Packers x Bears: Será que alguém consegue defender?

Terceiro duelo entre rivais da NFC North coloca duas equipes com problemas defensivos evidentes—uma delas, no entanto, vem sofrendo mais que a outra

playoffs

Chicago Bears e Green Bay Packers possuem história, rivalidade, títulos e ódio recíproco. Com dois confrontos bastante recentes na memória, quis o destino que os colegas de NFC North estivessem frente-a-frente pela terceira vez pela terceira vez em 34 dias, agora num jogo de ainda mais importância.

Packers e Bears são os dois sobreviventes de uma NFC North que se projetava forte desde o início da temporada. Os dois times contam com problemas no lado defensivo entrando nessa partida, a terceira na história da rivalidade em playoffs, com uma vitória para cada lado até o momento.

Green Bay Packers (9-7-1) @ Chicago Bears (11-6)
Soldier Field, Chicago, IL
Sábado, 10 de janeiro, 22h. sportv
Green Bay favorito por 1,5 ponto

Toma meu joelho pra você, Micah

Não é que a defesa do Green Bay Packers caiu de produção quando Parsons se machucou—algo que era óbvio de acontecer. O problema é que o grupo não tem jogado nada desde que perdeu sua maior estrela. O efeito cascata fez com que a unidade decaísse muito, e jogadores que deveriam mitigar parte da perda de produção não estão jogando nem perto do suficiente para isso.

Desde a lesão de Parsons, ignorando o jogo da Semana 18, Bryan Knowles (FTN) nos conta que os Packers subiram a quantidade de blitzes de 23% para 30%; só que não existe efetividade quando mais homens chegam na pressão, já que Green Bay está cedendo incríveis 11.3 jardas por tentativa de passe. Rashan Gary está tendo uma temporada tenebrosa e é questão de tempo para que ele fique sem equipe: ele não tem um sack desde outubro e foi efetivamente colocado no banco na Semana 17.

Isso é um detalhe importantíssimo porque, dentre os 14 titulares a partir deste fim de semana, não existe quarterback mais impreciso quando pressionado do que Caleb Williams, que tem apenas 31.8% de passes precisos quando defensores estão na sua cola. Com os Bears trabalhando cada vez melhor o fundo do campo e Caleb processando o jogo cada vez mais rápido e eficaz, a tendência é de um jogo de sucesso ofensivo para os donos da casa

Só roubando a bola

Existe uma aceitação geral de que a defesa do Chicago Bears não é das mais efetivas, e que muito de seu sucesso parte dos turnovers forçados. E é bem verdade: foi a quarta que mais cedeu jardas durante a temporada regular (361,7) e os times adversários não mostraram qualquer dificuldade em avançar com a bola.

O óbvio problema foi transformar isso em pontos. Com 33 turnovers, os Bears foram a equipe que mais roubou a bola durante a temporada de 2025, enquanto os Packers tiveram apenas 14, uma das piores marcas da liga. Em compensação, foram apenas 13 turnovers cometidos, a terceira menor marca da liga. Se Jordan Love e companhia cuidarem bem da bola como o fizeram até aqui, a defesa de Chicago passa a ser muito explorável, especialmente com um pass rush não tão efetivo.

Apostando contra o favorito

O momento do Green Bay Packers é muito ruim, com quatro derrotas consecutivas (ok, três) e muita desconfiança sobre alguns setores da equipe. O Chicago Bears não passa confiança total por conta de sua defesa, porém jogam em casa e estão cada vez mais ajustados ofensivamente. Não espere um jogo fácil: o matchup não é tão problemático assim para os visitantes, apesar da má fáse. As voltas de Jordan Love e Zach Tom também ajudam bastante.

O favorito nas casas de aposta… é o Green Bay Packers, apesar de tudo isso. Vou contra o favorito no caso. Em casa, animados com a situação atual, vindo de uma vitória recente sobre os rivais e contra uma defesa que vem em momento complicadíssimo, vejo os Bears se sobressaindo no que pode ser o jogo mais equilibrado da rodada de Wild Card.

OUTRAS PRÉVIAS DA SEMANA:
Panthers x Rams: Se der zebra, será das grandes
49ers e Eagles: O duelo de equipes opostas
Bills e Jaguars: correr será o diferencial aqui

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo?

Acesse nossos grupos no WhatsApp ou no Telegram e receba tudo assim que for para o ar.

“odds