Pete Carroll e a impossível missão de reorganizar os Raiders

Com 73 anos, o novo head coach será o mais velho a comandar um time na história da liga. Apesar do futuro incerto à longo prazo, a missão de Carroll está escancarada: reestabelecer a cultura nos Raiders.

Carroll

Saiu fumaça da chaminé do deserto. Pete Carroll é o novo head coach do Las Vegas Raiders. Com 73 anos (e carinha de 25), ele será o treinador mais velho da NFL na próxima temporada. Mais do que isso: ele será o mais velho a assumir um time na história da liga. Uma decisão até incomum nos últimos tempos, diante de tantos head coaches na faixa dos 30 e 40 anos presentes na liga atualmente.

Apesar de gerar dúvidas sobre um futuro à longo prazo, o objetivo desta contratação não poderia ser mais explícito: botar a franquia de volta nos trilhos. Algo que os Raiders precisam para ontem.

Missão Impossível: Protocolo Raider

Com todo o pique e animação que nosso vovô garoto possui, não é difícil imaginá-lo chegando em Las Vegas à lá Tom Cruise – e com a trilha sonora do Missão Impossível tocando no fundo. Até porque a missão dele é pra lá de impossível mesmo.

Com exceção de Maxx Crosby e Brock Bowers, não tem nada que empolgue no elenco dos Raiders no momento atual. Quarterback menos ainda e talvez este seja a primeira dúvida. Por qual caminho Pete Carroll e o novo general manager John Spytek irão seguir? Pegar um quarterback no draft ou ir atrás de um na free agency (cof, cof, Sam Darnold)?

Parece simples, mas a resposta será crucial para os próximos passos. Investir em um Sam Darnold da vida é pensar no curto prazo – ou até achar um quarterback ideal no draft. Investir logo neste próximo draft em uma classe de quarterback não tão badalada também oferece seus riscos. No entanto, os dois caminhos dependem de Carroll. Por quanto tempo ele irá se comprometer? Se será por dois, três anos, quem será seu sucessor? Falando nisso, inclusive…

4-1-4-1 pode ser 4-3-3, 4-5-1…

A humanidade sempre buscou entender três fenômenos: a vida, a morte e o 4-1-4-1 de Vanderlei Luxemburgo. Obviamente o nosso pofexô, por ser um cara de vanguarda, possui as respostas para tudo isso. Uma outra pessoa que poderia entender isso, mas no contexto da NFL, é Pete Carroll. E antes que você me pergunte se eu roubei os cogumelos no quintal do Aaron Rodgers (obs: não fiz) para escrever algo tão sem pé e sem cabeça, aí é que está: a incerteza não tem sentido. O que dá para prever sobre os próximos passos no Las Vegas Raiders é exatamente isso: incerteza.

Carroll é um dos técnicos mais bem sucedidos da história da NFL e do college football, principalmente pelas suas passagens por USC e pelo Seattle Seahawks. No entanto, a idade é sim um fator pensando no futuro à longo prazo. O contrato dele é de quatro anos, porém não é impossível imaginá-lo saindo antes disso. A grande dúvida está aí: se Carroll vai fazer a “ponte”, quem vai assumir lá para frente? Vale lembrar que, nos anos finais dele em Seattle, o time empacou muito por conta da falta de mudanças por parte do treinador. A montagem do restante da comissão técnica é um fator fundamental para isso.

A missão de Pete Carroll é bem clara: botar os Raiders de novo nos trilhos. Não quer dizer que a tarefa será fácil. Pelo contrário: a tendência é que seja bastante árdua. Porém, se tem alguém com experiência para isso, ele é Carroll.

Para saber mais:
Ep 116: Recap das finais de conferência da NFL
Dor da eliminação não pode sepultar o Buffalo Bills
Commanders voltarão mais fortes – e 2024 é motivo de muito orgulho
Como Texans podem dar verdadeiro salto em 2025?

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds