Enfim, chegamos. O dia em que eu, você que está lendo e todo mundo que gosta de NFL no Brasil tanto sonhou. A data 06 de setembro de 2024 será histórica para o país e para os quase 40 milhões de fãs de futebol americano que aqui habitam, especialmente a partir das 21h15, quando Green Bay Packers e Philadelphia Eagles duelarem na Neo Química Arena em jogo válido pela Semana 1.
Simbolismo a parte, o fato da NFL abrir a temporada com esse jogo em horário nobre é um grande acerto. Acima de tudo… é um jogaço. Os dois times tiveram campanhas de playoff em 2023 (com histórias e finais diferentes, é bem verdade), possuem um dos melhores quarterbacks da conferência e vão estar brigando pela pós-temporada quando dezembro e janeiro chegar. Ganha o fã brasileiro de NFL. Ganhamos eu e você.
Não é impossível imaginar um cenário no qual esses dois times repetem o confronto em janeiro. Mas começar o ano bem é um passo vital – especialmente porque suas respectivas guerras divisionais serão disputadas semana-a-semana.
Green Bay Packers vs. Philadelphia Eagles
Neo Química Arena, São Paulo, SP – Brasil
Sexta-feira, 06 de setembro de 2024, 21h15; ESPN2 e Disney+
Philadelphia favorito por 3 pontos.
Por que os Eagles podem vencer?
Quando um time termina a temporada anterior muito bem, não é uma garantia exata de sucesso no ano seguinte. No caso contrário também é a mesma: todo ano é um novo ano. E o Philadelphia Eagles buscou uma identidade completamente diferente no ataque, adicionando Kellen Moore para balancear as ações ofensivas, adicionando mais motion e tirando um pouco da previsibilidade da equipe. Talvez mais importante: Jalen Hurts teve um senhor training camp, e de acordo com relatos, sua mobilidade está de volta.
Outro ponto importante é que os Eagles passaram a defesa a limpo. Vic Fangio, que teve papel na unidade de 2022, agora volta oficialmente como coordenador defensivo. É bem verdade que a passagem de Fangio pelos Dolphins em 2023 não animou, mas… pior que tava não fica. O time reconstruiu a secundária e tem bons jogadores na linha defensiva. Se não será dominante como 2022, a expectativa mínima é de um grupo coeso e não tão ruim quanto o que finalizou o último ano.
O grupo de alvos aéreos casa bem com a secundária adversária: parar A. J. Brown, DeVonta Smith, Dallas Goedert (e, em certa medida, Saquon Barkley) será um desafio e tanto – o próprio treinador Matt LaFleur falou que ‘será um longo dia para sua defesa’. É difícil encontrar um ataque com tanto talento quanto o de Philadelphia.
Por que os Packers podem vencer?
Novamente, como 2023 terminou não necessariamente vai ditar como 2024 vai acontecer… mas como não se animar com o desenvolvimento individual de Jordan Love? O quarterback dos Packers jogou em altíssimo nível na segunda metade do ano passado e soube distribuir muito bem a bola para um inexperiente grupo de wide receivers, que foi se soltando e brilhando cada vez mais no mesmo período. Por detalhes, Green Bay não tinha ido visitar o velho amigo Detroit Lions na final de conferência.
Existem alguns detalhes que podem fazer desses Packers um time com capacidade para brigar, sim, pelo título da conferência. O potencial está lá: descobriremos a partir desta semana o quão desenvolvido ele está para 2024. A consistência foi marca no ano passado, especialmente quando o time decolou; se com experiência vem evolução, as vitórias chegam junto.
Esse é um time que joga de forma objetiva e com poucos buracos em seu elenco. Até os combalidos Packers de 2022 dificultaram um pouco os ótimos Eagles daquele ano. Numa briga em campo neutro e com os jovens muito mais experientes, Green Bay se torna um time forte.
Palpite
Os dois times tendem a pegar fogo um pouco depois da primeira semana – ambos ainda possuem suas próprias questões para resolver. Tecnicamente falando, será um confronto de alto nível; acredito que o Green Bay Packers estará um pouco mais adaptado as condições e que vai sair da Neo Química Arena com a primeira vitória da temporada num placar apertado.
Para saber mais:
Galeria de fotos: Eagles e Packers chegam ao Brasil
Matt LaFleur reforça expectativa por boa temporada dos Packers e elogia Brasil
5 histórias para ficar de olho na Semana 1
Ep 96: Prévia da semana 1 da NFL
