos melhores da NFL em pontos por jogo, constantemente colocando mais de 30 no placar. Todd Gurley é um dos favoritos para Comeback Player of The Year.

Os Rams são o um time bem treinado nos dois lados da bola e capazes de controlar o relógio e a posse na mesma medida em que evitam e colocam pontos no placar. Podem ser mega cavalos paraguaios? Podem. Mas neste momento, merecem amor.

4- New England Patriots (6-2)

Com a derrota do Buffalo Bills ontem, os Patriots postam-se de maneira mais tranquila no topo da AFC East. Tom Brady, mesmo aos 40 anos, está jogando de maneira inacreditável e carregou o time nas costas nas cinco primeiras semanas da temporada. Brady, aliás, lidera a NFL em jardas passadas.

A defesa, outrora problemática e pior da NFL em pontos cedidos, aos poucos parece encontrar o caminho das pedras. Na campanha derradeira contra o Los Angeles Chargers, não só segurou o rojão como interceptou Philip Rivers. A unidade parece melhorar a cada dia que passa e isso não é por acaso: o atual Acordo Coletivo Trabalhista não permite mais os Two-A-Days (dois treinos por dia na pré-temporada). Natural que a unidade parecesse perdida no início do ano. E é justamente por isso que times bem treinados melhoram na reta final da temporada; a química aumenta. Parece ser o caso aqui.

Os Patriots não são os favoritos na AFC como antes pensávamos. Mas temos que respeitar o potencial do time nesta reta final da temporada.



3- Kansas City Chiefs (6-2)

Depois de abrir 5-0 na temporada e ser o último dos invictos, o Kansas City Chiefs perdeu duas partidas seguidas. Mas não pense neles de maneira tão triste: o todo é o que importa. Mesmo sem Eric Berry, o time está segurando a barra com uma equipe bem treinada e calibrada por Andy Reid. Harrison Butker é uma grata surpresa na posição de kicker. Justin Houston é forte candidato a Comeback Player of the Year e a defesa joga de outra forma com ele em campo.

No ataque, Alex Smith ainda não foi interceptado e, pasme, tem o melhor rating da NFL em passes para mais de 20 jardas. É, isso está acontecendo. Kareem Hunt, agora que Deshaun Watson está fora da temporada, é o potencial calouro ofensivo do ano. Enfim, um time que joga de maneira oportunista e capitaliza nos erros do adversário. Será o suficiente para a pós-temporada?

Só Deus sabe.

2- Pittsburgh Steelers (6-2)

O coordenador defensivo dos Steelers, Keith Butler, está fazendo um trabalho magnífico com essa equipe. É, de longe, a melhor unidade defensiva do time desde a Era Dick LeBeau. Ryan Shazier é excepcional, T.J Watt é uma aposta por fora para Calouro Defensivo do Ano e Joe Haden era exatamente o que o médico receitou para essa secundária.

No lado ofensivo das coisas, eu sei que as duas derrotas são na conta de Ben Roethlisberger – principalmente contra os Jaguars e as cinco interceptações. Mas, desde então, as coisas parecem estar melhores. Principalmente porque Mike Tomlin tirou Le’Veon Bell do castigo e está entregando a bola para ele em mais de 25 snaps por partida. Se ele ficar saudável e for o comandante de um ataque que tem Antonio Brown e Juju Smith-Schuster voando, os Steelers são os favoritos na AFC – a menos, claro, que enfrentem seu nemesis em New England. Aí a coisa complica.



1- Philadelphia Eagles (7-1)

A única derrota dos Eagles neste ano é para o terceiro colocado de nosso ranking e, mesmo assim, fora de casa. Assim, com a melhor campanha do campeonato, fica difícil não colocar Philadelphia no topo.

De qualquer forma, antes que contextualizem com o calendário, vale lembrar que o time tem muito talento. Na defesa, o front é um dos mais talentosos da liga – Fletcher Cox, Brandon Graham e cia. No ataque, a unidade está em ano incrível. Carson Wentz é uma máquina em profundidade, Zach Ertz é o melhor tight end da liga em 2017, todo o corpo de recebedores vem sendo capaz de produzir e o backfield agora conta com Jay Ajayi.

A partida desde domingo, sem o LT Jason Peters (fora da temporada) contra o pass rush do Denver Broncos, colocará os Eagles a prova contra a melhor defesa que enfrentaram até agora. Se vencerem de maneira consistente, posicionam-se de maneira forte como favoritos para o Super Bowl LII.

Mais Semana 9: 
Os Vencedores e Perdedores da Semana de trocas da NFL em 2017
Podcast, Ep 48: MVP e demais prêmios de Meio de Temporada na NFL
Guia da Semana: Suspensão cai, Elliott joga e Cowboys buscam engrenar contra os Chiefs

Comentários? Feedback? Siga-me no twitter em @CurtiAntony ou no facebook – e ainda, nosso site em @profootballbr e curta-nos no Facebook.

“RODAPE"

“odds