Paciente da Semana é uma coluna semanal de Alex Porto, sobre algum personagem marcante da rodada da NFL. Está no ar sempre nas quartas-feiras, com uma crônica para você refletir sobre futebol americano.
Com a vitória do Kansas City Chiefs no SNF, brinquei que o Coisa Ruim Voltou. Porém, com a derrota do Buffalo Bills no SNF, o New England Patriots assumiu a liderança da AFC Leste com campanha 4-2. Será que o Império do Mal original finalmente recuperou seu comando? Sim e Não.
New Age Patriots
Não, visto que esse Império está sob nova direção. Bill Belichick, que conquistou seis títulos com a franquia, se despediu dos Patriots após uma temporada 4-13 em 2023. Parte de mim estava torcendo para o lendário treinador conquistar as 26 vitórias restantes que o tornariam o mais vitorioso da história dessa liga secular. Ficar calado e apreciar a grandeza foi algo que aprendi com essa Era de New England. Quando estava começando a me interessar por futebol americano, fui ensinado que deveria ser anti-Patriots porque eles sempre ganhavam. E anti-Patriots eu fui. Quem em sã consciência escolhe torcer para os favoritos? Bom, temos ai parte da história de como me apaixonei Philadelphia Eagles no Super Bowl LII – Essa fica para outro dia.
De qualquer maneira, técnico e franquia sentiram que estava na hora de seguirem caminhos diferentes. Só não procure saber como está a jornada de Chapel Bill, o romântico treinador de futebol americano universitário. O Clube Croata da Terceira Idade não deve estar feliz. Já o time de Foxborough vai muito bem, obrigado! Após um ano esquecível com campanha 4-13 sob comando de Jarod Mayo, o dono Robert Kraft foi atrás de um velho conhecido. Mike Vrabel, três vezes campeão com a equipe quando era jogador, se tornou o head coach para 2025. Injustamente dispensado dos Titans na minha opinião, Vrabel é a escolha perfeita por conhecer a antiga cultura da equipe, mas conseguindo conectá-la a nova geração. Assim…
Bem vindo de volta, GenZ Matthew Stafford!
Sim, visto que o New England Patriots encontrou seu franchise quarterback. Como é DIVERTIDO assistir Drake Maye jogar! O QB de North Carolina era um #myguy no processo de avaliação do Draft 2024. Inclusive, foi o QB#1 do board feito por mim e o novo membro do Pro Football, Cristian Felipe, quando éramos colegas de Endzone Brasil. De acordo com um amigo meu, ele nunca errou um passe em profundidade. Brincadeiras a parte, nessa temporada são 75% dos passes completos para mais de 20 jardas. Ainda que falte talento a seu redor, Maye está mais consistente na execução, leituras e em sua tomada de decisão. Tal qual o quarterback dos Rams, vejo uma agressividade controlada em seu jogo.
Além disso, esse desenvolvimento precisa ser parcialmente creditado a Josh McDaniels. Uma das maiores provas de que a função de coordenador e técnico principal são completamente diferentes. Quando é responsável somente pelo ataque, o treinador consegue apresentar uma estrutura criativa que potencializa as virtudes de seu quarterback. Fiz um vídeo em nosso Instagram ilustrando como Josh casa o jogo terrestre e aéreo sequenciando as jogadas.
Em resumo, um técnico de mentalidade agressiva, coordenador criativo e quarterback divertido são uma excelente receita para o fã de futebol americano. Penso que esse resultado de 2025 será mais reflexo de uma tabela fácil que uma consolidação da equipe. Entretanto, sair do fundo do poço é o primeiro passo para construir uma nova casa. O rancor da antiga dinastia passou. Admito… Meu coração está aberto para esse novo New England Patriots.
Para saber mais:
5 lições: O caos toma conta da NFL
EP 7, temp 2025: O que de melhor aconteceu na semana 6 da NFL
Chiefs reencontraram seu caminho: ajustes fizeram o time muito mais forte
Pro Football Talks #03: Entrevista com Guilherme Cohen
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?
Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.








