O San Francisco 49ers é uma das grandes decepções da temporada. Vinda de uma aparição no Super Bowl, a equipe nunca se encontrou em 2024, mostrando deficiências dos dois lados da bola e sendo oficialmente eliminada da disputa muito mais cedo do que o esperado. A ressaca da final bateu forte, especialmente após uma derrota na prorrogação.
Um ano ruim é normal e pode acontecer na liga, especialmente com Shanahan, que levou o time as últimas três finais de conferência e tem crédito. Mas não é o que uma parcela dos torcedores dos 49ers parece pensar: em 2024, não foram poucos os pedidos para que o treinador, o mais longevo desde George Seibert, fosse mandado embora.
Uma completa loucura.
Sem ele, não existe situação melhor nos 49ers
Vamos para o exercício mais básico de todos: se Shanahan for demitido, quem seriam as opções? Pense na quantidade de nomes especulados e aponte um único que chegaria ao time e instantaneamente colocaria os 49ers no papel de contender. Mesmo que você fale os mais bem cotados (Ben Johnson/Mike Vrabel), eles não fariam esse papel.
Kyle Shanahan é um treinador de altíssimo calibre. Seu comando sobre o San Francisco 49ers e sua dominância ofensiva fazem dele um dos melhores entre os head coaches da NFL. No lado ofensivo, a montagem de sua unidade e suas ideias tiram o melhor de seus jogadores, que constantemente jogam acima de seu nível comum – é só pensar em como o “sistema” de Shanahan constantemente é apontado como algo negativo em relação ao bom desempenho de seus quarterbacks.
Presente na franquia desde 2017, ele conta com 70 vitórias e 61 derrotas (.534) na temporada regular, o que, a primeira vista, não parece tão impressionante assim. Mas o contexto é sempre necessário: ele limpou terra arrasada em 2017, teve seu quarterback machucado em 2018 e 2020 e, nos anos de 2019, 2021, 2022 e 2023, os 49ers chegaram pelo menos na final de conferência em todos eles. A campanha 8-4 (.667) nos playoffs é boa.
Desde a saída de George Seibert, que ficou por oito anos entre 1989 e 1996, San Francisco contou com sete treinadores principais. Só dois deles (Steve Mariucci, Jim Harbaugh) obtiveram campanhas positivas ao longo de todo esse tempo. O time ficou por anos como uma das principais piadas da liga e hoje é bem estruturado, competitivo e bem treinado. Sair dessa estabilidade seria um completo absurdo.
Nada apaga o 2024 ruim da franquia – e do treinador
Dito tudo isso, é evidente que existem pontos a serem melhorados e que já surgiam como problemas mesmo nos melhores anos da franquia. Shanahan, nos momentos mais importantes de sua carreira, não se destacou positivamente por gerenciar muito bem um jogo, e em 2024, uma série de decisões ruins, um time envelhecido e a perda de mais um Super Bowl para o Kansas City Chiefs resultaram num time insosso e sem o mesmo poder de fogo.
Acontece. Pode acontecer, aconteceu e é como a liga funciona. Casos de sucesso ininterrupto como os de Bill Belichick são exceção e não regra. Vale notar que o próprio problema de gerenciamento de jogo é algo que pode ser melhorado: Andy Reid era terrível nesse aspecto no Philadelphia Eagles e melhorou depois de muitos anos de carreira, atualmente sendo tricampeão do Super Bowl com os Chiefs. Não é uma tragédia e não justifica os pedidos por uma demissão.
Especialmente com o sucesso recente que a franquia teve.
Outro ponto a ser mencionado é que o time sofreu demais com lesões em 2024 e que, naturalmente, afetaram o desempenho do time. Não gosto de mencionar tanto esse aspecto porque todo time na liga precisa lidar com lesões, no entanto, é inegável que San Francisco foi ainda mais afetado que o normal pela quantidade de estrelas que perderam tempo de jogo nesse ano. Foi mais um ingrediente no ano ruim da equipe e do treinador.
Ninguém na NFL entenderia e todo mundo correria atrás
Por fim, que mensagem os 49ers passariam com essa demissão? Se um treinador que levou seu time para quatro finais de conferência em cinco anos não sobreviveu a um ano ruim, que tipo de candidato de alto calibre aceitaria virar o head coach de um time onde ele não veria estabilidade no cargo? Convencer Ben Johnson e Mike Vrabel, dois dos nomes mais fortes no atual círculo de contratações, seria praticamente impossível nesse caso.
E se a franquia cortasse a corda, todo mundo ia correr em direção ao sacrificado. No mínimo, todas as franquias que demitiram treinadores essa temporada iam atrás de contratar Shanahan, ao mesmo buscando uma entrevista. Ele seria o mais cobiçado candidato por muito, e teria total liberdade de escolher seu cargo. Isso porque todo mundo sabe que ele é um dos melhores treinadores da NFL.
Ele não teve o melhor dos anos em 2024, mas não anula que é um treinador brilhante. Pedir a demissão de Kyle Shanahan nos 49ers é uma completa loucura.
Para saber mais:
5 lições: Que se danem os rankings e prêmios
3 pontos: Como Rams retomaram a NFC West?
Rodada de meio de semana da NFL: o que aconteceu?
5 motivos que explicam a queda dos Cowboys em 2024
Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!








