Prescott, Cowboys: Já vimos esse filme antes

Discussão sobre pagar (ou não) o franchise quarterback de Dallas volta a aparecer em 2024 - seria chocante se o final não fosse o mesmo

Prescott

Pagar (ou não pagar) Dak Prescott é uma discussão que já existe há, no mínimo, seis anos – sério, seis anos. Há quase uma década na liga, Prescott se estabeleceu como um jogador de ótimo nível que tem menos sucesso do que deveria nos playoffs, problema que é exacerbado por jogar na franquia mais popular e midiática da NFL. Com um ano restante no acordo celebrado em 2021, os dois lados sabem que o melhor seria ficar junto.

O problema é que nada em Dallas consegue não ser problema. Stephen Jones, filho do dono da franquia, chegou a dizer em 2023 que renovar com Dak era uma prioridade, e repetiu a fala há algumas semanas. Se essa é realmente uma prioridade e os números aproximados são bem óbvios, o que explica os Cowboys terem deixado de novo a situação chegar num ponto mais crítico?

Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer

Os Cowboys poderiam ter estendido o contrato de Dak Prescott em 2019, 2020 e só o fizeram em 2021 depois de muita discussão que não era necessária. O mesmo poderia ter sido feito em 2023 num movimento que também era óbvio e agora vão invariavelmente pagar mais caro com o salto do salary cap.

O material para análise de Dak Prescott como um quarterback de NFL é muito mais extenso do que era no início dessa discussão. Dá pra criticar um monte de coisa, principalmente as participações em pós-temporada, mas alguém duvida que Prescott é um quarterback acima da média? Difícil achar que não é. Seu estilo de jogo, sua inteligência, sua precisão e seu atleticismo fazem dele um jogador de alto nível.

O burburinho que roda a franquia é só burburinho, e os Cowboys não vão simplesmente deixar Prescott sair no mercado e “aceitar” que ele não é bom. Se a renovação tivesse acontecido em 2023, ele teria um salário bem menor em relação ao cap (que disparou), seria um ativo de troca mais valorizado e teria de lidar com menos barulho durante a offseason. Agora, o time dá ainda mais munição para discussões vazias que só uma tragédia muda o destino final.

Projeção do contrato de Prescott é relativamente óbvia

Pegando como base a mais recente extensão contratual de Trevor Lawrence e, mais uma vez, tendo em mente o gigantesco salto do salary cap de 2023 para 2024, uma projeção inicial diz que o próximo contrato de Prescott vai ficar em algo na casa dos 57-58 milhões de dólares por ano e com uma duração de médio prazo, em volta da casa dos três anos. Esse número é levemente menor do que a projeção do Spotrac (site especializado em contratos das grandes ligas), que coloca uma média de 58,3 milhões de dólares – 175 milhões em três anos.

Seja como for… são números muito aproximados, muito óbvios dentro da ótica atual da NFL e que os Cowboys sabem que terão de pagar. Prescott é um quarterback de alto nível e que, apesar de falhas no seu jogo, dá ao time muita chance de vencer e produz de forma consistente. Essa não é uma decisão tão difícil quanto, digamos, a de Tua Tagovailoa. É só o spin-off sem graça de uma novela que fez sucesso em sua primeira edição.

Para saber mais:
Defesa dos Chiefs carregando o time: vai rolar de novo?
Trevor Lawrence e a renovação de contrato que melhor representa 2024
5 jogadores do Draft 2022 que precisam se provar em 2024
5 piores contratos da NFL em 2024

Quer ter todo conteúdo do ProFootball rapidinho em seu celular ou computador sem perder tempo? Acesse nosso grupo no WhatsApp e receba tudo assim que for para o ar. Só clicar aqui!

“odds